Aprenda como ensinar a calopsita a cantar

Postado por PETZ, em Atualizado em May 20, 2019

Aves
Aprenda como ensinar a calopsita a cantar
Tempo de leitura: 3 minutos

Motivos para ter uma calopsita em casa não faltam! Afinal, elas são dóceis, bonitas, inteligentes, companheiras e, de quebra, ainda alegram nosso dia com sua cantoria. Mas, para quem pensa que todos esses atributos surgem de uma hora para a outra, saiba que está redondamente enganado. Saiba aqui como ensinar calopsita a cantar!

Apesar de terem facilidade no aprendizado, as calopsitas também precisam de tempo e de dedicação para que aprendam truques, o que inclui o canto. E então, vamos aprender o passo a passo?

Fêmeas podem cantar? Pré-requisitos para uma calopsita “cantora”

Diferente dos canários, que são cantores natos, o canto das calopsitas não é exatamente próprio. Mas, para a alegria de seus tutores, elas acabam aprendendo rapidamente a reproduzir sons e músicas. Basta que a gente dê a elas um pequeno empurrãozinho.

Começando por uma dúvida bastante comum entre os tutores, você já deve ter ouvido falar que apenas os machos de calopsita são capazes de cantar.

De acordo com a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, isso não passa de um mito. Segundo ela, tanto calopsitas macho quanto fêmeas podem ser ensinadas a cantar, sendo que, muito mais importante que o sexo, costuma ser a idade da calopsita. Isso porque, ao adquiri-las ainda filhotes, elas tendem a criar um vínculo maior com o tutor, facilitando o aprendizado.

Além disso, também é muito importante que sua calopsita esteja saudável física e mentalmente, já que uma ave doente ou estressada dificilmente será capaz de sair cantarolando.

Passo a passo para ensinar a calopsita a cantar

Para ensinar uma calopsita a cantar é preciso, antes de mais nada, que ela já esteja acostumada com você e com o ambiente. Caso tenha dúvidas de como fazer isso, confira a matéria do blog da Petz sobre como adestrar uma calopsita.

A partir daí, o segredo para que a calopsita aprenda a cantar é a repetição, conforme o passo a passo a seguir:

  • Escolha um momento em que a calopsita esteja calma e disposta;
  • Com o pet na gaiola ou no seu dedo, aproxime-se dele e faça um assobio para calopsita, pode ser um pequeno trecho de uma música;
  • Sempre interagindo e observando a reação da calopsita, repita o som algumas vezes, mas nunca de maneira exaustiva, cuidando para que ela não fique estressada;
  • Faça isso diariamente até que o pet comece a reproduzir o som.

Ao menos neste primeiro momento, ou até que a calopsita comece a cantar, o ideal é que o trecho da música escolhido seja bem curtinho e descomplicado. Assim, ficará mais fácil para ela assimilá-lo. Com o tempo, você verá que a calopsita começará a reproduzir sons mais complexos e, muitas vezes, até de forma espontânea. Por isso, tenha paciência!

Cuidados com o adestramento

Na ânsia de fazer a calopsita cantar o mais rapidamente possível, alguns tutores podem acabar pesando a mão.

Esbravejar com esse pet tão amistoso e delicado está fora de cogitação, mas, nesse caso, também é muito importante ficar atento ao tempo dedicado a treinar calopsita. Isso porque, embora seja recomendado repetir a canção diariamente, fazer isso por tempo prolongado é extremamente estressante para esses pets de metabolismo rápido.

Sendo assim, procure fazer “aulas de canto” de, no máximo, 10 minutos, parando sempre que a ave der sinais de que está cansada. Até porque, de acordo com a Dra. Mariana, não é necessário tanto esforço, já que, em condições de saúde e ambientais adequadas, a calopsita tende, naturalmente, a cantar os sons à sua volta. “A minha calopsita, por exemplo, aprendeu a cantar a música da máquina de lavar só de ouvi-la funcionar”, brinca a veterinária.

Por isso, não importa o truque que você deseja ensinar, o primeiro passo é levar o pet ao menos uma vez por ano ao veterinário, além de garantir a ele uma alimentação equilibrada e o enriquecimento ambiental.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *