Calopsita pode comer ovo cozido? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 29, 2021

Aves
Calopsita pode comer ovo cozido? Descubra!
Tempo de leitura: 4 minutos

Poucos alimentos são tão versáteis quanto o ovo. Seja frito, cozido, em saladas, como petisco ou mesmo prato principal, esse alimento é sucesso absoluto. Mas será que nossos pets também podem se deliciar com ele? Calopsita pode comer ovo cozido

calopsita de perfil

Geralmente, a dieta das aves domésticas consiste em ração, sementes e frutas. Se você deseja saber se a sua calopsita pode variar o cardápio, continue lendo. Descubra aqui quais os petiscos seguros para sua amiga! 

Comendo como um passarinho

Antes de responder se sua calopsita pode comer ovo cozido, é interessante explicarmos como são os hábitos alimentares desses animais. Afinal, para garantir a qualidade de vida dos nossos amigos, é importante respeitar suas características e demandas. 

A Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, comenta que imitar a dieta que as  aves teriam na natureza é um grande desafio. O estilo de vida pacato desses bichinhos domésticos merece uma atenção especial. Por isso, quando o assunto é alimentação, é fundamental oferecer uma boa ração para calopsita.

Esse produto conta com todos os nutrientes que nossas amigas precisam. E o melhor é que a ração não é só nutritiva, mas também respeita os hábitos das aves domésticas, considerando seu gasto de energia reduzido. Por isso, procure já a Petz mais próxima e garanta uma ração de qualidade para sua amiga!

Calopsita pode comer ovo cozido?

A ideia de um pássaro comer ovo pode parecer um tanto estranha, não é mesmo? Entretanto, devido a seu valor nutricional, é comum que alguns pais e mães de pets pensem em oferecer ovo cozido para calopsita

Se você está se perguntando se calopsita pode comer ovo cozido, saiba que a resposta para essa pergunta é um tanto complexa. Alguns tutores até têm o costume de oferecer ovo como um reforço na alimentação de suas aves.  Entretanto, esse não é o petisco mais indicado para os bichinhos. 

calopsita cinza

Por mais que o alimento não seja tóxico para esses animais, especialistas explicam que é sempre interessante pesquisar o que nossos amigos comem na natureza. E o ovo cozido, de fato, está longe de ser um prato comum entre os pássaros selvagens.

Cuidados ao oferecer alimentos à calopsita

Ao se perguntar se você pode dar ovo cozido para calopsita, saiba que esse não é o petisco indicado para seu animalzinho. Entretanto, muitos tutores gostam de oferecer o alimento como um agrado para os pets. Se esse for seu caso, fique atento às recomendações abaixo:

  • Nunca coloque temperos: sal, pimenta, alho, cebola e especiarias podem ser tóxicos para os pets. Dessa forma, sua calopsita pode comer ovo. Além disso, restos de comida não devem ser oferecidos como petisco e muito menos como alimento principal! 
  • Cozinhe bem o ovo: o ovo cru pode conter salmonella, uma bactéria responsável por uma doença chamada salmonelose. Para evitar a contaminação, tenha a certeza que o alimento foi bem-cozido;
  • Evite cascas: a casca do ovo é rica em cálcio e outros minerais. Entretanto, não é um alimento próprio para consumo. Evite oferecê-la para seu pet; 
  • Limite as porções: o ovo é um alimento calórico e rico em gorduras. Dessa forma, se for oferecido, deve ser em porções pequenas. Portanto, se sua dúvida for saber se calopsita pode comer ovo cozido todo dia, a recomendação é que a periodicidade seja controlada. 

Agora você já sabe se a sua calopsita pode comer ovo cozido ou não. Como esse alimento não é próprio para aves, é muito importante seguir as recomendações acima. Com o preparo e a dosagem certos, a alimentação de seu bichinho não é prejudicada.  Dessa forma, sua calopsita pode comer ovo sem precisar passar por  complicações.

Variando o cardápio

Como dito antes, a ração deve ser a base da alimentação da calopsita. Equilibrado e nutritivo, esse alimento contém tudo o que sua amiga precisa na porção exata. Mas se você quiser variar o cardápio de vez em quando, saiba que é possível trazer um pouco de diversidade de forma segura e saudável. 

A Dra. Mariana explica que as calopsitas devem evitar alimentos temperados, carboidratos e doces. “Elas costumam gostar de frutas. Também podemos oferecer legumes como cenoura, pepino e pimentão. Um pouquinho de verdura de vez em quando também está permitido”, comenta. 

ovos cozidos

Você já tirou sua dúvida e sabe que sim, calopsita come ovo cozido. Entretanto, se sua ideia é dar um agrado para sua ave, basta procurar uma guloseima especial para esses bichinhos. “Hoje, encontramos petiscos específicos para calopsitas em lojas especializadas”, afirma a especialista.

Pronto, agora você tem certeza se a sua calopsita pode comer ovo cozido. Porém, se quiser garantir um petisco mais apropriado para sua amiga, dê uma olhada aqui, no Pet-Shop online da Petz. Temos certeza de que você vai encontrar tudo o que precisa para o seu animalzinho! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *