Como criar um papagaio: 5 perguntas e respostas para os amantes de aves!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 4, 2020

Aves
Como criar um papagaio: 5 perguntas e respostas para os amantes de aves!
Tempo de leitura: 5 minutos

Simpático, divertido e tagarela, o papagaio é uma das aves mais amadas do Brasil! Apesar de muito popular, ainda há diversas dúvidas sobre como criar um papagaio. Afinal, esse pet possui suas particularidades e precisa de cuidados específicos. 

papagaio-de-lado

No entanto, com um pouco de conhecimento e muito carinho, essa charmosa ave vive feliz e por muitos anos com seus tutores! Siga essas 5 perguntas e respostas sobre como criar um papagaio filhote ou adulto para tirar de vez todas as dúvidas sobre o assunto! 

1. Ter papagaio é legal? 

Esta é uma pergunta que ainda gera muitas dúvidas em quem busca aprender como criar um papagaio. Os papagaios são considerados aves silvestres no Brasil. Isso significa que eles fazem parte de nossa flora e ainda vivem em florestas do país. 

Na verdade, é por isso que esse pássaro foi considerado o mascote brasileiro pelos estúdios Disney, na forma do charmoso Zé Carioca. O papagaio é encontrado em quase todo o território tupiniquim, do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Por isso, ter um papagaio em casa é um assunto delicado para o IBAMA.

A lei brasileira permite a criação de papagaios, desde que sejam criados em cativeiro, em ambientes fiscalizados e certificados. Infelizmente, ainda hoje encontramos o tráfico ilegal da ave, quando são capturadas em seu habitat natural. 

Para ter certeza da procedência legal de seu pet, busque sempre em locais confiáveis. Os papagaios legais possuem uma documentação específica, que pode ser solicitada aos lojistas. Em caso de dúvidas, certifique-se na Linha Verde do IBAMA, no 0800-618080, um telefone para este tipo de questões. 

2. Papagaio vive em gaiola? 

Geralmente, aves domésticas vivem em gaiolas, correto? Mas e os verdinhos? Esta pergunta comum de quem quer aprender como criar um papagaio também pode ter uma resposta complicada. Tudo vai depender da personalidade de seu amigo e seu estilo de criação. 

Os papagaios se dão bem vivendo em uma gaiola grande e espaçosa. Mas, diferentemente de outros pássaros, eles são muito interativos e gostam de brincar longos minutos com os seus tutores. Muitas vezes, gostam de acompanhar os membros da família em seus afazeres domésticos na cozinha ou na sala, participando das atividades familiares. 

Por isso, alguns tutores escolhem criar e realizar os cuidados com papagaio fora da gaiola. Porém, para isso acontecer, é preciso escolher entre duas opções:

  • Cortar as asas do papagaio, o que deve ser feito sempre com orientação de um veterinário, 
  • Manter a casa sempre fechada para evitar fugas. 

Especialistas recomendam a segunda opção, pois é menos frustrante e estressante para a ave. Entretanto, isso não significa que você não deverá ter uma gaiola! Você ainda vai precisar ter uma casa para o papagaio

A gaiola deverá ser de arame ou outro material resistente. E lembre-se que quanto mais espaço, melhor! Procure um ambiente que seja, no mínimo, o triplo da altura do papagaio e o dobro de sua largura, com as asas abertas. Assim, ele poderá ter um lar mais confortável. 

papagaio-gaiola

3. Papagaio come semente? 

Se você já conviveu com papagaio, sabe que eles são muito comilões. Adoram semente, especialmente as de girassol. Entretanto, especialistas reforçam que esse não é o alimento mais indicado para os pássaros. 

Hoje em dia, em lojas especializadas, como a Petz, é fácil encontrar rações balanceadas para a alimentação de papagaios. Elas são elaboradas por especialistas e contém tudo o que seu amigo voador precisa para sua nutrição. 

As sementes podem ser muito gordurosas e, com o tempo, prejudicar a saúde dos pássaros domésticos. Além da ração, alguns vegetais e frutas também são indicados. Entre os favoritos estão maçã e espinafre, que são ricos em vitaminas e os papagaios adoram! 

4. Papagaio toma banho? 

A higiene é um dos pontos principais na hora de cuidar de um novo animalzinho. Aves, em especial os papagaios, podem ser um pouco porcalhonas. Mas a boa notícia é que elas também adoram tomar banho! 

Alguns tutores, inclusive, escolhem deixar uma banheira dentro da gaiola para os momentos em que o pássaro desejar se refrescar. Entretanto, o banho deverá ser apenas com água, sem shampoo ou qualquer tipo de sabão. 

Outro ponto a se observar é a hora de secar seu pet. De preferência, dê banho em dias quentes. Após a ducha, deixe seu amigo tomar sol por alguns momentos e certifique-se que ele está bem seco antes de voltar a gaiola para dentro. 

Lembrando que o excesso de calor também é prejudicial, por isso, evite o sol das 10h às 16h. Caso necessário, utilize uma toalha limpa para ajudar o papagaio a se secar. Com um banho por semana seu pássaro ficará feliz e bem limpinho!

Limpar a gaiola é essencial. É importante manter o olho aberto, já que as necessidades das aves podem danificar alguns materiais, especialmente o alumínio. A dica é colocar algo para forrar a base da gaiola, o que facilita a limpeza. Alguns tutores escolhem o jornal, mas também é possível escolher serragem ou alguns granulados.

Retire as sujeiras diariamente, se possível. Além disso, uma vez a cada 15 dias, faça uma boa faxina na gaiola, limpando tudo com água e uma esponja limpa. Nunca utilize produtos de limpeza na gaiola para evitar a contaminação do papagaio macho ou fêmea. 

5. Papagaio fala? 

Quando pensamos em papagaio, logo lembramos de aves animadas e tagaleras! Mas será que todos eles falam? Por mais que os verdinhos estejam acostumados a pronunciar frases e até mesmo cantar, a resposta é: não, os papagaios não falam.

Estudos indicam que este pássaro doméstico é um excelente imitador e consegue reproduzir sons que ouve frequentemente. Por isso, se você se pergunta como ensinar papagaio a falar, a resposta é: treinando. 

Como eles repetem os sons que ouvem, provavelmente não será difícil ajudar seu amigo a falar. Basta um pouco de treino! Entretanto, lembre-se que os pets possuem seus próprios desejos e vontades, e um exercício repetitivo pode ser estressante.

 Agora que você já aprendeu 5 perguntas e respostas sobre como cuidar de um papagaio fêmea ou macho, é hora de ter seu próprio amigo falante! Com carinho e dedicação, essas aves se tornam ótimos companheiros e irão alegrar sua família por muitos anos. 

papagaio-cabeça

Na hora de buscar itens para papagaio, conte com a Petz! Aqui você encontra ração, gaiola, brinquedos e tudo o que seu amigo voador precisa. Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja on-line! 

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *