Peixe molly: conheça essa bela espécie de água doce!

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 27, 2020

Aquário
Peixe molly: conheça essa bela espécie de água doce!
Tempo de leitura: 5 minutos

Resistente e de fácil trato, o peixe molly é uma das espécies mais recomendadas para aquaristas iniciantes. Mas não pense que é apenas por essas características que ele faz sucesso! 

peixe molly laranja na água

Com elegantes cores em tons brancos e pretos, esse peixe adiciona um toque de charme em qualquer ambiente, além de se relacionar bem com muitas espécies. 

Com tantas características positivas, não é de se estranhar que o peixe molly seja tão popular, não é mesmo? Gostaria de aprender mais sobre a espécie? Continue lendo para conhecer tudo sobre!

Um nome, várias espécies

Antes de falarmos mais sobre o peixe molly, é importante entender que este nome é comum para diferentes espécies. Na maioria das vezes, são originários da América do Norte ou Central, mas hoje já se espalharam por diversos países, inclusive o Brasil. 

Apesar de possuírem o mesmo nome comum, as espécies de peixe molly têm algumas características bem distintas. O tamanho, por exemplo, pode variar muito, indo de 6 cm em alguns casos até 15 cm nos maiores!  

As cores também podem ser diferentes, passando por preto, branco, verde ou azulado. No entanto, no Brasil, a espécie de peixe molly mais comum é a chamada Molinésia Negra. Por isso, é dela que vamos falar no texto de hoje!

Características físicas

Natural de água doce, o peixe molly é um fofo nadador que pode povoar diferentes aquários. Seu tamanho varia entre 4 e 6 centímetros, sendo considerado de pequeno porte. 

De acordo com especialistas, a espécie surgiu em lagos e rios da América Central, do México a Venezuela. Como o próprio nome indica, a cor mais comum é da espécie é o preto. Entretanto, é fácil encontrar peixinhos em diferentes tons, muitas vezes com manchas ou pontinhos brancos pelo corpo. 

Em alguns casos, encontramos até peixes molly completamente brancos! Independentemente da cor, são sempre espécies muito bonitas. Seu corpo é redondo e forte e suas nadadeiras são curtas. 

Com essas características, um aquarista inexperiente pode até achar que seu peixe molinésia está um pouco gordinho. Porém, seu aspecto fofo e charmoso é ótimo em qualquer aquário! Como possuem cores fortes e contrastantes, com alguns peixes molly em casa você sempre irá atrair diversos olhares admirados. 

Características do aquário

O peixe molly é uma espécie resistente que pode sobreviver em ambientes com características bem distintas. Para começar, eles aguentam uma variação muito grande de temperatura, indo de 18°C a 28°C! 

Também não são muito exigentes com a acidez, porém preferem um ambiente mais básico. O ideal é manter o pH de 7,0 a 8,5. Por fim, no quesito convivência, se adaptam bem em qualquer aquário para peixe e sempre alegram seus tutores com seu charme e beleza. 

peixe molly na água

Ou seja: não é sem motivos que o peixe molly é considerado de fácil trato. Além de fofos, eles não costumam ser uma espécie muito exigente. No entanto, isso não quer dizer que não precisam de cuidados. Para manter seus amigos nadadores felizes e saudáveis, algumas medidas são essenciais. 

Alimentação

A alimentação também não costuma ser um problema para o peixe molly. Bem humorado e comilão, ele costuma ficar satisfeito com uma ração seca comum. Lembre-se de oferecer uma ração de superfície ou de meio de aquário, já que ele não é um considerado um peixe de fundo. 

Na hora da merenda, devemos ressaltar que os pets aquáticos não comem muito, e o excesso de comida para peixe pode fazer mal. A decomposição da ração favorece a proliferação de bactérias e substâncias tóxicas. 

Para os aquaristas iniciantes que desejam dicas sobre como alimentar seus peixes, vale utilizar a regra dos dois minutos. Funciona assim: coloque um pouco de ração e conte dois minutos. Se após esse tempo ainda houver flocos na água, retire o excesso e fique de olho na próxima vez. 

Uma curiosidade sobre a alimentação dos peixes molly é que eles adoram comer algas! Como são onívoros, precisam de vegetais em sua nutrição. Por isso, é comum observá-los limpando o aquário enquanto se deliciam com as algas do vidro. 

Convivência

Na convivência, o peixe molly também ganha pontos. É uma espécie extremamente pacífica e não costuma criar problemas com quaisquer outros tipos de peixes do aquário

Inclusive, vivem bem em coletivo, e é possível criar mais de um peixe molly em um mesmo aquário. Entretanto, cuidado com a proporção de machos e fêmeas. Os meninos podem ser mais agressivos, especialmente se estiverem em excesso. 

Para evitar problemas, faça uma conta de um macho para cada três fêmeas. Dessa forma, o peixe molly viverá tranquilo e de forma harmoniosa. 

Outros cuidados

Apesar do peixe molly ser uma espécie de fácil trato, ele ainda precisa dos cuidados básicos comuns para todos os aquários. Um filtro é essencial para manter a água saudável e limpa. Dê preferência para um modelo que realize a filtragem física, biológica e química. 

Os filtros do tipo “hang on”  costumam ser uma ótima opção para aquários pequenos. Além disso, é importante manter um termômetro e termostato no aquário. Ele indicará se a temperatura está confortável para os peixes. 

Por fim, os testes de água são outro processo muito importante. Devem ser feitos regularmente, pois fornecem dados essenciais para manter um ambiente saudável para seus amigos nadadores. 

peixe molly cinza

Seguindo uma rotina de cuidados básicos, o peixe molly vive de forma confortável, trazendo muito charme para seu aquário. A expectativa de vida é de até 3 anos. 

Agora que você já conhece mais sobre o peixe molly, é hora de ter um em casa! Na Petz você encontra tudo o que precisa para aquarismo, desde espécies variadas a itens como filtro, alimentação e testes de água. Procure a unidade mais próxima e converse com nossos especialistas. Ficaremos felizes em receber sua visita! 

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *