O que as aves comem: confira as dicas para uma alimentação saudável

Postado por PETZ, em 20/05/2019

Aves
O que as aves comem: confira as dicas para uma alimentação saudável

Proporcionar uma gaiola limpa e espaçosa, colocá-la em um local tranquilo e caprichar no enriquecimento ambiental são medidas que contribuem — e muito! — para o bem-estar das aves. Mas de nada adianta ter todos esses cuidados se não se preocupar, também, em saber o que as aves comem.

As frutas, sementes e até pequenos insetos são exemplos da alimentação dos pássaros na natureza. Por serem extremamente adaptáveis, na natureza, eles têm uma alimentação imensamente diversificada. Já em casa, onde gastam menos energia, elas têm necessidades diferentes. Garantir uma alimentação balanceada é essencial para que fiquem sempre bonitas e saudáveis.

Ração ou mix de sementes: qual é a melhor opção para as aves?

Esta é uma dúvida que ainda assola muitos tutores de aves domésticas ou silvestres. Nesse sentido, é comum encontrar até mesmo aqueles que se preocupam em criar um mix de sementes único para os tipos de aves que cuida.

Mas, de acordo com a médica veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli, não há dúvidas de que os alimentos extrusados — as famosas rações prontas — são mais recomendados para assegurar uma alimentação balanceada.

Feitas com combinações exclusivas de alimentos, essas rações trazem quantidades equilibradas de lipídios, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, de acordo com as necessidades específicas de cada espécie. Por isso, na hora de comprar, é importante ficar atento à indicação presente na embalagem.

Para a Dra. Mariana, no entanto, uma das principais características que fazem da ração um alimento equilibrado, é o fato de ela proporcionar a mesma quantidade de nutrientes em cada partícula. Isso, porque, segundo explicou a especialista, as aves têm o hábito traiçoeiro de selecionar os alimentos. “E geralmente preferem aqueles mais gordurosos e pobres em nutrientes, como a semente de girassol”, diz a especialista.

Frutas, verduras e legumes na alimentação das aves

Pássaros devem comer ração extrusada, pois ela garante nutrição completa e balanceada para as aves. Mas quem não gosta de comer algo diferente de vez em quando, não é mesmo?

Frutas, verduras e legumes também podem ser oferecidos em quantidades moderadas, mais ou menos como petiscos. Inclusive, depois que descobrir os alimentos favoritos de seu pássaro, eles podem se tornar grandes aliados na hora de ensinar truques para psitacídeos, por exemplo. Entre os alimentos liberados estão:

  • Frutas: maçã sem semente, mamão, manga, banana, pêra;
  • Legumes: vagem, ervilha, milho, pepino, cenoura,
  • Verduras: brócolis sem o talo, rúcula, agrião e outras folhas verde escuras.

Tenha muita cautela ao oferecer alimentos diferentes para o pet. Algumas frutas e legumes, como abacate e cebola, têm substâncias tóxicas que podem colocar em risco a saúde de sua amiga plumada. Já verduras de coloração verde claro, como alface, costumam causar diarréia e outros desconfortos gastrointestinais.

Quando suplementos e vitaminas são necessários?

Além das rações prontas, em lojas especializadas como a Petz, é possível encontrar ainda suplementos alimentares, que reforçam a nutrição das aves. Entre as opções disponíveis estão: polivitamínicos, suplemento de ferro, além das farinhadas.

Muitos tutores acreditam que a suplementação é sempre necessária em períodos específicos, como mudança de penas ou reprodução. Mas, a Dra. Mariana explica que isso não é verdade. “Se a ave já tem uma alimentação completa e equilibrada, ela não muda”, diz.

Independentemente do que as aves comem, elas podem precisar, eventualmente, de um reforço nutricional. Do contrário, esses suplementos nem existiriam. Mas, eles sempre devem ser recomendados por um veterinário especialista em animais silvestres. Somente ele poderá identificar deficiências e recomendar a melhor alimentação para o pet.

A importância de check-ups regulares para as aves

Em geral, os períodos de troca de penas e de reprodução nas aves acontecem sempre na mesma época do ano. Por isso, uma dica da Dra. Mariana é se programar para levar o pet para um check-up anual sempre em data próxima a esses períodos mais “críticos”.

Assim, se for identificada qualquer alteração nutricional, o veterinário poderá fazer as correções a tempo, evitando problemas como queda da imunidade ou encruamento das penas.

Ficou com alguma dúvida sobre o que as aves comem e como proporcionar uma alimentação equilibrada para a sua amiga? Verifique a disponibilidade de veterinário para animais silvestres na Petz mais próxima e agende já uma consulta!

Se sua ave encontra-se saudável e você quer apenas conhecer melhor as opções de ração, pode conversar com um de nossos vendedores especialistas. Venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *