Aves

Será que a calopsita gosta de carinho?

Publicado em 30 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Não tem mau-humor ou tristeza que resista ao carinho, não é mesmo? Por isso, quando a gente quer agradar a alguém ou ao nosso bichinho de estimação, o carinho é a primeira coisa que fazemos. Mas você já se perguntou se a sua calopsita gosta de carinho

calopsita-gosta-de-carinho

Este artigo foi pensado para tutores de uma ou várias calopsitas, tão lindas a ponto deles quererem partir para o afago ou o beijinho. Fique atento, pois vamos esclarecer, de uma vez por todas, se esses bichinhos gostam ou não de carinho, mesmo os mais ariscos. 

Qual é o temperamento das calopsitas?

Assim como nós, as calopsitas possuem personalidades próprias, mas ainda assim, é possível traçar um comportamento habitual dessa espécie. No geral, elas são brincalhonas, inteligentes e não só amam, mas precisam, interagir com o tutor e outras aves.

Por isso, a resposta para o questionamento inicial é: sim, a calopsita gosta de carinho. Porém, esse ato não pode ser feito de qualquer maneira e na hora que você bem entender: precisa ocorrer com calma e, sobretudo, respeitando os sinais que a ave dá.

Embora a maioria seja sociável, sempre existe aquela calopsita mais arisca no viveiro. São inúmeras as causas para essa rispidez, como o animal pode ser bravo por reação a algum trauma causado por maus tratos no passado ou por nunca ter convivido com os seres humanos, por exemplo.

Mas, ainda assim, a calopsita arisca gosta de carinho. Então, como demonstrar afeto sem se machucar? Aí, cabe a você ser sensível o bastante para entender a linguagem corporal da ave. Caso ela fique agitada, fugindo ou até atacando, é sinal de que você precisa recuar e conquistá-la aos poucos.

Quer saber como fazer carinho na calopsita arisca? Respeite o espaço dela, jamais force a ave a ficar na sua mão e ofereça petiscos para mostrar que seu objetivo não é fazer mal. Dessa maneira, com paciência, vocês vão construir um elo de confiança até que o carinho se torne diário e espontâneo.

Formas de carinho em calopsitas

Por mais que pareça natural para a gente fazer carinho com as mãos, isso não significa que até uma calopsita mansa encare essa atitude como algo normal. Inclusive, muitas têm medo de mãos e recuam quando tentamos pegá-las ou oferecemos a mão para elas subirem.

Por isso, existem outras formas de demonstrar amor para elas, como oferecer o ombro para elas subirem, dar beijinhos ou aproximar o rosto para elas esfregarem a cabecinha. Enfim, pode haver muito denguinho entre vocês, mas é preciso garantir que isso seja bom para os dois!

calopsita-gosta-de-carinho

Carinho na cabeça

A calopsita gosta de carinho, inclusive em um lugar em especial. Em geral, os psitacídeos preferem receber carinho na cabeça pelo grande relaxamento causado. Assim, aquela famosa “coçadinha”, em muitos casos, pode ser a melhor maneira de demonstrar afeto à sua ave querida.

Por outro lado, você sabe quais são as regiões do corpinho que não devemos acariciar? Isso é muito importante para que todo o seu esforço de conquistar seu pet não seja jogado fora. Então, a seguir, confira as regiões que, normalmente, as calopsitas não gostam de serem tocadas.

  • Peito;
  • Pés;
  • Costas;
  • Sobre as asas;
  • Debaixo das asas;
  • Debaixo da cauda.

Em relação às fêmeas, as regiões das costas, das asas e da cauda são vistas como incentivo sexual. Portanto, o toque nesses lugares pode ser entendido como um sinal de acasalamento, e isso as deixam estressadas por não poderem corresponder ao estímulo.

Quando o carinho em excesso faz mal

Quando o seu bichinho atende aos seus carinhos ou até pede para ser acariciado é sinal de que a confiança foi firmada e o vínculo entre vocês pode ser para sempre. Sem dúvidas, você ficará muito feliz ao ver que a barreira foi vencida.

Mas como tudo em excesso faz mal, não poderia ser diferente com o carinho. Da mesma forma que é importante saber como fazer carinho na calopsita, também é necessário zelar pela saúde mental do bichinho. Isso porque, o excesso de carinho pode trazer sofrimento ao animal.

Embora não seja algo frequente, existem calopsitas que entram em um quadro de extrema tristeza, a ponto de ficarem doentes quando o tutor viaja ou se ausenta por um período mais longo. Em alguns casos, as calopsitas rejeitam a presença de outra pessoa e podem até agir agressivamente.

Então, como evitar que isso aconteça? Em primeiro lugar, é importante saber que a calopsita age dessa forma pelo simples fato de enxergar o tutor como um companheiro ou outra ave. Por isso, a melhor maneira de evitar esse sofrimento é  adquirindo outra calopsita para fazer companhia.

Assim, o carinho será multiplicado e não represado em uma relação apenas, além de você ter mais uma calopsita fofa em casa para dividir a vida de maneira mais leve e bem humorada.

calopsita-gosta-de-carinho

Agora, você já sabe que a calopsita gosta de carinho e, mais do que isso, entende como deve se aproximar dela para que o seu afeto seja aceito. Que tal incrementar esse afeto presenteando as aves com brinquedos bem legais? Nas lojas da Petz, você encontra diversas opções divertidas e coloridas, como elas gostam.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog