Aquário

Peixe dourado de aquário: saiba tudo sobre a espécie

Publicado em 21 de fevereiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Ao mencionarmos aquarismo, a primeira imagem que virá à cabeça é a de um peixe dourado de aquário, não é? Uma das espécies mais comuns nos aquários ornamentais, o peixe dourado também é figura frequente na cultura pop. 

peixe-dourado-kinguio

O peixinho parece ser fácil de cuidar, mas, na verdade, não é bem assim. A seguir, vamos aprender tudo sobre o peixe dourado de aquário, também chamado de Kinguio!

Origem do peixe dourado de aquário

A origem dos Kinguios é frequentemente associada ao Japão. No entanto, acredita-se que os primeiros peixes dourados domésticos tenham surgido na China há cerca de 2 mil anos, a partir da carpa prussiana. Nessa época, eles eram criados em tanques e lagos ornamentais, e acreditava-se que fossem sinal de sorte e fortuna.

Diz a lenda que, no início, somente membros da Dinastia Sung podiam tê-los em seus lagos. Já a partir de 1600, a espécie chegou na Europa, de onde se espalhou para o resto do mundo, tornando-se uma das espécies mais populares nos aquários ornamentais.

Características do peixe dourado

Quem procurar por carpa prussiana na internet pode se assustar ao se deparar com um peixe acinzentado. De fato, a coloração alaranjada que conhecemos hoje — e que garante o nome popular ao Kinguio — surgiu depois, a partir de mutações e de cruzamentos seletivos.

Com tamanho que pode variar entre 10 e 40 cm, o peixe dourado de aquário tem dois pares de barbatanas duplas e outras três barbatanas únicas. Ele também chama a atenção por seus olhos grandes e esbugalhados e por não possuir escamas na região da face.

O peixe dourado de aquário cresce?

Essa é uma dúvida que muita gente tem. Afinal, é comum ver somente o peixe dourado pequeno. Mas saiba que, dependendo dos cuidados recebidos, o Kinguio pode, sim, alcançar um tamanho considerável. 

De acordo com o Guinness, o livro dos recordes, o maior peixe dourado de aquário já encontrado vivia num aquário na Holanda e tinha 47 cm de comprimento! Impressionante, não é?

Além do fator genético, o crescimento do peixe de aquário dourado depende principalmente de condições ambientais, como: tamanho do aquário, alimentação balanceada e parâmetros de água adequados, com destaque para temperatura e pH.

kinguios-aquario

Quanto tempo vive um peixe dourado de aquário?

Diferentemente do que muitos acreditam, o kinguio não é um peixe de vida curta. Pelo  contrário! Estima-se que ele possa viver entre 10 a 25 anos num aquário ornamental. Mas é muito comum ouvir falar em peixes dourados que não passaram de um mês de vida.

Isso acontece geralmente devido à falta de cuidados. Por se tratar de um peixe de baixo custo, ele frequentemente é vendido como uma opção barata e resistente para iniciantes. 

Com frequência, o peixinho é mantido em recipientes inapropriados, como o globo de vidro, sem qualquer preocupação com parâmetros da água e limpeza do aquário. Isso reduz drasticamente a qualidade e a estimativa de vida do Kinguio (e de qualquer outro peixe).

Principais cuidados com o peixe dourado

Como visto, o bem-estar e a longevidade do peixe dourado em aquário dependem de cuidados apropriados de alimentação, higiene e parâmetros da água. Mas o que isso significa na prática? Confira abaixo as recomendações para manter seu amigo saudável:

  • Alimentação: o peixe dourado tem alimentação onívora. Em casa, a melhor maneira de garantir que tenha uma alimentação balanceada é por meio de rações específicas para a espécie, que devem ser oferecidas na quantidade certa para evitar resíduos,
  • Temperatura e pH: apesar de se tratar de um peixe resistente, o ideal é manter o peixe dourado em água com pH entre 6,5 e 8, e temperatura entre 10° e 25°C.

Afinal, é realmente fácil cuidar de um peixe dourado?

É verdade que o peixe dourado é um peixe relativamente resistente, suportando melhor que muitas espécies variações de pH e de temperatura. Mas isso não significa que seja recomendado criá-lo em qualquer recipiente. 

Além de fazer a manutenção dos parâmetros da água (temperatura e pH), também é muito importante ter uma boa filtragem. Isso porque o Kinguio é uma espécie que faz mais sujeira que o habitual, o que eleva os níveis de amônia. Tanto é que essa é uma das principais causas de óbito nos aquários com peixes dourados.

Peixe-dourado-lado

Gostou de saber mais sobre o peixe dourado de aquário? Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais informações sobre suas espécies favoritas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog