5 tipos de pássaros menos conhecidos para ter em casa

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 4, 2019

Aves
5 tipos de pássaros menos conhecidos para ter em casa
Tempo de leitura: 3 minutos

As aves estão entre os animais mais diversos do planeta. Ao todo, são mais de 18 mil tipos de pássaros, com diferentes cores, tamanhos e formatos. E, algo muito legal, é que o Brasil é considerado o segundo país do mundo com o maior número de variedade, com quase 2 mil aves diferentes vivendo por aqui.

Já quando o assunto são tipos de pássaros de estimação, a diversidade é bem menor. A prova disso é que muitos só lembram das calopsitas e dos periquitos na hora de levar uma penuda para casa. Mas, você sabia que existem diversas outras espécies liberadas pelo IBAMA? Conheça cinco delas a seguir:

1. Diamante de Gould

Na lista das espécies de pássaros para ter em casa, o Diamante de Gould se destaca por suas cores bonitas e vibrantes. Originário da Oceania, pode ter a cabeça preta, vermelha ou laranja, com o restante da plumagem que varia em tons de azul, roxo, amarelo, preto e verde. Os machos tendem a apresentar coloração mais viva que das fêmeas.

Apesar da beleza inegável, o Diamante de Gould não gosta do manuseio humano. Mas nem precisa! Afinal, um dos maiores prazeres de quem convive com a espécie é admirar seus voos em gaiolas espaçosas, assim como a relação dela com outras aves, já que vivem bem com outras espécies e são uma ótima opção para se ter em viveiros.

2. Diamante Mandarim

Também originário da Austrália, o Diamante Mandarim tem cores mais discretas, mas chama atenção por seus padrões, que incluem penas zebradas e pontilhadas. Sem contar o contraste das penas cinzas com a bochecha alaranjada, presente em muitas espécies de pássaros filhotes e adultos da espécie.

Inteligente e companheiro, gosta de viver em grupos grandes. Mas, para isso, é fundamental ter uma gaiola espaçosa para abrigar todos os indivíduos, pois, caso contrário, ele poderá se tornar agressivo e estressado. Também em relação à gaiola, eles se adaptam melhor às horizontais e gostam muito de poleiros onde possam exercitar as patas.

3. Lóris

Ainda que lembre muito as nossas araras e maritacas, o Lóris também não é uma ave brasileira. Originário da Oceania e do sudeste asiático, ele ganhou espaço como ave de estimação no mundo todo graças às suas cores exuberantes e seu temperamento. É ótimo para quem gosta de aves brincalhonas e afetuosas.

Isso porque, diferente das duas espécies de mandarim, o Lóris é um psitacídeo que adora aprender truques. Se acostumado a isso desde cedo, pode até mesmo andar por aí nos ombros do tutor. Por serem muito ativos e gostarem de acrobacias, precisam de um viveiro espaçoso e com poleiros.

4. Coleirinho

Entre os mais conhecidos tipos de passarinhos pequenos, está o simpático Coleirinho, uma ave típica da região central brasileira e presente também em países vizinhos da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai. Na aparência, são famosos por seu “colar” preto e branco em volta do pescoço.

Bastante sociável, gosta de conviver com outros pássaros da mesma ou de outras espécies, sendo uma ótima opção para viveiros. No entanto, como todos os tipos de aves, precisam de uma gaiola espaçosa para ficarem saudáveis e livres de estresse.

Aliás, no caso dos coleirinhos, garantir o bem-estar deles significa poder aproveitar uma das melhores qualidades deles, já que são ótimos cantores, como os canários.

5. Agapornis

Mais um psitacídeo colorido para a lista, o Agapornis também é conhecido por seu apelido carinhoso: papagaio do amor. Isso, graças a seu comportamento monogâmico. Uma vez que encontra seu par, a espécie permanece com ele durante a vida toda. Por isso mesmo, é recomendado ter sempre um casal.

Originário da África, é inteligente e brincalhão, podendo aprender a imitar a voz humana, ainda que nunca chegue a falar. Quanto à gaiola, ela deve ser espaçosa e ter bastante entretenimento, com brinquedos e poleiros. Esse espaço ainda deve ser resistente para aguentar às fortes bicadas do pássaro.

Gostou de conhecer outras espécies de aves que é possível ter em casa? Visite a Petz mais próxima a você para ver esses e outros tipos de pássaros!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *