Calopsita pode comer pera?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 9, 2021

Aves
Calopsita pode comer pera?
Tempo de leitura: 3 minutos

Doce, saborosa e fácil de encontrar, a pera é uma fruta muito presente no dia a dia de parte das pessoas. Por isso, para aqueles que convivem com uma companheira emplumada em casa, é natural se perguntar se calopsita pode comer pera e em que quantidade.Calopsita pode comer pera

A resposta para essa questão é que sim, calopsita come fruta e a pera está inclusa em sua dieta, sendo muito segura para o penudo. Mas, para alimentá-la de maneira correta, são necessários alguns cuidados, além de moderação para evitar possíveis problemas de saúde. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

Faz mal dar pera para a calopsita?

Desde que com moderação e em frequência adequada, não faz mal dar pera para calopsita. Com um sabor suave que costuma agradar as aves, ela é um alimento rico em nutrientes e com várias propriedades interessantes. Não bastasse isso, na contramão de algumas outras frutas nutritivas, a pera ainda é pouco calórica.

Todavia, considerando o tamanho, o peso e a fisiologia da ave, é preciso administrar bem a quantidade oferecida de frutas para calopsita semanalmente. Isso porque a frutose presente no alimento pode, sim, contribuir para o ganho de peso e para piorar a qualidade de vida do pet, resultando em problemas diversos em sua saúde.

Você pode oferecer a fruta de duas a três vezes por semana em pequenas porções. Vale destacar que a variedade é importante para diversificar os nutrientes. Portanto, procure intercalar a pera com outras frutas que a calopsita come, bem como verduras e legumes. Porém, os alimentos extrusados devem ser a base da alimentação da ave.

Nutrientes e propriedades da pera

Em quantidade adequada, a pera pode ser uma grande aliada na alimentação das calopsitas, uma vez que conta com diversos micronutrientes importantes para elas, como as seguintes vitaminas:

  • Vitamina A: é de grande importância para a manutenção de uma boa visão, assim como para as funções da pele, influenciando na aparência das penas;
  • Vitamina C: antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, o que tem impacto positivo na aparência e no sistema imunológico;
  • Vitamina E: também está ligada principalmente ao bom funcionamento do sistema imunológico, tornando a ave mais resistente a doenças;
  • Vitamina K: participa dos processos de coagulação sanguínea, sendo necessária para diminuir os riscos de hemorragia.

Além de vitaminas, a pera conta ainda com minerais importantes, como potássio, cálcio e magnésio. As fibras presentes especialmente na casca, mas também na polpa, ajudam no funcionamento do sistema gastrointestinal.Calopsita pode comer pera

Cuidado com as sementes!

Embora a pera seja um alimento benéfico e seguro quando oferecido em quantidade moderada, as sementes da fruta requerem muita atenção. Isso porque essas estruturas contêm uma substância chamada cianeto, que é tóxica para as aves.

Outra fruta que pode ser oferecida, mas deve ter as sementes retiradas pelo mesmo motivo é a maçã. Na dúvida em relação às demais frutas, procure remover as sementes.

Mais cuidados ao oferecer frutas para calopsita

Além de escolher bem as frutas que pode dar para calopsita para não intoxicar o pet, lembre-se de que você deve adotar algumas medidas a fim de evitar contaminações:

  • Lave bem as frutas antes de servi-las;
  • Ofereça apenas frutas frescas maduras, nunca verdes ou passadas;
  • Jogue fora restos de alimento não consumidos em até duas horas;
  • Lave bem comedouro e bebedouro com água e sabão;
  • Cuide da limpeza da gaiola.

Por fim, é importante consultar um veterinário antes de oferecer qualquer alimento diferente para sua calopsita, já que mesmo alimentos considerados seguros podem acabar fazendo mal para determinados indivíduos, dependendo de seu estado de saúde.Calopsita pode comer pera

Agora que você sabe que a calopsita pode comer pera, consulte outros conteúdos super interessantes em relação a essa e a outras espécies no blog da Petz! Nos conteúdos disponíveis aqui, no nosso site, você fica por dentro de dicas de cuidados e curiosidades sobre os animais de estimação. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *