Aves

Canário belga cantando muito: será um bom sinal?

Publicado em 16 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Um dos maiores encantos dos pássaros são suas cores exuberantes e características e, claro, seu canto. Há aqueles que cantam mais, outros menos, mas quando nos deparamos com um penudo agitado, como um canário belga cantando muito, costumamos estranhar.

canário amarelo empoleirado no galho

Para quem deseja ser ou já é tutor de um canário belga, saiba que será surpreendido com muitas melodias durante o dia. Esse pássaro é capaz de proporcionar momentos incríveis com seu repertório! Vamos compreender melhor como é o comportamento dessa ave que adora cantar.

Como é o canto do canário belga?

O canto do canário belga é um encanto à parte! Afinal, ele é conhecido por ser um cantor profissional no reino animal. Porém, o mais curioso é que os sons imitam o que ele ouve nas florestas. Então, se ele gostar da música que está tocando no rádio, é possível que comece a entoá-la.

Por isso, se o ambiente que esse pássaro vive é enriquecido em sons (da natureza ou não), as chances de ter um canário belga cantando muito são bem maiores.

Os machos cantam bem que as fêmeas. Se deseja ouvir belos cantos boa parte do dia, é mais interessante ter um macho, embora a fêmea de canário belga também possa aprender a cantar. A fêmea demora um pouco mais a soltar a voz, sendo também uma excelente cantora.

Então, se o canario belga anda cantando muito, isso não indica sinal de nenhum problema — muito pelo contrário! Cantar é o hobby principal desse penudo e, na verdade, caso o passarinho pare de emitir sons, pode ser sinal de alguma alteração na sua saúde.

Por que o canário belga canta?

A maioria dos pássaros que cantam quer se exibir para o sexo oposto. Os machos cantam para marcar território, afugentar concorrentes e, principalmente, atrair as fêmeas. Esse é o seu papel na natureza, por isso, eles cantam mais do que as fêmeas.

Como estimular o canto do canário belga?

Certamente, quando o canário belga está cantando muito, ele está feliz e com energia. Para que isso aconteça, é preciso proporcionar um ambiente agradável e ideal para o bem-estar do penudo, além, é claro, de uma boa alimentação.

Se o seu canário belga canta pouco, talvez seja a hora fazer alguns ajustes para melhorar sua performance. Com o manejo adequado, a probabilidade de acordar com um belo canto da sua ave é grande!

Cuidados com o canário belga

Uma característica do pássaro é que ele gosta de se exercitar, voando para todos os lados. Então, é importante que a gaiola seja retangular e tenha, pelo menos, 50 cm de largura e 30 cm de profundidade. Não se esqueça dos poleiros em cada extremidade, para o canário belga descansar entre os voos. Lembre-se: quanto maior a gaiola, mais qualidade de vida a ave terá em poder se exercitar.

A limpeza das gaiolas deve ser feita sempre que necessário -geralmente de duas a três vezes por semana -, assim como limpar os recipientes de água e comida. A água deve ser fresca e filtrada, e a comida deve ser específica para canários.

canário em galho.

As frutas e verduras podem ser oferecidas com moderação. Certamente, o penudo irá adorar variar o cardápio e ficará mais feliz! Há, ainda, alguns suplementos próprios para canto, indicados para quem quer ver o canário belga cantando muito. No entanto, sempre procure orientação do médico-veterinário antes de oferecê-los.

Os pássaros podem sofrer de estresse térmico, pois não toleram tanto frio ou calor, preferindo as temperaturas mais amenas. Se necessário, utilize um pano para cobrir a gaiola no frio ou mude a gaiola para um local mais fresco no calor.

Por que o canário belga não está cantando?

O mais habitual é ver o canário belga cantando muito e o contrário pode indicar que o pássaro está passando por uma fase mais delicada. Se seu canário belga for fêmea, talvez você não tenha que se preocupar muito, já que as fêmeas não cantam tanto quanto os machos.

Para garantir que não há nada de errado e tirar todas as dúvidas, o melhor é consultar um médico-veterinário. A seguir, separamos os principais motivos que fazem com que o canário belga diminua seu canto.

Muda de penas

O motivo mais comum para uma pausa no canto do canário belga é o período de mudança das penas. Em geral, esse processo leva de dois a três meses e é transitório e natural. Porém, se o canário belga não estiver cantando muito depois do período, é melhor levá-lo para uma avaliação.

Adaptação ao lar

Todo animal recém-chegado em um lar leva um tempo para se adaptar à nova rotina, por isso, não tenha pressa em ouvir o canário belga cantando. Quando estiver confortável, ele vai começar a cantar de maneira natural.

Problemas de saúde

Aqui está a principal preocupação quando o canário-belga para de cantar: ele pode estar doente. Isso porque existem diversas enfermidades que levam o animalzinho a parar de cantar.

Se notar outras alterações, como falta de apetite, queda de penas, emagrecimento ou outros sinais clínicos, algo não vai bem. Nesse caso, leve seu companheiro ao médico-veterinário.

Idade

Por último, saiba que a idade pode ser um grande motivador para a falta de canto no dia a dia. Afinal, pode levar mais de um ano para o canário belga aprender a cantar com os pais. Esse processo é lento e demorado, até se tornar rotineiro.

canarios pet

Um canário belga cantando muito não deve ser motivo de preocupação, e sim de alegria por ter um pet saudável como companheiro! Sabia que no blog da Petz há ainda mais informações sobre os canários. Confira já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog