Aves

Psitacídeos: o guia completo para cuidar desses pets

Publicado em 08 de maio de 2018

Tempo de leitura: 4min

As aves são um dos animais mais inteligentes e amigáveis do reino animal, principalmente os da família dos psitacídeos. Conheça alguns deles

O que são psitacídeos?

Os psitacídeos (Psittacidae) são aves inteligentes e muito engraçadas, que possuem o cérebro muito desenvolvido. Elas possuem a capacidade de imitar com facilidade todos os tipos de som, inclusive palavras. Essas aves tem a estimativa de vida de 20 a 80 anos – dependendo da espécie – e possuem diversas características que as diferem das demais aves.

Características das aves

Segundo a veterinária Priscilla Larrussa, além de possuírem a habilidade de aprender e imitar sons e palavras, outras características também os diferenciam os psitacídeos das outras aves, como:

  • Bico altos e curvos;
  • A mandíbula superior dessas aves não está completamente fixada ao crânio, como acontece com outras aves. Elas também são maiores, comparadas com a mandíbula inferior;
  • A língua carnuda possui uma sensibilidade maior para sentir o sabor dos alimentos;
  • Suas pernas possuem tarsos curtos e de quatro dedos, dois virados para frente e dois para trás, o que os tornam perfeitos para segurar em ramos e também seus alimentos, que são levados diretamente ao bico;
  • Elas possuem um pózinho que se acumula na penugem do dorso, fazendo com que a plumagem fique sempre limpa.

Essas são apenas algumas características dessas aves super inteligentes, que são ótimas companheiras para se ter no dia a dia.

Espécies de psitacídeos

Se você tem vontade de adotar um psitacídeo, aqui é o lugar para escolher a sua espécie. Para os tutores que possuem pássaros, vocês conhecem algumas aves dessa espécie? Talvez você tenha uma em casa e não saiba. Confira algumas!

Tuim

Esse pássaro possui 12 e 13 centímetros de comprimento e pesa 40 gramas. Não apresentam nenhuma ameaça e eles podem ser facilmente domesticados. Os machos geralmente possuem as penugens verdes brilhantes, com uma fenda azul-turquesa e outra azul-esverdeada. Já as fêmeas possuem uma coloração amarelo-esverdeada e não possuem uma fenda azul na parte inferior das asas.

Papagaio-verdadeiro

Bl2sLA8

Essa ave é facilmente domesticada, principalmente aqui no Brasil, onde é a queridinha dos apaixonados por aves domésticas. Elas medem de 35 a 37 centímetros de comprimento e pesam cerca de 400 gramas. Elas se diferem das outras espécies de papagaios pela cabeça amarela, com azul-esverdeado.

Periquito australiano

aves domesticas passaros

Esse periquito mede de 16,5 e 17,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 59 gramas. Suas penas possuem a coloração vibrante, que pode ser amarelo, azul ou verde e algumas mutações também podem ser brancas; o bico laranja, asas completamente verdes e o pontiagudo. Essa também é uma ave facilmente domesticável e se maneja diariamente.

Arara-azul-grande

lJrF3aX

Essa talvez é uma das aves mais conhecidas! A arara-azul-grande possui cerca de 98 centímetros de comprimento e chega a pesar 1,5kg. Suas penas possuem um azul intenso com diferentes tonalidades. A base do bico e anel ocular possuem uma tonalidade viva de amarelo e partes internas das asas e do rabo em um mais escuro quase preto. Essa é a grande representante da família de psitacídeos do mundo.

Como criar psitacídeos?

Assim como qualquer pet, as aves também precisam de cuidados importantes, para que elas tenham uma vida saudável, longínqua e feliz.

O primeiro passo para ter um pássaro é comprar uma acomodação adequada para ele, ou seja, um viveiro adequado para o tamanho dele, que seja espaçoso para que possa brincar, se alimentar e realizar suas necessidades básicas.

A alimentação também é uma parte muito importante para o dia a dia do seu pet, pois é com uma alimentação balanceada e rica em nutrientes que o seu bichinho irá se prevenir de doenças e problemas nutricionais.

Algumas dessas aves podem, além da ração, comer frutas; mas é importante saber qual é a fruta permitida a fim de que não tenha nenhum problema como intoxicações, por exemplo. Por isso, é fundamental consultar um médico veterinário para que ele possa sanar todas as dúvidas sobre alimentação.

Como é da natureza desses bichos voarem por aí no meio da mata, quando são domesticados isso muda, e pode ser um pouco entediante para eles. Por isso, sempre mantenha um contato com ele e dê muito carinho e brinquedos.

Quer saber mais sobre o mundo animal? Fique atento e confira as novidades do nosso blog! É sempre um prazer fazer parte dessa tarefa tão linda que é cuidar de um pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog