É verdade que calopsita fala? Como ensinar o truque?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 28, 2021

Aves
É verdade que calopsita fala? Como ensinar o truque?
Tempo de leitura: 4 minutos

Não é de hoje que algumas aves são consideradas ótimas companheiras para aqueles que moram sozinhos. Um dos motivos para isso é que, diferentemente de outros animais silenciosos, como os gatos, algumas aves interagem por meio da emissão de sons. Mas será que calopsita fala?

calopsita parada na gaiola

Os papagaios são famosos por declamarem frases longas e complexas. Mas e quanto a outro psitacídeo doméstico muito querido pelos brasileiros, calopsita fala? Continue lendo e descubra qual calopsita que fala e se esta é uma característica comum da espécie.

Por que algumas aves, como os papagaios, falam?

Quando o assunto é qualquer outra espécie além do ser humano, não se trata exatamente de falar. Na verdade, o que algumas poucas aves são capazes de fazer é imitar os sons que produzimos durante a fala, o que não deixa de ser uma habilidade única e impressionante.

No caso dos papagaios, a imitação dos sons da nossa fala só é possível graças à combinação de uma série de fatores. Começando pelo aparelho fonador, a emissão de sons pelos papagaios ocorre por meio de um órgão chamado siringe, que na espécie pode ser controlado para articular melhor os sons. 

Também o bico dos papagaios possui um formato e estrutura que ajudam a reverberar melhor os sons, tornando-os mais potentes. Não bastasse isso, assim como a gente, esses animais possuem timbre bastante rico em frequências harmônicas, o que facilita ainda mais a imitação.

Mas nada disso seria suficiente para fazer dos papagaios grandes tagarelas sem outras duas características da espécie: inteligência acima da média, que facilita o aprendizado e a memorização, e o fato de os papagaios estarem entre as aves mais socialmente complexas, o que explica o desenvolvimento das formas de comunicação.

E as calopsitas, elas também falam?

Pertencentes à mesma família dos papagaios, a dos psitacídeos, muita gente tem dúvida se calopsita fala ou não. A verdade é que essas aves também são capazes de imitar os sons. 

Nesse caso, por alguns dos mesmos motivos que os de seus primos de tamanho avantajado, isto é: aparelho fonador com capacidade para articular os sons, inteligência, boa capacidade de memorização, além de complexificação social. 

Dito isso, o timbre das calopsitas possui bem menos harmônicos que o dos papagaios. O bico menor também diminui a potência do som. Portanto, não espere uma voz robusta da calopsita. Elas falam com um timbre bem mais fino e delicado. 

calopsita com asas abertas para voar

Vale a pena destacar que a capacidade de imitação varia de uma espécie para outra e até de um indivíduo para outro. Seja como for, de maneira geral, a calopsita é uma espécie bem menos falante que o papagaio-verdadeiro. Boa parte das vezes, as calopsitas domesticadas aprendem apenas a assobiar algumas canções.

Como curiosidade, a espécie que mais se destaca no falatório é o papagaio-cinza africano. Aqui no Brasil, duas espécies que se saem bem ao imitar a nossa fala são o papagaio-verdadeiro e a arara-azul, sendo que a compra e a venda desta última são proibidas pelo Ibama. 

Com que idade a calopsita aprende a falar?

Não existe uma regra para quando a calopsita fala. Na verdade, a fala dos indivíduos dessa espécie é um comportamento bem menos natural do que muitos imaginam. Não à toa, é preciso dedicação e paciência para ensinar o truque.

Em geral, a calopsita fala a partir dos cinco meses de idade. Para isso, além do treino diário, é importante que ela tenha desenvolvido um vínculo forte com o tutor. 

5 dicas para ensinar sua calopsita a falar

Como visto, a imitação da nossa fala não é um comportamento tão natural para as calopsitas. Ou seja, embora você possa encontrar calopsita que fala, é muito difícil que elas comecem a falar de maneira espontânea, sem que haja um treinamento específico para isso. 

Na maior parte dos casos, as calopsitas imitam, sim, os sons ao seu redor, mas costumam dar preferência a outros elementos, como a música emitida pela máquina de lavar roupa ou a vinheta do nosso programa favorito. Já se a ideia é aprender como ensinar calopsita falar, procure seguir algumas dicas:

  1. Adquira a calopsita ainda filhote e dedique-se a criar um forte vínculo com ela. Lembre-se de que a imitação nada mais é do que um método de interação. Portanto, se você deseja uma calopsita falando, é importante que ela tenha interesse em interagir com você;
  2. Escolha algumas palavras ou frases curtas. Ainda mais neste início, as calopsitas não conseguem memorizar e reproduzir sons muito longos e complexos;
  3. Procure usar uma voz mais fina para falar com a calopsita. Isso facilita a imitação à medida que as calopsitas não conseguem imitar sons mais graves; 
  4. Separe entre 10 a 15 minutos por dia para ensinar sua calopsita a falar, repetindo a palavra que você quer que ela aprenda de acordo com as dicas,
  5. Recompense o progresso da calopsita com petiscos. Além de incentivar o aprendizado, isso torna o treinamento mais prazeroso e fortalece o vínculo entre pet e tutor.

calopsita-amarela

Gostou de saber mais se calopsita fala? Continue acompanhando o blog da Petz e nossas redes sociais para mais informações sobre esta ave fascinante!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *