Aves

Pássaro doméstico: descubra qual o ideal para você

Publicado em 25 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 6min

Ter um pássaro doméstico em casa é motivo para muitas alegrias. Belos e divertidos, estes pets encantam a todos e são uma ótima companhia. Porém, as aves de estimação apresentam muitas diferenças entre si.

passaros domesticos pet

Para escolher a amizade perfeita, o mais indicado é conhecer a fundo nossos amigos voadores. Continue lendo para aprender sobre pássaros domésticos e como optar pelo ideal para você!

Pássaro doméstico: Periquito australiano

  • Tamanho: 18 cm;
  • Expectativa de vida: 15 anos,
  • Características: divertido, inteligente e falante.

Dentre os tipos de pássaros domésticos, é o campeão de popularidade no Brasil. Os periquitos possuem beleza e muita personalidade, além de terem conquistado seu lugar como um dos pets mais amados do mundo. Segundo pesquisas, o periquito é o bichinho de estimação mais escolhido entre as aves domésticas.

Isso porque, além de lindo e muito divertido, ele se adapta a diferentes ambientes e é uma ótima companhia. Para quem busca uma ave falante, o periquito é uma excelente opção. Com treinamento e muito carinho, esse pássaro pode aprender a simular canções e até dizer pequenas frases.

São animais extremamente inteligentes e carinhosos. Gostam de brincar e precisam de muitos brinquedos para pássaros, como escadas, balanços e bolinhas. Desenvolvem uma boa relação com o tutor e gostam de passar o tempo recebendo cafunés. Um pássaro perfeito para quem busca um amigo próximo!

Pássaro para casa: Canário belga

  • Tamanho: 15 cm;
  • Expectativa de vida: 30 anos,
  • Características: dócil, independente e cantante.

Também na lista de pássaros domésticos estão os canários, que são conhecidos pelo seu canto. Essa ave é dócil e pequena, e convive bem com pessoas de todas as idades. É uma espécie mais reservada e tímida, e não tão interativa quanto o periquito.

No entanto, ela costuma desenvolver uma relação de amor e confiança com o tutor e, em alguns casos, adora receber carinho. O canário é tão querido pelos brasileiros que batizou a nossa seleção de futebol. Por causa da cor amarela, somos conhecidos como “seleção canarinho”.

Há, no entanto, canários de todas as cores, como vermelho, laranja e até azul. E apesar de sua beleza inegável, a característica que mais chama atenção nessa espécie é o seu canto.

Com um pulmão poderoso, o canário solta belas melodias que encantam a todos. Vale lembrar que o canto é mais característico dos machos. Por esse motivo, esteja bem informado antes de escolher seu pet voador.

Ave doméstica: Calopsita

  • Tamanho: 30 cm;
  • Expectativa de vida: 15 anos,
  • Características: interativa, inteligente e falador.

Inteligente e divertida, a calopsita é uma das raças de pássaros domésticos mais procuradas. De origem australiana, esse pet é um pouco maior, chegando a 30 centímetros. É conhecido por sua crista característica, que dá um ar maroto e divertido à calopsita.

São pássaros muito bonitos, e é comum encontrarmos plumagem em tons de amarelo, laranja, branco e cinza. A ave possui uma personalidade forte e muito ativa. Adora brincar e interagir com seus tutores, por isso, é recomendada para quem tem tempo disponível para interagir com ela.

passaros domesticos ave

Para os tutores de primeira viagem, especialistas recomendam investir no enriquecimento ambiental. Com brinquedos e atividades, elas não costumam depender tanto do tutor, e quando criadas em pares também ficam mais tranquilas.

São muito carinhosas e adoram se expressar. Por causa disso, a dica para estimular sua calopsita é conversar bastante com ela. Diferentemente de outras espécies de pássaros domésticos, ela não reproduz frases ou músicas. No entanto, fica muito tempo assobiando e interagindo com seu tutor.

Pássaro para criar em casa: Papagaio

  • Tamanho: 30 cm;
  • Expectativa de vida: 20 anos,
  • Características: dócil, ativo e falador.

Bonito, divertido e simpático, o papagaio é a cara do Brasil. Não é à toa que foi escolhido como personagem símbolo do nosso país: o Zé Carioca (desenho desenvolvido pela Walt Disney). Os papagaios são conhecidos por sua bela penugem de cor verde, com manchas laranjas e azuis.

Além disso, estão entre os pássaros faladores mais famosos. Com tantas características encantadoras, fica fácil entender por que o papagaio conquistou lares em todo mundo. A capacidade de falar dos papagaios é impressionante: eles conseguem repetir frases inteiras, responder perguntas e até cantar canções!

São pássaros domésticos muito ativos e precisam de brinquedos e atividades para se divertir. Especialistas recomendam que o bichinho fique a maior parte do tempo fora da gaiola, já que fica estressados quando está preso. É um pássaro indicado para quem busca um pet falador e divertido!

Pássaro doméstico: Cacatua

  • Tamanho: 40 cm;
  • Expectativa de vida: 30 anos,
  • Características: inteligente, ativa e curiosa.

Esse pássaro doméstico importado logo conquistou o coração dos brasileiros e hoje está entre os mais populares em nosso país. Com belas penas brancas e uma curiosa crista, a cacatua tem um visual inconfundível. Grande e brincalhona, é um dos pássaros domésticos exóticos indicados para quem tem mais espaço e busca um pet muito interativo.

Além do charmoso topete amarelo, as cacatuas se destacam por sua personalidade. São inteligentes e muito brincalhonas, e adoram interagir com o tutor. Além de se divertir, também gostam de carinho e de passar longos momentos recebendo cafuné dos integrantes da família.

passaros domesticos

Assim como a calopsita, são faladeiras, reproduzindo sons e assovios. No entanto, não conseguem formular frases ou palavras, como os papagaios. É uma ave indicada para tutores mais experientes, que passam momentos em casa e gostam de brincar com seu bichinho.

Cuidados especiais com pássaros domésticos

Antes de ter uma ave como as citadas acima, é sempre importante saber se são pássaros domésticos do Ibama. Verifique se é necessário ter alguma autorização especial e também quais são as melhores condições para cuidar do animal.

Para dar uma vida confortável para sua ave, não deixe de conferir os produtos para pássaros da Petz. Em nosso Pet Shop on-line você encontra tudo o que seu bichinho precisa, desde alimento até brinquedos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog