Aves

Asas de pássaros: cortar ou não cortar as penas? Descubra!

Publicado em 25 de outubro de 2018

Tempo de leitura: 3min

Quem tem ou sonha em ter uma ave de estimação com certeza já se deparou ou ainda vai se deparar com este dilema: cortar ou não cortar as asas de pássaros?

Enquanto alguns tutores defendem que fazer o corte regular das penas é uma importante medida de segurança, outros acreditam que impedir os pássaros de voar é uma verdadeira crueldade. Descubra o que pensam os veterinários e em quais casos a prática é recomendada!

 

Afinal, para que serve o corte das penas?

asas de aves pet

Pesquisando na internet, é possível encontrar diversos mitos a respeito do corte das asas de pássaros. É o caso, por exemplo, da alegação de tornar o pet mais dócil com o procedimento, o que não é verdade.

“O motivo principal é para a ave ficar solta e não fugir”, explica a médica-veterinária especialista em animais silvestres da Petz Mariana Pestelli. Além disso, ela diz que, ao impedir voos mais altos, o corte adequado também garante maior segurança para o pet. “Na clínica, é muito comum ver casos de aves que se machucaram caindo na panela, batendo no ventilador ou que tiveram um acidente com outro pet ao voarem livres pela casa”, alerta a especialista.

Por esses dois motivos, o corte costuma ser recomendado de acordo com as características das aves. Isso, claro, desde que seja feito de maneira adequada como veremos mais à frente.

Todo pássaros deve ter sua asa cortada?

asas de aves

De acordo com a Dra. Mariana, a resposta é não! “Não é possível fazer isso em qualquer ave ou em qualquer idade”, diz.  Segundo ela, o procedimento só é recomendado em aves mansas, isto é, criadas na mão e que já tenham sido acostumadas com o corte desde cedo, no cativeiro. “Ele não deve ser feito em pássaross filhotes que tenham sido criados com os pais e que tenham aprendido a voar”, afirma.

Também pensando no bem-estar do pet, a veterinária ressalta que o corte das penas nas asas só é válido caso a intenção seja realmente interagir e deixar a ave livre pela casa de vez em quando. “Se ela for ficar o tempo todo na gaiola, como costuma acontecer, não vale a pena. Melhor deixar as asas crescerem normalmente”, completa.

Asas de pássaros: como cortar do jeito certo

asas de passaros

Já que o intuito do corte é proteger o pet, não faz o menor sentido que ele seja feito de modo a colocar em risco a saúde dele, não é mesmo? Por isso, nada de seguir instruções ou assistir vídeos de como operar asas das aves em casa. O ideal é sempre procurar um veterinário especializado em animais silvestres.

Isso porque, embora não se trate de um procedimento complicado, ele costuma ser estressante para a ave. Sendo assim, de acordo com a Dra. Mariana, é melhor que ele seja feito por alguém de fora para não afetar o vínculo. Sem mencionar o fato de que um corte inadequado pode afetar o equilíbrio do pet e levar a sangramentos, dores e infecções, visto que penas novas ainda têm terminações nervosas.

A veterinária explica que as penas das aves crescem em um ritmo próximo ao crescimento do nosso cabelo. Por isso, o corte deve ser refeito em intervalos regulares de 3 a 4 meses para que o pet esteja sempre em segurança.

Agora que você já sabe a importância do corte correto das asas de pássaros, que tal tirar todas as suas dúvidas com quem entende do assunto? Procure a unidade Petz mais próxima a você e verifique a disponibilidade de veterinários especializados em animais silvestres!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog