Aves

Conheça as espécies mais famosas de pássaros brasileiros

Publicado em 14 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

As belezas naturais do Brasil encantam muita gente. Nisso, podemos incluir a flora e a fauna riquíssimas no nosso território. Entre as diversas espécies existentes aqui, os pássaros brasileiros são o grande destaque para cientistas, apreciadores e turistas.

calopsita na gaiola.

De acordo com dados do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), nosso país tem cerca de 1.919 espécies de pássaros. Isso representa aproximadamente 18% de todos os tipos de aves no mundo e coloca o Brasil como um dos três países com maior diversidade no planeta.

Hoje, a Petz te convida a mergulhar mais a fundo nesse universo de cores, penas e voos altos. Conheça agora as cinco principais espécies de pássaros brasileiros. 

Beija-flor

O beija-flor é uma das aves mais conhecidas no nosso território. É uma espécie muito vista nas cidades se alimentando de néctar de flores. Esse processo acontece graças ao bico fino, comprido, e à língua bifurcada, que consegue alcançar o líquido. 

Essa é uma das menores espécies de pássaros brasileiros. A medida varia entre 6 e 15 centímetros, e o peso, poucos gramas. Mas não se engane: embora pequenos, os beija-flores podem comer a quantidade de néctar equivalente a duas vezes o peso do próprio corpo.

A espécie também está na lista de animais polinizadores. É uma das tarefas pouco conhecidas dessa ave, mas que afetaria drasticamente a diversidade da flora na ausência do beija-flor.

Calopsita

As calopsitas são muito amistosas e dóceis. Exatamente por isso, há muitos tutores que as escolhem como animais de estimação para se ter em casa. Quem tem uma, ama! Essa é uma das espécies de pássaros brasileiros mais ativas. Elas gritam, assobiam, e há tutores que garantem que elas falam alguns nomes ou palavras em uma tentativa de diálogo com os moradores da casa ou outros animais.

Em comparação com outros pássaros, as calopsitas são relativamente grandes, com cerca de 30 centímetros de comprimento. A expectativa de vida é um diferencial que ajuda na decisão da adoção do animal de estimação: elas vivem de 15 a 20 anos.

Mas não se engane: não é porque é um pássaro que a calopsita não gosta de brinquedos e diversão. Na hora das brincadeiras, aposte em itens específicos para lazer da ave dentro da gaiola, esconde-esconde de comida. Dá até para ensinar alguns comandos básicos — sim, elas entendem.

João de Barro

Outra espécie muito famosa é o João de Barro. As duas principais características desse pássaro, que o fazem tão importante para a fauna brasileira, é seu canto estridente e a capacidade de construir a própria morada.

Ele é normalmente encontrado em campos e pastagens e se destaca por sua cauda avermelhada, barriga branca e corpo em tons terrosos. Chega a medir 20 centímetros e pesar cerca de 50 gramas. 

O João de Barro é uma das espécies de pássaros brasileiros que deve ser mantida em seu habitat natural. Apesar disso, é comum ver ninhos da ave construídos em árvores de jardins nas cidades. Isso representa bem a personalidade dócil do animal e a boa convivência com o ser humano.

bem-te-vi no galho na árvore.

Andorinha

A andorinha, por sua vez, não poderia faltar nessa lista. Isso porque, em números, essa é uma das espécies de aves encontradas em maior quantidade em terras brasileiras. 

Esse pássaro se destaca não apenas em número, mas pelas características físicas. De longe, até quem não é especialista consegue identificar um voando por aí. 

As penas da andorinhas geralmente são de um tom de azul bem escuro, similar ao metálico. A cauda é separada em duas pontas e alongada, semelhante às asas. Já os bicos e patas são menores, dando a ideia de um animal delicado.

As andorinhas vivem em bando e voam ligeiramente, fazendo acrobacias mirabolantes no ar. Por isso, não se espante se você viajar para outros países e encontrar uma voando por lá. Elas fazem migrações procurando calor e alimentação, então, estão em praticamente todas as partes do mundo — só tendem a evitar desertos e regiões polares.

Sabiá

Outra ave de extrema importância para nosso país é o sabiá. Na verdade, ele é a nossa representação perante ao mundo. Em 2002, a ave recebeu o título de símbolo do Brasil pela Associação de Preservação da Vida Selvagem.

Com um canto que se assemelha muito a uma melodia sofisticada, o sabiá tem a pelagem acinzentada por todo o corpo. Mas o destaque é para o ventre, que aparece em um tom alaranjado bem forte.

O físico desse pássaro é bem semelhante para os dois gêneros, com tamanho entre 20 e 25 centímetros. Mas o macho tende a ser mais leve, com cerca de 70 gramas, enquanto a fêmea pesa em torno de 80 gramas. 

Bem-te-vi

Claro, não poderíamos deixar de lado nosso querido bem-te-vi! Ele está por todos os cantos: nas cidades, nas florestas e no campo. Com o ventre amarelo, sobrancelha branca e listra no alto da cabeça, é facilmente reconhecido pelo homem. 

Uma das grandes curiosidades da ave é que o topete dela fica visível quando ele sente que o perigo está próximo. Já nos dias bonitos e ensolarados, o bem-te-vi é um dos pássaros brasileiros que nos presenteia com um canto característico e muito bonito. 

Mas o papel de “anunciador” não para por aí. Há uma lenda em Belém do Pará que aponta que sempre que esse animal canta em um quintal, há uma mulher grávida por perto.

É uma ave de tamanho médio, com asas arredondadas, cauda e unhas mais longas. As pernas, por sua vez, são menores e fazem pouca diferença nos 25 centímetros de comprimento. 

sabiá verde voando.

Gostou de descobrir quais os pássaros brasileiros mais famosos e suas características? Alguns deles são criados como animais domésticos e merecem todo o cuidado com a acomodação, alimentação e brinquedos. Mas isso você pode deixar com a Petz! Conheça nossos produtos e dê esse bem-estar a seu pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog