Aves

Venda de psitacídeos: saiba como ter um de forma legal

Publicado em 08 de maio de 2018

Tempo de leitura: 4min

Deseja ter um psitacídeo em sua casa, mas não sabe como fazer isso de forma legal? Confira as nossas dicas e adquira o seu de um jeito seguro!

Coloridos e falantes, os papagaios já fazem parte dos animais de estimação mais queridos de muitas famílias brasileiras. No entanto, para ter um bichinho desse em casa, são necessários alguns cuidados, já que a compra ilegal dessas aves infelizmente é bem comum. Por isso, nós vamos falar um pouquinho sobre a venda de psitacídeos, para que você consiga comprar esse companheiro tão especial da forma correta.

Infelizmente o tráfico de aves está cada vez maior, pois muitas pessoas retiram esses bichinhos do seu habitat natural e tentam ganhar dinheiro ilegalmente, vendendo-os em mercados clandestinos — principalmente pela internet — e em feiras que não são aprovadas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

As vítimas dessa venda ilegal não se resumem aos papagaios e araras, como muitos acham. As maritacas, os periquitos verdes e as jandaias — que também são classificados como psitacídeos — também podem sofrer com o tráfico de aves, passando por maus tratos, más condições de vida e de saúde.

Como comprar aves legalmente?

Os psitacídeos são aquelas aves inteligentes e com o raciocínio mais desenvolvido comparado às outras. Você sabia que um papagaio chega a ter o nível de fala igual ao de uma criança de 5 anos? Pois é! Devido a toda essa inteligência e suas penas de cores fantásticas, os psitacídeos são alvos de diversos criminosos, que pensam apenas em lucros e não ligam para a qualidade de vida dos pássaros e muito menos para o funcionamento da natureza.

Por esse motivo, é necessário saber como comprar aves legalmente. Em boa parte dos casos, esses bichinhos podem ser adquiridos em criadouros e lojas legalizadas, onde são criados com muito amor, carinho e diversos outros cuidados, até que possam fazer parte de uma família.

pscitacideos venda ilegal

Esse locais  são fiscalizados pelo IBAMA e as aves desses estabelecimentos possuem  um selo do instituto, uma identificação individual e permanente, que aprovam a reprodução e origem legal mesmos.

Por terem sido criadas em cativeiros — ao invés de retiradas da natureza —,  essas aves também possuem um comportamento mais tranquilo e irão se adaptar com mais facilidade a sua casa. Lembrando que o mais importante é: na hora de escolher um criadouro, é necessário saber se ele é legal.

As aves que não são reproduzidas dentro do próprio criadouro, em alguns casos, são resgatadas após abandonos, ou então de alguma prática de venda ilegal.

A venda, a aquisição, a caça, o cárcere e o transporte de animais silvestres sem regulamentação são crimes ambientais, previstos na Lei 9.605/98, com pena de prisão de 6 meses a 1 ano e multa.

O que exigir na hora de como comprar um papagaio?

Para saber se o criadouro ou pet shop está realizando a venda de papagaio legalizada é necessário exigir a licença da loja pelo órgão competente e a Nota Fiscal com a identificação individual no animal. Ela será a segurança e o documento que afirma que o pet foi adquirido de forma legal.

Além disso, é essencial que todos os dados da organização — seja ela uma loja ou criadouro — estejam na nota fiscal de compra do pet. Essa é uma outra forma de ter a certeza que o local é de confiança.

Como saber se a venda de papagaio legalizada ocorre no local em que quero comprar?  

v64dv6u

Quer ter a certeza de que o local está realizando a venda de psitacídeos corretamente? Uma ótima forma é entrando em contato com o IBAMA  ou um órgão estadual competente da sua região para saber essa informação. Você pode entrar no site do instituto, ou então contatá-los pelo telefone: 0880-61-8080.

Adquirindo o seu companheiro — seja ele papagaio, maritaca, arara ou qualquer outro tipo de psitacídeo — seguindo as regras, você terá a tranquilidade em criar um bichinho próprio para isso, sem alterar ou prejudicar o ecossistema brasileiro.

Gostou das dicas? Então continue ligado no Blog da Petz, que sempre está recheado de novidades para você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog