Aves

Como cuidar de passarinho: dicas para a manutenção da gaiola

Publicado em 02 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Assim como nós, os pássaros gostam de viver em casas limpinhas e organizadas. Por isso, é sempre importante realizar a manutenção periódica nas gaiolas. Como cuidar de passarinho envolve muita dedicação e responsabilidade, é interessante saber a melhor forma para manter os lares dos pets em ordem. 

passarinhos coloridos

Antes de mais nada, certifique-se sempre de que a gaiola de passarinho está em um local adequado. Os pequenos devem ficar em ambientes tranquilos, que tenham acesso à luz do sol e fiquem protegidos contra correntes de vento. 

Feito isso, você deverá se preocupar com as instalações internas do lar do pet. Para te ajudar, preparamos algumas dicas para ensinar como cuidar de passarinho em gaiola da melhor forma possível. Continue com a gente até o final do texto e tire todas as suas dúvidas! 

Qual a gaiola ideal para meu pássaro? 

Dois pontos devem ser levados em consideração quando falamos sobre a organização de gaiolas: espaço e limpeza. Afinal, seu bichinho precisa de espaço para poder se exercitar — e ele não deve fazer isso em um ambiente sujo. 

Sendo assim, devemos nos preocupar em deixar a área livre para o passarinho. Por isso, dentre muitos tipos de gaiolas, as maiores costumam ser as mais recomendadas. 

Além disso, a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, alerta para o excesso de acessórios. Isso pode acabar restringindo o espaço do animal. Então, não se empolgue na hora de comprar poleiros e outros brinquedinhos para sua ave. 

Como cuidar de passarinho também envolve limpeza constante, então certifique-se  de que a gaiola do pet é prática. Gaiolas com fundo removível e separado por grade, por exemplo, facilitam a retirada de sujeiras. Além disso, garantem mais higiene, uma vez que evitam que as aves entrem em contato com as próprias fezes.

passarinho azul na mão de pessoa

Ademais, casinhas feitas de arame costumam ser mais fáceis de limpar do que as de madeira. Como limpar gaiola de passarinho pode ser um tanto quanto trabalhoso, então leve o material do lar do seu pet em consideração na hora de escolhê-lo. 

O melhor lugar para cada acessório

Para ser habitável e aconchegante, toda gaiola precisa de alguns acessórios básicos, como comedouro e bebedouro. Além disso, a casa do pequeno deve ter poleiros nos quais ele possa se divertir e repousar. Sendo assim, como cuidar de passarinho de forma que ele tenha os acessórios necessários nos locais corretos? 

A Dra. Mariana recomenda que os recipientes com água e comida sejam colocados na parte superior da gaiola. Dessa forma, você evita a contaminação do alimento e da bebida pelos dejetos do passarinho. Certifique-se apenas de que os poleiros instalados garantam acesso aos comedouros e bebedouros. 

Sobre os brinquedos, a veterinária explica que eles costumam assustar as aves em um primeiro momento. Por isso, nunca coloque-os na gaiola de uma hora para a outra. Em vez disso, procure introduzir o acessório aos poucos. “Coloque na gaiola por alguns minutos e depois tire”, recomenda a veterinária.

Dessa forma, a ave vai se acostumar com a presença do objeto e perder o medo. Lembrando que os brinquedos sempre devem ser proporcionais ao tamanho da gaiola, para que, assim, não impeçam a movimentação e o voo do animal. Como já explicamos, cuidar de passarinho é garantir que eles tenham bastante espaço! 

Rotina de limpeza

Além de ser bem estressante, viver em uma gaiola suja é muito prejudicial para a saúde das aves. Afinal, a sujeira atrai uma série de micro-organismos causadores de doenças, como fungos e bactérias. Então, como criar um passarinho em ambiente seguro? A resposta é simples: limpando! 

Garanta que tanto a gaiola quanto os objetos dentro dela estejam sempre bem limpos e desinfetados. A Dra. Mariana ressalta que bebedouros, comedouros, poleiros e brinquedos devem ser sempre muito bem higienizados. O ideal é que a manutenção seja feita diariamente. 

passarinhos na gaiola

Não se esqueça de dedicar bastante tempo à limpeza do fundo da gaiola, onde fica concentrada a maior parte dos dejetos. Ao fazer isso todos os dias, você evita o ressecamento do cocô do animal. “Depois que as fezes secam, elas ficam muito mais difíceis de limpar”, alerta a Dra. Mariana. 

Esperamos ter ajudado na organização da casa do seu bicudinho. Seguindo todas as nossas dicas, temos certeza de que você não terá mais dúvidas sobre como cuidar de passarinho na gaiola. Para mais conteúdos como esse, não deixe de ficar de olho no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog