Espécies

Canto dos pássaros: 8 fatos para aprender tudo sobre!

Quem nunca admirou o belo canto dos pássaros? As melodias cantadas por eles estão entre os mais belos sons da natureza! Sua sonoridade incrível conquista até mesmo quem não é fã de aves. Contudo, por mais que todo mundo já tenha curtido as notas cantadas por um passarinho, elas ainda geram muitas dúvidas.

Por que as aves cantam? É uma prática exclusiva dos machos? Para que servem esses cantos? Se você busca a resposta para essas perguntas, está com sorte! Separamos oito fatos incríveis sobre o canto dos pássaros!

1. O canto de pássaro tem diferentes funções

Ninguém consegue ignorar um belo canto de pássaros, não é mesmo? E quando lembramos que as aves são pequenas e delicadas, é comum imaginar a função do canto. Afinal, a maioria dos animais menores prefere se esconder do que chamar toda a atenção para si.

Então por que os pássaros cantam? Bom, de acordo com estudos, na natureza, as músicas estão associadas principalmente a duas atividades: chamar a atenção do sexo oposto ou afastar predadores.

Claro, algumas espécies cantam por motivos distintos. No entanto, na maioria das vezes, o canto de pássaro é um galanteio ou uma provocação. De uma forma ou de outra, um passarinho cantando realmente quer ser o centro das atenções!

2. Pássaros têm sotaque

Você pode até não perceber, mas as aves também têm sotaque! Por isso, aves de uma mesma espécie terão um canto semelhante. No entanto, especialistas estudaram o canto de pássaro silvestres e de outros exemplares de diferentes locais e, a partir dessa pesquisa, descobriram que o canto pode variar em alguns aspectos!

3. Um passarinho cantando é, na maioria das vezes, um cavalheiro

Este é um fato já bastante conhecido entre os amantes das aves. Entre os pássaros cantantes, na maioria das vezes, é o macho o responsável pelas belas músicas que ouvimos.

O canto dos pássaros é, geralmente, um galanteio feito pelo macho para atrair fêmeas para reprodução. Algumas espécies de fêmeas podem abrir o bico e soltar belas melodias, mas esta é uma raridade no mundo animal.

4. Os pássaros precisam aprender a cantar

Pode até não parecer, mas os pássaros também precisam aprender a “cantar como passarinhos”. Apesar da capacidade natural das aves, elas não nascem já sabendo cantar.

Para poderem reproduzir com maestria a melodia característica de sua espécie, elas precisam, antes, aprender com um pássaro mais velho. Por isso, é muito comum que os tutores coloquem gravações de pássaros cantando próximas ao seu pet. É uma maneira de ensinar seu amigo voador a cantar.

5. Os pássaros podem aprender outras canções

E não é só a canção típica de sua espécie que os pássaros cantores aprendem. Algumas espécies são especialistas em reproduzir sons e podem, inclusive, adaptar parte da melodia de outra ave.

Essa é uma prática comum em espécies migratórias. Como voam para diferentes regiões, ficam com um repertório bastante vasto. Assim, seu canto de passarinho será variado e com diversas interpretações e adaptações de outras músicas.

6. Existe um órgão especial para o canto

A vida não é fácil para um cantor. Mesmo os mais talentosos precisam treinar e ensaiar para se tornarem grandes profissionais. Entretanto, para os pássaros o caminho é mais fácil. Algumas aves possuem um órgão especial chamado siringe, dedicado exclusivamente à vocalização.

As espécies com siringe são consideradas pássaros cantores. No entanto, não é porque a ave é considerada cantora que ela irá cantar bem. Pássaros como o ganso, pato e cisne são considerados cantores, pois possuem a capacidade de vocalizar. Seu canto, no entanto, está bem longe de ser uma música para nossos ouvidos.

7. As composições dos pássaros são muito complexas

Os pássaros não são apenas excelentes cantores. Nossos amigos voadores também são ótimos compositores. Estudiosos do canto dos passarinhos explicam que algumas espécies possuem melodias muito complexas, com diversas notas em apenas alguns segundos.

As características da siringe – órgão especial para o canto – permitem que algumas espécies cantem mais de uma nota ao mesmo tempo. Esse tipo de habilidade é quase exclusiva dos pássaros e é muito difícil de ser reproduzida.

8. Pássaros só cantam quando estão saudáveis

Cantar é algo natural para algumas espécies de pássaro. Elas cantam sem precisar de treino ou de estímulo, já que elaborar belas melodias é algo comum para elas. Porém, veterinários especialistas na área reforçam: os pássaros só cantam quando estão saudáveis.

Caso o pet esteja com um problema de saúde, fome, sede ou estresse, ele não irá cantar. Por isso, tutores que desejam ouvir o canto dos pássaros devem oferecer boas condições para seu amigo, como um espaço confortável. Gaiolas pequenas ou sujas também atrapalham, pois a ave pode ficar depressiva.

Lembre-se de que aves, assim como outros pets, precisam de carinho e atenção. Com um pet voador feliz e saudável, você poderá admirar o belo canto dos pássaros!

Nossos amigos voadores ficam ainda mais interessantes quando conhecemos esses 8 fatos sobre canto de pássaro! Precisa de produtos para sua ave doméstica? Aqui, no Pet Shop on-line, você encontra gaiolas, ração, brinquedos e tudo o que precisa para deixar sua amiga voadora ainda mais contente. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Share
Published by
Petz

Recent Posts

ESPÉCIES ENDÊMICAS

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

16 horas ago

O QUE É O IBAMA

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

16 horas ago

GATO PODE COMER KIWI

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

16 horas ago

O QUE É POLINIZAÇÃO

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

16 horas ago

O QUE FAZER COM OS ANIMAIS NA ENCHENTE

Prevenção: Preparando-se para possível enchente Quando se trata de se preparar para possíveis inundações, é…

16 horas ago

GATO PODE COMER ABOBRINHA?

Os gatos são conhecidos por sua seletividade alimentar e muitas vezes são vistos como carnívoros…

16 horas ago