Afinal, hamster pode comer pão? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 23, 2021

Espécies
Afinal, hamster pode comer pão? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 3 minutos

Há muitas maneiras de demonstrar carinho, sendo que uma das mais conhecidas é o gesto de compartilhar comida. Talvez por isso, uma das dúvidas mais frequentes entre tutores de hamster é saber se determinado alimento pode fazer mal para o pet. Pensando nisso, será que hamster pode comer pão

hamster pode comer pão

Os alimentos consumidos diariamente pelos humanos estão entre os que mais despertam curiosidade nos pets. Afinal, parece que basta separar um pedacinho para fazer a alegria dele. A seguir, descubra se hamster pode comer pão, um dos alimentos mais comuns no café da manhã.

Pode dar pão para hamster? 

Não é recomendado dar nenhum tipo de pão para hamster. Conforme explica a equipe técnica de animais silvestres e exóticos da Petz, os pães são preparados com sal e outros ingredientes que podem fermentar no organismo do roedor, causando gases, cólicas, e podendo levar a óbito. Por isso, nunca ofereça pão a seu amigo. 

Ainda a respeito dos prejuízos do pão para a saúde do hamster, é válido lembrar que algumas receitas são preparadas com ingredientes tóxicos para esses pets, tais como alho e cebola. Também no caso dos pães doces, o excesso de açúcar pode trazer consequências graves para o pequeno roedor. 

Lembrando que outros ingredientes frequentemente utilizados nas receitas doces também podem causar intoxicação ou quadros de intolerância alimentar, como é o caso do chocolate e de derivados do leite. Portanto, agora você já sabe se hamster pode comer pão.

Entenda por que você não deve compartilhar sua comida com o hamster

Não é só o pão que não deve ser compartilhado com o hamster. Na verdade, a maior parte dos alimentos que consumimos no dia a dia são inadequados para a alimentação dos hamster

Por serem ricos em sódio, alimentos industrializados podem provocar problemas como inchaço e aumento da pressão arterial. Além disso, o excesso de gorduras nesse tipo de alimento, assim como em bolos, frituras e outros contribui para o excesso de peso, favorecendo o surgimento de problemas a longo prazo. 

hamster pode comer pão

Entre as comidas para hamster que podem causar danos à saúde do pet de maneira mais imediata estão: cebola, alho, abacate, amêndoa, chocolate, feijão, café e batata. 

Já as comidas que hamster pode comer, mas podem causar prejuízos, como a formação de gases, estão alimentos industrializados de consumo humano, embutidos e derivados do leite. Isso porque, assim como acontece com outros mamíferos, os hamsters também vão perdendo a capacidade de digerir a lactose conforme vão crescendo. 

Conheça algumas opções de petisco para os hamsters

O fato de que você não deve compartilhar certos alimentos com seu amigo não significa que ele não possa comer nada além da ração para hamster. Pelo contrário! Para que obtenha todos os nutrientes de que necessita, é importante que o pet tenha acesso a diferentes tipos de frutas, verduras e legumes, ricos em fibras e em micronutrientes como as vitaminas.

Para servir esse tipo de alimento, é importante que ele seja bem higienizado e que tenha suas sementes removidas. Isso porque algumas sementes, como as da maçã, contêm substâncias tóxicas para o pet. Seja como for, todas elas oferecem o risco de engasgo.

Em relação aos legumes, os especialistas da Petz dizem que o melhor é servi-los crus. Entretanto, se quiser oferecê-los cozidos, utilize apenas água e vapor, lembrando-se de que você não deve temperar o alimento com sal ou qualquer outro condimento. 

Tanto no caso das frutas quanto dos legumes, é preciso remover as cascas mais duras e porosas. Além do risco de causarem indigestão, cascas desse tipo são mais difíceis de higienizar, favorecendo contaminações por micro-organismos. Agora você já sabe o que hamster pode comer!

Ofereça em pequenas quantidades

Observados todos esses cuidados, ofereça frutas, verduras e legumes sempre em pequena quantidade. Isso evita que os hamsters armazenem alimentos em suas bolsas ou na casinha, onde podem degradar e provocar intoxicações, além de atrair insetos. 

hamster pode comer pão

Gostou de saber se hamster pode comer pão? Então continue a leitura e confira outros conteúdos exclusivos desenvolvidos para te ajudar a cuidar do seu animalzinho. Confira aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *