Aves

Canários: pequenos no tamanho e grandes na cantoria

Publicado em 27 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Originários das Ilhas Canárias, na Costa Africana, os canários começaram a ser exportados para a Europa por volta de 1500. Graças a seu canto, eles conquistaram famílias nobres, ganharam a população geral e, atualmente, estão entre os pássaros mais conhecidos e populares do mundo.

canarios

Tanto é que, no Brasil, é comum ouvir falar deles em expressões como “cantar como um canarinho”, e até no futebol, com nossa seleção “canarinho”. Mas será que você conhece bastante sobre os canários?

Espécies de canários

São muitas as espécies de canário conhecidas. Só no Brasil, já foram registradas oito espécies nativas: saí-canário, canário-andino-negro, canário-da-terra-verdadeiro, canário-do-amazonas, canário-do-brejo, canário-do-campo, canário-do-mato e canário-rasteiro.

No entanto, a espécie mais popular em cativeiro é o canário-belga, também chamado de canário-do-reino. O canário belga é a única espécie de canário considerada doméstica. Ela também não exige autorização do IBAMA para ser criada em casa, por ser um animal exótico originário das Ilhas Canárias.

Alimentação do canário

O que o canário come? A máxima válida para todas as aves domésticas é verdade também no caso dos canários: o famoso mix de sementes é muito pobre em nutrientes!

Por isso, para garantir uma alimentação balanceada, o ideal é optar por raçãoextrusada, específica para canários, composta por ingredientes como aveia, linhaça, ovos, milho, mel, frutas secas, entre outros. Esses alimentos são oferecidos em quantidade que fornecem todos os nutrientes necessários para o pássaro se desenvolver forte e saudável.

Alimentando o canário filhote

Se você tem em casa um canário filhote para cuidar, saiba que a alimentação dele é um pouco mais complicada. É possível preparar uma espécie de papa em casa mesmo, utilizando ingredientes como farinha de rosca, mel, ovo, levedura de cerveja e negrillo.

No entanto, o ideal mesmo (e mais prático) é usar os alimentos comerciais em pó. É só misturar na água morna e oferecer ao pet. A quantidade diária e frequência de administração são recomendadas pelo próprio fabricante.

O que filhote de canário come além da papa? O filhote recém-nascido só precisa da papa, mas, conforme ele vai crescendo, já é possível deixar à sua disposição a ração extrusada. Assim, ele facilmente se adaptará a essa alimentação.

As folhas de verduras, como couve, rúcula, escarola, agrião, almeirão e chicória, são as preferidas da ave e já podem ficar também à disposição do filhote. Com o tempo, ele vai dar umas bicadinhas e apreciar o seu sabor!

Qual a raça de canário que mais canta?

Sabe qual canário canta mais? Todos os canários são excelentes cantores, mas a raça Harzer Roller possui o canto mais melódico e agradável de todos. Ele é um dos canários mais esguios que existem.

O Harzer Roller também é o que mais consegue imitar as outras aves. Seu canto possui quatro estrofes e é bastante alto. Uma curiosidade: ele é um tipo de canário-belga.

canarios

Sabia que os canários são muito inteligentes e podem aprender truques?

Os psitacídeos (papagaios) não são as únicas aves domésticas capazes de aprender com o reforço positivo! Bastante curioso e inteligente, o canário-belga memoriza truques e pode impressionar.

Entre as façanhas mais divertidas desempenhadas por eles estão brincar com bolinhas e até voar em sua direção. Para facilitar o aprendizado, acostume o pet à interação desde cedo.

Além disso, procure fazer sessões de treinamento curtas e sempre em momentos em que o pássaro estiver relaxado. Lembre-se de que as aves se estressam facilmente.

Existe um canário que é vermelho

Quando pensamos nos canários domésticos, logo lembramos da cor amarela. Mas sabia que existe uma variação de coloração avermelhada? Conhecido como canário-vermelho, ele é uma variação do canário-belga.

Acredita-se que sua cor tenha vindo do cruzamento com o pintassilgo-da-venezuela. Embora os cuidados com ele sejam muito parecidos com os do canário-belga amarelo, sua dieta deve ser rica em betacaroteno. Do contrário, o passarinho pode perder sua coloração original.

Comportamento dos canários

Os canários são animais extremamente ativos. Quem tem um sabe que ele fica pulando de um poleiro a outro, sem se cansar. Para, come e volta a pular. Desce e bica o que puder. Ufa, ele é incansável!

Por isso é tão importante que ele tenha distrações e companhia o tempo todo. Na natureza, vivem em bandos de cerca de 30 indivíduos que se socializam, se limpam, se unem em pares, defendem muito bem seu território, onde descansam e se alimentam.

Assim, quando em cativeiro, a ave precisa de distrações. O enriquecimento ambiental é essencial para a boa saúde física e mental do penudo, tornando-o menos suscetível às doenças.

O que é enriquecimento ambiental?

Trata-se de um conjunto de estímulos ambientais que favorecem o comportamento natural do animal. Se não for realizado e associado ao tédio de uma vida monótona, a ave pode desenvolver comportamentos estereotipados (anormais e repetitivos), como os de alguns animais de zoológico, que não param de andar em um mesmo trajeto.

As práticas do enriquecimento ambiental visam estimular a ave de forma física, sensorial, alimentar, social e cognitiva. Assim, introduza na gaiola brinquedos, obstáculos, alimentos escondidos e pequenas banheiras para seu banho.

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouquinho mais sobre os canários! Para quem pensa em ter um em casa, vale reforçar que esses pássaros precisam muito de voar.

canarios

Sendo assim, a gaiola para canários precisa ser espaçosa, alta e com alguns poleiros. Encontre todos os acessórios que você precisa em nossa loja on-line ou na Petz mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog