Aves

Calopsita pode comer alface? Descubra se é possível servir uma deliciosa salada para ela!

Publicado em 23 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

A alface é o elemento coringa para qualquer salada. Vinda do Mediterrâneo, é uma verdura que conquistou o mundo todo e é usada por humanos como alimento há milênios. Mas entre as nossas amigas aves, será que ela é uma comidinha tão amada também? Será que calopsita pode comer alface?

calopsita em cima da gaiola

Para cuidar de nossas amiguinhas de penas corretamente, é muito importante levar em conta o que as calopsitas podem comer. Isso porque nem sempre um alimento que é gostoso e faz bem para o organismo dos humanos terá o mesmo efeito benéfico para as aves. Entenda melhor a seguir!

A alimentação das calopsitas

Você provavelmente já ouviu falar por aí que aves comem de tudo. É muito comum, inclusive, ver tutores oferecendo quaisquer alimentos que estão consumindo no momento para as calopsitas, dividindo a refeição. No entanto, não é bem assim que funciona: na verdade, isso pode gerar graves consequências para a saúde delas.

Isso porque, para criar a alimentação para calopsita ideal, é preciso primeiro levar em conta a comida base da ave, que é a ração. Seja farinhada ou extrusada, essa comidinha vai ser o elemento principal da dieta da ave, pois contém todos os nutrientes necessários para mantê-la saudável.

Por isso, antes de se perguntar se calopsita pode comer alface, lembre-se de sempre considerar a ração prioridade. Isso não significa, é claro, que não é possível complementar a alimentação da penuda com alguns petiscos saudáveis. Isso é encorajado!

De fato, as calopsitas não só amam um petisco natural como isso pode ajudar a manter a saúde delas. Por outro lado, não são todos os alimentos que vão oferecer benefícios a elas. Dessa forma, conhecer o que calopsita come além de ração também é um desafio para os tutores.

Alface é permitida?

Uma coisa que a maioria dos tutores já sabe ou, pelo menos, imagina, é que alimentos ultraprocessados não são permitidos como petiscos para as penudas. Assim, a maioria prefere escolher comidinhas naturais, como frutas e verduras que consomem no dia a dia.

A alface tem uma grande presença na alimentação diária do brasileiro, por isso, é muito comum que tutores tendam a oferecê-la para as aves também. Por isso, se a sua dúvida é se calopsita pode comer alface, talvez se surpreenda com a resposta: este não é um alimento recomendado para elas.

Mesmo que a verdura seja muito benéfica para o organismo nos humanos, ajudando a saúde do metabolismo e com altos poderes detox, o mesmo não se aplica às calopsitas. A alta concentração de água da alface tem grande efeito diurético, o que pode gerar diarreias no pet.

Se não tratada corretamente, o quadro de diarreia pode evoluir para outros problemas de saúde na calopsita. Por isso, evite ao máximo que a sua penuda tenha acesso à verdura e ofereça outros tipos de petiscos dentro do que a calopsita pode comer.

Minha calopsita comeu alface, e agora?

Se, por algum acidente, a sua calopsita comeu alface, não se desespere. Se foi uma quantidade pequena de alimento, observe a textura do cocô da sua amiguinha da próxima vez que ela for fazer as necessidades.

Se a textura estiver normal, continue observando a ave e os dejetos dela até se certificar de que o alface não teve efeito no organismo dela. Já se a calopsita apresentar sinais de diarreia ou a quantidade de alface ingerida foi grande, leve-a o quanto antes ao médico-veterinário.

O profissional poderá analisar a situação e fazer os exames necessários para garantir que nenhuma consequência grave afete a saúde da ave. Se necessário, é possível que ele indique alguma mudança na dieta ou até mesmo o uso de medicamentos.

calopsita na gaiola

Petiscos permitidos para calopsitas

Mesmo que a alface não faça parte da alimentação ideal para calopsitas, ainda existe uma série de outros petiscos que podem ser oferecidos às penudas. Se for ideal para você, em lojas como a Petz você encontra petiscos feitos especialmente para suas amiguinhas de penas.

Já se você preferir um petisco natural, essa também é uma ótima opção. Entre as frutas e verduras que as calopsitas podem comer, estão:

  • agrião;
  • banana;
  • cenoura;
  • pepino;
  • maçã;
  • couve.

Lembre-se de sempre escolher alimentos orgânicos livres de agrotóxicos para não correr o risco de intoxicar a sua amiguinha. Além disso, faça o preparo de cada alimento corretamente. Maçãs, por exemplo, não podem ser servidas com as sementes.

Outro ponto importante é reforçar que esses alimentos são petiscos e devem ser oferecidos esporadicamente. Dessa maneira, procure incluí-los na dieta da sua ave de duas a três vezes na semana, ou de acordo com a recomendação do médico-veterinário. Em caso de dúvidas, sempre consulte o especialista!

alface em um bowl vermelho

Se você gostou de aprender se calopsita pode comer alface ou não, vai adorar todos os outros conteúdos que nós disponibilizamos aqui, no blog da Petz! São vários textos feitos para que você possa oferecer os melhores cuidados para suas penudas. Aproveite a visita e explore!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog