Aves

Alimentação de aves: como oferecer uma boa nutrição ao meu pássaro selvagem?

Publicado em 08 de abril de 2019

Tempo de leitura: 3min

Cada um de nós possuímos um paladar com gostos específicos, dependendo da região, país ou cultura. Com os pets não é diferente. Na alimentação de aves, por exemplo, quando estão em vida livre, a maioria das espécies se alimentam de insetos — de forma diária ou esporadicamente. Algo que não ocorre com as aves domésticas.

No entanto, por mais estranho que pareça, oferecer insetos para aves domésticas têm sido aprovado por especialistas justamente por terem muitos benefícios à saúde!

alimentacao de aves

Por ser uma tendência recente e ainda pouco conhecida e discutida, nosso time de médicos-veterinários esclarecem as principais dúvidas que podem surgir. Confira!

Insetos para pássaros? Como assim?

Os insetos são excelentes fontes de proteína e despertam o instinto de caça, incentivando a
prática de exercício das aves. E os benefícios não param por aí; além das proteínas, insetos
também são ricos em:

  • Ômega 6, que auxilia na manutenção das funções cerebrais;
  • Ômega 9, importante para a absorção das vitaminas A, D, E e K,
  • Ácidos graxos, fundamentais para obtenção de energia e ganho de massa muscular.

O mercado pet atualmente oferece aos tutores opções de insetos selecionados especialmente para a alimentação de animais domésticos. Eles são alimentados a base de ração orgânica e criados em ambientes livres de impurezas, garantindo a alta qualidade nutritiva.

Outras espécies, como ratos, macacos, répteis e peixes também se beneficiam muito deste tipo de alimento. Curioso, não é?

Quais são os tipos de aves que gostam de insetos?

Existem pássaros que podem não se interessar particularmente pela caça a insetos, como os psitacídeos (araras e papagaios, entre outros) e os granívoros (rolinhas e canários, entre outros). No entanto, aves insetívoras, como sabiá, trinca de ferro e bem-te-vi, vão adorar ter insetos, especialmente se estiverem vivos, em sua dieta.

alimentacao de aves passaros

Via de regra, os insetos podem ser ofertados a quaisquer aves, cabendo a você, tutor ou tutora, perceber a reação do seu pet e optar por continuar a oferecer caso ele goste do petisco.

Inclusive, é isso mesmo que você leu: petisco! Os insetos para pássaros domésticos não devem ser a alimentação principal. Ração específica para a espécie deve continuar sendo servida diariamente e os insetos, algumas vezes por semana, assim como frutas, legumes e barrinhas de sementes.

Os insetos estão disponíveis no mercado, vivos ou desidratados. Seus valores nutricionais são os mesmos, mas algumas aves domésticas já não são rápidas o suficiente para caçarem os insetos vivos. Neste caso, portanto, é ideal oferecer os insetos desidratados para aves.

Alimentação dos pássaros na natureza: tenha atenção!

Muitos tutores ainda optam por oferecer rações farinhadas muito oleosas ou misturas de semente secas para suas aves. Estes alimentos não são os mais indicados por possuírem excesso de calorias e possibilitarem que o animal selecione apenas as sementes que mais gosta. Descubra nesse artigo as melhores opções para uma dieta balanceada da sua ave!

alimentacao de aves pet

Desta forma, lembre-se do que dissemos: ração premium específica para a espécie deve ser oferecida como base da alimentação. Além disso, como complementos, frutas, legumes, barrinhas e os insetos. E lembre-se: as melhores opções de alimentação de aves você irá encontrar em nosso Pet Shop on-line. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog