Aves Especiais

Como adestrar calopsita? Confira algumas dicas!

Publicado em 28 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

A calopsita é uma das aves mais bonitas, coloridas e divertidas, pois sabe cantar e é capaz de aprender vários truques. Fica fácil entender porque ela vem se tornando cada vez mais popular, não é mesmo? Porém, sabendo como adestrar calopsita, será ainda mais prazeroso ter uma companheira dessa em casa.

calopsita empoleirada na gaiola

Assim como outros pets, as calopsitas precisam de treino, atenção e paciência para aprenderem coisas novas, mas acredite: com dedicação e carinho na hora de adestrar a calopsita, você vai se impressionar com a inteligência da ave!

Como deixar a calopsita mansa?

Calopsitas têm a capacidade de criar um vínculo bem forte com os tutores. A médica-veterinária especialista em animais exóticos da Petz, Dra. Mariana Pestelli, conta que isso acontece porque a espécie é monogâmica. Ou seja, o animal escolhe um parceiro específico e permanece o resto da vida com ele.

Por isso, durante as sessões de adestramento, é muito provável que você seja escolhido como parceiro do pássaro. Isso só traz benefícios, principalmente se quiser saber como deixar a calopsita mansa: ela vai se tornar muito mais dócil e fácil de ser adestrada.

Uma dica bem legal é começar o treinamento enquanto o animal ainda é filhote. Pode ser que, no começo, você sinta dificuldades, já que ela pode bicar ou tentar fugir. Entretanto, como adestrar calopsita é uma tarefa que exige paciência. Então, nem pense em desistir de primeira! 

Todos os tipos de calopsita são carinhosos e ótimas companhias. A partir do momento que se acostumam com os tutores, os pets se mostram mascotes muito apegados. 

Como ganhar a confiança da calopsita?

Você já deve ter visto um bebê, acostumado com o colo dos pais, chorar quando outros adultos tentam segurá-lo. Algo parecido acontece com as aves. Por isso, uma das primeiras dicas de como adestrar calopsita é deixar o filhote bem à vontade.

A Dra. Mariana explica que o processo de adaptação costuma levar um mês. Outra dica importante para essa fase é passar 30 minutos por dia (no mínimo) interagindo com sua nova amiga. Afinal, é assim que você vai transmitir carinho e afeto no começo dessa relação tão especial.

Se você é um tutor mais experiente, talvez tenha mais facilidade para segurá-la logo nos primeiros dias. Agora, se você está se aventurando com uma ave pela primeira vez, aqui vão algumas dicas de como adestrar calopsita. 

  • Ao chegar em casa com o pet, escolha um lugar calmo e tranquilo. Lembrando que o ambiente não deve ser completamente isolado. Tente fazer com que ela se acostume com a presença de outras pessoas no mesmo cômodo;
  • Caso a calopsita pareça assustada, não tente segurá-la. Para ajudar, procure conversar com ela nos primeiros dias, sempre com uma voz suave e tranquilizadora;
  • Prefira colocar a comida da calopsita através das frestas da gaiola. Isso também pode ser feito com petiscos, para atrair a ave para mais perto de você, sem invadir o espaço dela;
  • Quando sentir que a calopsita já está mais à vontade com sua aproximação, abra a porta da gaiola, ofereça algum petisco, chame-a e espere que ela vá até você;
  • Assim que o pet começar a se aproximar sem medo, tente fazer carinho nele;
  • Percebeu que a sua nova amiga já está bem à vontade ao seu lado? É hora de começar a ensinar alguns truques a ela!

calopsita em cima da gaiola

Como ensinar a calopsita a subir no dedo?

Assim como acontece com cães e gatos, um dos melhores métodos na hora de adestrar pássaros é o chamado reforço positivo. Nessa técnica, você recompensa o pet com petiscos sempre que ele faz aquilo que é esperado.

Para ensinar a calopsita a subir no dedo, por exemplo, faça o seguinte: quando a ave estiver acostumada com a sua aproximação, coloque seu dedo indicador entre o peitoral e as patas dela.

Nesse momento, é provável que ela suba em seu dedo como se fosse um poleiro. Se isso acontecer, ofereça um petisco logo em seguida. Faça isso repetidas vezes até que ela comece a subir em seu dedo automaticamente, sempre que você solicitar.

Tenha em mente que esse é só o primeiro truque. A calopsita ainda pode aprender a cantar sua música favorita, a balançar a cabeça negativamente, a chamar você pelo nome e muitas outras coisas!

Dicas para adestrar a calopsita com sucesso

Além de entender o que é adestramento de calopsita, como ele funciona e qual é o melhor método para treiná-la, é importante fazer isso nas condições adequadas, ou seja, em ambientes apropriados, que vão deixar o bichinho e o tutor tranquilos. Veja algumas dicas. 

  • Procure treinar sua calopsita em um local tranquilo, seguro e livre de distrações;
  • Sempre que o pet estiver agitado, espere que ele se acalme antes de começar o treinamento;
  • Por terem um metabolismo mais acelerado, as aves se cansam e se estressam com facilidade. Por isso, evite fazer longas sessões de treinamento;
  • Tenha paciência e lembre-se que punição não é solução;
  • É importante ressaltar que, muito mais que saber como adestrar calopsita, é preciso cuidar da saúde da sua coleguinha. Isso inclui desde uma alimentação balanceada até visitas regulares a um veterinário especializado.

calopsita amarela

Agora, você já sabe como adestrar calopsita e pode desenvolver todas as habilidades da sua amiguinha penosa! Para mais conteúdos como este, não deixe de continuar explorando o Blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog