Aves

Tipos de calopsita: conheça todas as espécies dessa ave

Publicado em 22 de abril de 2019

Tempo de leitura: 3min

Você sabia que existem diferentes tipos de calopsita? Segundo um estudo recente, realizado pelo Museu Americano de História Natural, estima-se que existam mais de 18 mil espécies de aves diferentes. E, o melhor? Cada uma com suas características próprias!

tipos de calopsitas aves

A seguir, saiba mais sobre cada um deles e por que isso acontece.

Cor da calopsita: uma questão de aparência

Se fizermos um paralelo com outros animais domésticos, como gatos e cachorros, é possível imaginar que diferenças na aparência podem identificar temperamento diferente ou outras particularidades.

Mas, de acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli, isso não acontece para as calopsitas.

Segundo a especialista, a única coisa que muda de um tipo para outro é mesmo a coloração. Independente disso, todas elas são inteligentes, divertidas, curiosas e companheiras.

Por isso, fique à vontade para escolher aquela que chama mais sua atenção! O que vai definir a personalidade da sua calopsita é o ambiente e a criação que você dá para ela.

Tipos de calopsita: saiba mais os principais

São muitas as cores de calopsita. Afinal, tanto na natureza quanto em cativeiro, nada impede o aparecimento de calopsitas com mutações raras que resultem em alterações específicas na coloração dos pássaros.

tipos de calopsitas

Dito isso, quando o assunto são tipos de calopsita, em geral, estamos falando das cores mais encontradas em pets de cativeiro. A seguir, conheça os principais:

  • Calopsita comum: é a tradicional calopsita com rosto amarelo e bochechas laranjas bem marcadas. Pode ser subdividida em diferentes tipos, de acordo com a coloração do restante do corpo, como lutina (branco), cinza, canela (cinza amarronzado) e pérola (cinza com pintas brancas);
  • Calopsita de cara branca: é facilmente reconhecida por não apresentar os tons de amarelo e de laranja típicos das calopsitas comuns. Em vez disso, o corpo delas é quase todo cinza, e a cara é branca, sem a famosa bochechinha,
  • Calopsita albina: ainda mais diferente que a de cara branca, a calopsita albina não tem melanina. Por isso, ela é inteiramente clara, com olhos avermelhados e pés rosados. Também não tem as bochechas alaranjadas.

Como dito antes, na hora de escolher uma calopsita canela ou qualquer outra, vai da sua preferência, já que os cuidados são os mesmos.

Isto é, gaiola limpa, espaçosa e longe de correntes de vento e enriquecimento ambiental. Além de alimentação balanceada com rações específicas, quantidade adequada de exercícios e check-ups regulares no veterinário.

Ah! Já que falamos em alimentação, a Dra. Mariana alerta que, diferente do que acontece com passarinhos vermelhos, os alimentos não interferem na coloração da calopsita.

Por isso, se a sua amiga tem a cara e as bochechas mais clarinhas é porque ela é uma calopsita comum. “A coloração está relacionada somente com a genética, ou seja, com a cor do pai e da mãe”, diz a especialista.

tipos de calopsitas passaros

Ainda assim, garantir uma boa nutrição para o seu pet é fundamental para deixá-lo sempre bonito e saudável. Visite a Petz mais próxima a você, onde é possível encontrar diferentes de opções de ração Premium feitas exclusivamente para elas!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog