Como adestrar calopsita: veja dicas de como educar seu pet

Postado por PETZ, em 22/06/2021

aves
Como adestrar calopsita: veja dicas de como educar seu pet

A calopsita é uma das aves mais bonitas, coloridas e divertidas, pois sabe cantar e é capaz de aprender vários truques. Fica fácil entender porque ela vem se tornando cada vez mais populares, não é mesmo? Sabendo como adestrar calopsita, será muito prazeroso ter uma companheira dessa em casa.

calopsita empoleirada na gaiola

Assim como outros pets, as calopsitas precisam de treino, atenção e paciência para aprenderem o que esperamos delas. Mas pode confiar: com dedicação e carinho na hora de adestrar calopsita, você vai se impressionar com a inteligência dessa ave!

Como deixar calopsita mansa

Uma curiosidade sobre a personalidade da calopsita que deixa a ave ainda mais especial é a capacidade de criar um vínculo bem forte com o tutor. A médica-veterinária especialista em animais exóticos da Petz, Dra. Mariana Pestelli, conta que isso acontece porque essa espécie é monogâmica, ou seja, escolhe um parceiro e permanece o resto da vida com ele.

Por isso, quando for adestrar sua calopsita, é muito provável que você seja escolhido como parceiro. Isso só traz benefícios, principalmente se a sua preocupação é como deixar calopsita mansa: ela vai se tornar muito mais dócil e fácil de ser adestrada.

Uma dica bem legal de como adestrar calopsita é começar o treinamento logo quando ela é filhote. Pode ser que, no começo, você sinta dificuldades, já que ela pode bicar ou tentar fugir, mas não desista!

Todos os tipos de calopsita são carinhosos e ótimos companheiros. Assim que ela estiver bem acostumada, você verá como serão bem próximos. Continue acompanhando o conteúdo para descobrir mais dicas para o adestramento!

Como educar calopsita e ganhar a confiança dela 

Você já deve ter visto um bebê, acostumado com o colo dos pais, chorar quando outros adultos tentam segurá-lo. Algo parecido acontece com as aves. Por isso, uma das primeiras dicas de como educar calopsita é deixar o filhote bem à vontade.

A Dra. Mariana explica que o processo de adaptação costuma levar um mês. Outra dica importante para essa fase é passar 30 minutos por dia interagindo com sua nova amiga, no mínimo. Afinal, é assim que você vai conseguir transmitir carinho e afeto logo no começo dessa relação tão especial.

Se você é um tutor mais experiente, talvez tenha mais facilidade para segurá-la logo nos primeiros dias. Agora, se você está se aventurando com uma ave pela primeira vez, aqui vão algumas dicas de como adestrar calopsita.

  • Ao chegar em casa com ela, escolha um lugar calmo e tranquilo. Lembrando que esse local não deve ser completamente isolado. Tente fazer com que ela se acostume com a presença de outras pessoas no mesmo ambiente;
  • Caso a calopsita pareça assustada, não tente segurá-la. Para ajudar, procure conversar com ela nos primeiros dias, sempre com uma voz suave e tranquilizadora;
  • Prefira colocar a comida da calopsita através das frestas da gaiola. Isso também pode ser feito com petiscos, para atrair a ave para mais perto de você, sem invadir o espaço dela;
  • Quando sentir que a calopsita já está mais à vontade com sua aproximação, abra a porta da gaiola, ofereça algum petisco, chame-a e espere que ela vá até você;
  • Assim que a pet começar a se aproximar sem medo, tente fazer carinho nela.

Percebeu que a sua nova amiga já está bem à vontade ao seu lado? É hora de começar a ensinar alguns truques a ela!

calopsita em cima da gaiola

Como ensinar a calopsita a subir no dedo

Assim como acontece com cães e gatos, um dos melhores métodos na hora de adestrar calopsita e outras aves domésticas é o chamado reforço positivo. Nessa técnica, você pode recompensar o pet com petisco sempre que ele faz aquilo que está ensinando.

Para ensinar a calopsita a subir no dedo, por exemplo, faça o seguinte: quando a ave estiver acostumada com a sua aproximação, coloque seu dedo indicador entre o peitoral e as patas dela.

Nesse momento, é provável que ela subirá em seu dedo como se fosse um poleiro. Se isso acontecer, ofereça um petisco logo em seguida. Faça isso repetidas vezes até que ela comece a subir em seu dedo automaticamente, sempre que você solicitar.

Tenha em mente que esse é só o primeiro truque! A calopsita ainda pode aprender a cantar sua música favorita, a falar não com a cabeça, a chamar você pelo nome e muitas outras coisas!

Dicas de como adestrar calopsita com sucesso

Além de entender o que é adestramento da calopsita, como ele funciona e qual é o melhor método para treiná-la, é importante fazer isso nas condições adequadas, ou seja, em ambientes bons e que vão deixar o bichinho e o tutor tranquilos. Veja algumas dicas

  • Procure treinar sua calopsita em local tranquilo, seguro e livre de distrações;
  • Sempre que o pet estiver agitado, espere que ele se acalme antes de começar o treinamento;
  • Por terem um metabolismo mais acelerado, as aves se cansam e se estressam com facilidade. Por isso, evite fazer longas sessões de treinamento;
  • Tenha paciência e lembre-se que punição não é solução.

É importante ressaltar que, muito mais que saber como adestrar calopsita, é preciso cuidar da saúde da sua coleguinha. Isso inclui desde uma alimentação balanceada até visitas regulares a um veterinário especializado.

calopsita amarela

Aproveite que, na Petz, você encontra tudo o que precisa para as suas aves e agende um check-up com um de nossos veterinários. Além disso, não deixe de conferir os conteúdos do Blog da Petz para ficar por dentro de mais novidades e curiosidades sobre outras aves divertidas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *