Aves

Calopsita pode comer repolho? Descubra!

Publicado em 26 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Muita gente se pergunta se calopsita pode comer repolho. Assim como outros alimentos que os humanos comem, é normal querer compartilhar um alimento diferente, com sabor e texturas novos como petisco para o pet. 

Repolho

No entanto, é muito importante lembrar que nem tudo pode ser oferecido a eles, por serem tóxicos aos seus organismos. Por isso, o melhor é se informar por meio de pesquisas e até mesmo com o médico-veterinário para não errar na hora de alimentar a ave.

Para te ajudar a entender o que calopsita pode comer e se repolho está entre esses alimentos, é só continuar a leitura. Ao final, você terá opções diferenciadas para a dieta do animal.

Como alimentar uma calopsita?

Não há como negar que a alimentação ideal para calopsita deve ter como base uma boa ração extrusada, indicada para a espécie.. Isso, claro, depois de ser domesticada. Porém, precisamos considerar que o animal já viveu na natureza selvagem e tinha que buscar o próprio alimento.

As populações selvagens de calopsitas se alimentam basicamente de grãos/sementes de gramíneas podendo eventualmente utilizar como recurso alimentar algumas frutas e pequenos insetos. 

Com a domesticação da espécie, o tutor tem a opção de fazer uma alimentação apenas baseada em ração, que oferece todos os nutrientes que a ave precisa, mas também pode diversificar.

A chamada “alimentação natural” ganhou espaço entre várias espécies. Ela consiste em oferecer frutas, verduras e legumes como alimento aos pets. É interessante, mas precisa de alguns cuidados que te mostraremos a seguir.

Como oferecer alimentação natural à calopsita?

Quando falamos em alimentação, queremos mostrar o que calopsita come além de ração. Várias frutas e verduras são muito bem-vindos e podem ser oferecidas sem problemas para o animal. Mas é sempre importante conferir a porção diária. 

Antes de começar, pense se você vai querer oferecer a alimentação natural como única forma de comida do pet ou se será um complemento. Há tutores que também dão essas frutas e verduras em brincadeiras ou como recompensa por bom comportamento. 

Caso você queira introduzir como única forma de alimento da ave, o melhor é consultar um profissional para que ele informe as quantidades corretas, bem como a porcentagem de cada grupo nutricional. Assim, você consegue oferecer uma dieta balanceada à ave.

Lembre-se: todos os alimentos que você oferecer ao seu pet devem ser frescos. Isso estimula a alimentação e promove o interesse pela comida. Se a calopsita não conseguir comer a porção toda, retire a comida da gaiola e guarde ou sirva porções menores das próximas vezes.

Perfil de calopsita

No entanto, quem procura alimentos diferentes para servir e se pergunta se calopsita pode comer repolho e se o alimento pode estar na alimentação natural, a resposta é não. A escolha de folha não é a melhor, e te contaremos a seguir o motivo. 

Por que não oferecer repolho para calopsita?

Agora que você descobriu que repolho não está entre o que calopsita come em uma dieta saudável, é interessante saber o motivo da contraindicação. Na composição do repolho não há nada que vá causar uma intoxicação no momento da ingestão. Porém, podem  ocorrer distúrbios relacionados ao metabolismo do cálcio a longo prazo.

Além disso, quando alguém te perguntar se calopsita pode comer repolho e você contar que não, acrescente a informação que o periquito também não deve comer essa folha. Nesse caso, o motivo está mais ligado à ave não conseguir digerir bem o alimento. Já os canarinhos podem comer sem medo.

Viu que nem todas as aves são iguais? Muitos tutores confundem e acham que os hábitos e a alimentação podem ser os mesmos, mas esse é um grande engano. Cada espécie tem suas necessidades e, claro, suas restrições. Por isso, reforçamos a importância da busca por informação com um especialista antes de qualquer coisa.

Quais alimentos calopsita pode comer?

Agora que você sabe se calopsita pode comer repolho, é hora de saber quais alimentos podem ser oferecidos sem medo ao seu pet. Existem várias opções, mas também proibições. 

Por exemplo, calopsita pode comer banana e maçã tranquilamente. Entre outras frutas apreciadas pela espécie podemos citar: pera, morango, mamão, goiaba, manga, pêssego, melão e melancia.

Há tutores que também gostam de oferecer um mix de sementes à ave. Quem quiser seguir a ideia pode misturar sementes de girassol, aveia, arroz com casca, de alpiste e painço. O ideal é que, na mistura, o painço componha metade da porção servida.

Legumes e frutas também despertam o interesse das calopsitas. Brócolis, espinafre, cenoura, pepino, pimentão, couve, couve-flor, chicória e acelga são as favoritas da espécie. No entanto, para preservar o sabor e a textura, precisam estar sempre frescas.

Quais comidas não oferecer à calopsita?

Por outro lado, existem alimentos proibidos para calopsitas. Chocolate e abacate podem fazer muito mal e causar intoxicação alimentar à ave. Há casos em que as comidas afetaram a saúde do pet e o levaram a óbito. Por isso, anote aí mais algumas proibições:

  • alho e cebola;
  • bebidas alcoólicas;
  • biscoitos e bolachas;
  • café;
  • doces;
  • feijão cru;
  • massas;
  • mel;
  • temperos;
  • repolho;
  • pão;
  • sal;
  • sementes de frutas.

Calopsita em mão de tutor

Engana-se quem pensa que calopsita pode comer repolho e que o alimento é inofensivo para essa ave. Agora que você sabe o que pode oferecer, mas achou complicado porcionar os nutrientes, conte com as rações para aves que a Petz vende. Com a gente, o pet tem sempre o melhor!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog