Hamster: conheça as características deste amável pet

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 23, 2019

Espécies
Hamster: conheça as características deste amável pet
Tempo de leitura: 2 minutos

Esse pequeno roedor é um dos pets mais populares nos dias atuais e não é por acaso. O hamster é um animal naturalmente limpo e fácil de se cuidar. Ele come pouco e é fácil de encontrar nos pets shops. O mais importante de tudo: é um pet divertido e uma excelente companhia.

O hamster é um animal solitário e após cerca de quatro semanas, as mães irão guiar seus filhotes para independência. Como regra geral, hamsters não precisam, querem ou devem ter outros hamsters como companheiros, preferindo muito mais a companhia de humanos.

Hamster

As habilidades do hamster

Hamsters sabem que segurança é a chave para sua sobrevivência, assim sendo eles possuem padrões de comportamentos e sentidos aguçados que os tornam verdadeiros sobreviventes. Confira a seguir algumas dessas características:

  • Olfato aguçado: esse sentido ajuda o pequeno roedor a identificar onde, quem e o que pertence a eles. Além de ser extremamente importante para explorar os ambientes mais próximos;
  • Para compensar sua visão fraca, o hamster é equipado de bigodes que ficam em constante movimento, o ajudando a detectar obstáculos e definir melhor o espaço a sua volta;
  • Sendo “acumulador” por natureza, os hamsters passam horas escondendo, escavando e movendo pedaços de alimentos, brinquedos e sua cama para locais que eles consideram “seguros” na gaiola. Eles fazem tudo isso carregando o que puderem em suas bochechas, que dobram o tamanho de sua cabeça;
  • Seu hamster também costuma mastigar e roer. Sendo um roedor, esse pet costuma afiar e encurtar seus dentes constantemente com mastigadores, pois seus dentes da frente crescem constantemente;
  • Este é um animal de hábitos noturnos que consegue realizar suas tarefas no escuro;
  • Quando assustado, o hamster vai se esconder e se essa não for uma opção disponível, ele vai encher suas bochechas ou até mesmo se fingir de morto. Assustar esse pequeno pet não é uma boa, pois isso lhe causa estresse e ansiedade.

A rotina do hamster

Como a maioria dos animais de estimação, o hamster é mais feliz quando tem uma rotina, principalmente quando o assunto é alimentação. Além disso, manter uma rotina ajuda esse roedor a confiar mais em você – ocasionais alterações no ritmo podem deixar o hamster muito incomodado e levar a apatia.

Uma das coisas mais importantes é criar uma rotina de exercícios para o seu pet. Os hamsters precisam de atividades dentro da própria gaiola – como as rodas de corrida -, mas também fora dela – as bolas são uma ótima diversão. É sua missão ofertar ao pet diferentes brinquedos para mantê-lo entretido.

Hamster comendo sementes

Apesar de ser um animal de fácil manutenção, é importante lembrar que o hamster é um pet muito limpo, que precisa de um habitat limpo e água fresca diariamente, não podendo ser negligenciado em suas necessidades diárias. Conhecer as necessidades desse roedor é essencial para sua saúde.

Um hamster saudável não deve perder pelos. Olhos e bum bum limpos; nariz seco; dentes que não crescem demais e muita disposição são sinais de excelente saúde. Esse é seu pet ideal? Encontre tudo que seu hamster precisa na unidade Petz mais próxima a você.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *