Aves

Calopsita pode comer pão? Saiba aqui!

Publicado em 01 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou mesmo como prato principal, o pão é um sucesso absoluto! E se você é do tipo que adora um lanchinho, provavelmente já deve ter pensado em dividir seu prato com seu pet. Mas será que esse alimento é liberado para nossos amigos? Calopsita pode comer pão

calopsita em cima de galho no chão

Se você deseja aprender quais os petiscos permitidos para aves domésticas, continue lendo. Aprenda aqui se pode dar pão para calopsita

A dieta das aves

Antes de descobrir se calopsita pode comer pão, é importante conhecer mais sobre o que as calopsitas podem comer. A Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, explica que a melhor forma de cuidar das penosas é respeitando sua natureza. 

Dessa forma, a alimentação da calopsita deve respeitar sua origem e seus hábitos nutricionais. Na vida selvagem, elas geralmente ingerem uma grande variedade de frutas, sementes, verduras e até mesmo pequenos insetos. E a melhor forma de reproduzir esses hábitos em casa é por meio de uma boa ração. 

Esse produto, elaborado por especialistas, conta com todos os nutrientes que os pets precisam na medida certa. Assim, antes de pensar nos petiscos permitidos, ofereça uma alimentação para aves de qualidade para sua calopsita! 

Calopsita pode comer pão?

Para saber se calopsita pode comer pão, primeiro é preciso considerar variar a dieta do seu pet. Alguns petiscos, além de seguros, podem ser até muito saudáveis! Mas quais alimentos entram nessa lista? Pode dar pão duro para a calopsita? A Dra. Mariana explica que alimentos ricos em carboidratos não são recomendados para as aves domésticas. 

calopsita em cima do galho

“Pão, massas e biscoitos nunca são recomendados”, reforça. Dessa forma, podemos dizer que calopsita não pode comer pão! Além de ser um produto muito processado, o pão contém um valor nutricional que não auxilia em nada o organismo das aves. Pelo contrário, seu consumo em excesso pode trazer prejuízos para sua saúde. 

Perigos do pão para calopsita

Quando buscamos se calopsita pode comer bolacha ou mesmo pão, frequentemente encontramos relatos de tutores que oferecem esses “petiscos” para suas amigas sem grandes problemas. Por serem produtos muito comuns, muitas vezes temos a ideia de que eles são inofensivos. 

Porém, é importante lembrar que o organismo das aves é bem diferente do nosso. Alguns alimentos seguros para nós podem causar até mesmo intoxicação em nossas amigas. Abaixo separamos alguns pontos negativos de oferecer pão para calopsita:

  • Alto valor calórico: as aves domésticas, de maneira geral, possuem uma rotina bem pacata. Assim, um produto tão calórico como o pão pode prejudicar as penosas;
  • Ingredientes incomuns: o pão pode até fazer parte de nossa dieta diária. Entretanto, as calopsitas não estão acostumadas com a ingestão de ingredientes como farinha, fermento, sal e açúcar. Melhor buscar petiscos mais comuns à dieta das aves;
  • Produtos ultraprocessados: bolachas e pães de supermercado — os famosos pães de forma — são ultraprocessados e possuem uma longa lista de ingredientes desconhecidos. Com isso, esses produtos muitas vezes são ricos em gorduras, açúcares e outras substâncias prejudiciais para as calopsitas.

 Com tantos riscos, o melhor é manter sua calopsita bem longe da cesta de pães! Se quiser manter sua amiga como uma companhia para o café da manhã, ofereça um petisco mais seguro e saudável! Confira abaixo algumas opções. 

Petiscos seguros para calopsita

Como vimos, a ração deve ser a base da alimentação das penosas. Entretanto, os petiscos também são permitidos, desde que oferecidos de forma segura! A Dra. Mariana explica que há diversas opções saudáveis, mesmo dentro de nossa casa. 

“Pode oferecer legumes, como cenoura e pepino. Também é permitido um pouquinho de frutas ou verduras”, diz a especialista.  Abaixo, veja o que a calopsita pode comer:

  • Cenoura;
  • Pepino;
  • Pimentão;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Mix de sementes. 

Lembrando que os itens acima devem ser petiscos, e não alimento principal. O ideal é oferecê-los de vez em quando, como um agrado ou um reforço positivo. E agora que você sabe a resposta para a pergunta “calopsita pode comer pão?”, se quiser oferecer alimentos para calopsita seguros, nutritivos e práticos, há petiscos para calopsitas encontrados na Petz! 

pão francês

Esses produtos são elaborados levando em consideração os hábitos e as necessidades nutricionais de nossas amigas. Por isso, busque a Petz mais próxima de sua casa e venha nos fazer uma visita! Ficaremos felizes em receber você e sua penosa!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog