Aves

Como saber se o periquito-australiano é fêmea? Saiba as diferenças entre macho e fêmea

Um dos pássaros mais comuns no país, o periquito-australiano (Melopsittacus undulatus) é divertido e bem fácil de criar. Não à toa, ele é considerado o terceiro animal de estimação mais popular nos lares brasileiros, ficando atrás apenas de cachorros e gatos. Entretanto, como saber se o periquito-australiano é fêmea?

Existem algumas diferenças bem fáceis de notar entre o periquito-australiano macho e fêmea. Para não errar na hora de escolher o pássaro que vai levar para casa, aprenda aqui como reconhecer facilmente a fêmea da espécie.

Como saber se o periquito-australiano é fêmea?

Uma das principais características que diferenciam o periquito-australiano fêmea do macho é bem fácil de notar. Quando for escolher o seu, preste muita atenção na cor da cera. A cera é aquela pele que fica logo acima do bico, também conhecida como carúncula.

Nos filhotes, a cor da cera pode ser branca ou rosa-claro. Já na fase adulta, a tonalidade costuma mudar. No periquito-australiano fêmea filhote, ela tem um tom marrom-claro ou continua branca. Nos machos, por sua vez, ela fica azulada.

Essa é a dica mais rápida e fácil sobre como saber se o periquito-australiano é fêmea ou macho. No entanto, para isso, ele precisa ser um pouco mais velho. A cor da cera costuma mudar por volta dos seis meses de vida.

Uma curiosidade é que, na época do acasalamento, a tonalidade tende a mudar novamente, assim como a característica dela. A cera da fêmea fica mais espessa e, às vezes, apresenta até uma secreção. Nos machos, ela assume um tom azul mais brilhante e forte.

Outras características físicas para prestar atenção

Tem como saber se o periquito-australiano é fêmea de outras maneiras. Apesar de a tonalidade da cera ser a característica mais marcante e fácil de identificar entre a fêmea e o macho do periquito-australiano, existem outras que você deve observar na hora de escolher o seu pássaro.

  • Penugem: as penas das fêmeas costumam ser mais finas, sedosas e mais flexíveis. Já nos machos, elas são grossas e um pouco ásperas. Em relação à cor, não há muita diferença, e ambos os sexos podem apresentar cores bem semelhantes.
  • Corpo e cabeça: as fêmeas costumam ser um pouco menores do que os machos. Eles são mais fortes e têm a cabeça um pouco maior também.
  • Patas: assim como a cor da cera, as patas do periquito-australiano fêmea costumam variar entre um tom marrom e rosa. Nos machos, a coloração é azulada. Porém, só é possível notar isso a partir do primeiro ano de vida do pássaro.

As diferenças comportamentais

Além das características físicas, há as diferenças comportamentais que podem ser observadas. No entanto, é preciso prestar um pouco mais de atenção. De maneira geral, o periquito-australiano macho costuma ser mais barulhento e cantar mais alto, especialmente na época de reprodução.

Os machos são falantes por natureza, o que os torna mais extrovertidos também. Eles tendem a socializar com mais facilidade com os seres humanos. As fêmeas, por sua vez, costumam apresentar um comportamento bem mais tranquilo em relação ao macho.

O canto delas é suave, em um tom melódico, música para seus ouvidos. Se você procura um periquito-australiano mais calmo para ter no lar, escolha sempre os periquitos fêmeas.

Os periquitos fêmeas não interagem tanto, são bastante observadores e territorialistas. Contudo, apesar da tranquilidade geral, no período reprodutivo, podem se mostrar agitados e um pouco mais agressivos.

Ajuda de um profissional

Essas dicas sobre como saber se o periquito-australiano é fêmea são valiosas. Porém, se você ainda tiver algumas dúvidas em relação ao sexo do pássaro, procure ajuda de um médico veterinário.

Conhecer um pouco mais sobre o seu pet é o primeiro passo para cuidar da saúde e do bem-estar dele de forma adequada. Agora que você já tem as dicas sobre como saber se o periquito-australiano é fêmea, que tal conhecer outros conteúdos? Explore o blog da Petz para saber mais.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça as principais doenças de pele em gatos

As doenças de pele em gatos podem atingir a população felina a qualquer momento. A…

16 horas ago

Longevidade canina: qual raça de cachorro vive mais?

O envelhecimento dos cães ainda gera muitas dúvidas entre os humanos. Não à toa, muita…

16 horas ago

Aprenda como plantar grama de semente e tenha um gramado incrível

Aprender como plantar grama de semente pode ser uma opção estratégica para quem quer economizar…

2 dias ago

Pet se lambendo é sinal de alerta: entenda o comportamento

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Ver seu pet se lambendo com frequência pode parecer…

2 dias ago

Descubra se você pode dar banho em filhote de cachorro

Você sabe a partir de quando pode dar banho em filhote de cachorro? É normal…

2 dias ago

Adoção de pets: confira dicas para facilitar a adaptação

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Muita gente me pergunta como, após a adoção de…

3 dias ago