Espécies

Como criar peixe betta: aprenda a interagir com seu peixinho!

Publicado em 06 de dezembro de 2019

Tempo de leitura: 5min

No mundo do aquarismo, o peixe betta é o campeão de popularidade! Bonito e de fácil trato, é uma das espécies favoritas entre os aquaristas iniciantes. No entanto, não é só a praticidade que conquista os tutores: o peixe betta também pode ser uma ótima companhia. Aprenda como criar peixe betta com dicas simples!

como criar peixe betta aquario

Muito inteligente, o peixe betta é interativo e divertido. Com certo treino e alguns cuidados, brincar com esse peixinho será uma ótima maneira de se aproximar do seu pet. Se você é um dos sortudos a ter um peixe betta em casa, continue lendo e aprenda como brincar com seu amigo!

Criação de peixe betta

Esse animal é considerado de fácil trato e é muito indicado para quem deseja iniciar no mundo do aquarismo. Assim como todo pet, porém, ele também precisa de alguns cuidados essenciais. Se você está com dúvidas sobre peixe betta e como cuidar, basta seguir as recomendações abaixo.

Temperatura e pH

É importante lembrar que, apesar de a criação de bettas ser mais simples, eles ainda precisam de filtro e termômetro. Assim como outras espécies, eles necessitam de água tratada, regulada e livre de impurezas.

Consulte um especialista e saiba como criar peixe betta em aquário da melhor forma possível. Substâncias como amônia, nitritos e nitratos podem prejudicar a saúde dele. Por isso, não deixe de oferecer o melhor para seu amigo nadador!

Espaço

Especialistas também lembram que esse peixinho precisa ter um espaço adequado. Muitos acreditam que o peixe betta vive bem em aquário pequeno, porém, profissionais do segmento recomendam, no mínimo, um aquário de 15 litros. E lembre-se: quanto mais espaço, mais você terá um aquário saudável!

Alimentação

A alimentação dessa espécie deve ocorrer três vezes por semana, em média. Assim como outros tipos de peixe, alimentar o betta mais que o necessário pode ser perigoso. Ofereça ração específica para ele e em porções pequenas e reguladas.

Comportamento

O comportamento do peixe betta costuma ser mais agressivo por ser uma espécie muito territorialista. Caso pense em ter um aquário com várias espécies, procure peixinhos mais tranquilos, como os corydoras, ottos ou tanicts.

como criar peixe betta aquario pets

Com esses cuidados e muito carinho, o seu bichinho pode encantar sua casa por até 5 anos! E, se você deseja se aproximar ainda mais de seu peixinho, basta seguir o guia abaixo.

3 truques para brincar com seu peixe betta

Muitos tutores têm dúvidas sobre como brincar com seu peixe betta. Como uma das espécies de peixes de água doce mais inteligentes, aprendem diversos truques e brincadeiras. Com o treino correto, você poderá dar instruções para seu amigo e criar laços mais fortes com ele!

Subir para a superfície

Este truque é simples e adorável. Ao colocar o dedo na água, seu amigo subirá à superfície, como se buscasse carinho.

  1. Coloque seu dedo na superfície da água;
  2. Jogue um pouco de ração para peixe;
  3. Espere o ele subir à superfície;
  4. Repita o treino durante alguns dias,
  5. Com o tempo, o peixe betta estará treinado a subir à superfície quando sentir o dedo na água!

Acompanhar seu dedo

Outro truque impressionante para saber como brincar com peixe betta é fazê-lo acompanhar o dedo. É fácil e mostra uma ótima relação com seu amigo:

  1. Suavemente, bata com o dedo no aquário;
  2. Espere o peixinho olhar para você, faça movimentos pelo aquário;
  3. Quando o betta acompanhar o dedo, recompense-o com um pouco de ração;
  4. Repita o treino por alguns dias,
  5. Após um tempo, o peixe estará seguindo seu dedo!

Passar por uma argola

Este é um truque deve ser ensinado por tutores mais experientes, já que o peixe precisa saber como acompanhar o dedo primeiro. Contudo, é certamente um dos melhores para a espécie!

  1. Prenda uma argola em uma linha;
  2. Higienize todos os produtos e tenha certeza que são seguros para peixes;
  3. Mergulhe o material no aquário;
  4. Faça o peixe seguir seu dedo, de forma que passe dentro da argola;
  5. Recompense seu amigo com um pouco de ração;
  6. Repita o treino por alguns dias,
  7. Após um pouco de prática, ele estará passando pela argola!

Cuidados ao brincar com peixe betta

Apesar de truques serem ótimos e uma boa forma de aproximar tutor e pet, especialistas lembram que é preciso ter alguns cuidados. Como a maioria dos treinamentos envolve recompensar com comida, eles não deverão ser repetitivos.

como criar peixe betta

Os truques nunca devem cansar ou estressar o peixe. Para isso, siga as recomendações abaixo.

  • Nunca ofereça muita ração para o peixe. Um ou dois flocos devem ser o suficiente. Lembre-se de que o excesso de comida é prejudicial para eles;
  • O treino deve durar, no máximo, entre 5 e 10 minutos por dia;
  • Seja paciente e calmo. Nem todos os peixes aprendem truques, e não há nada de errado com isso,
  • Converse com seu peixe enquanto faz os treinamentos. Isso vai ajudar a fortalecer seu relacionamento.

Lembre-se de que os peixes betta, assim como todos os pets, precisam de cuidado e carinho. Com água saudável, boa alimentação e muito amor, seu bichinho poderá lhe fazer companhia por muitos anos. Precisa de produto para ajudar na hora de saber como criar peixe betta? Na Petz você encontra todo o necessário. Acesse!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Como criar peixe betta: aprenda a interagir com seu peixinho!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog