Bem-Estar

Peixes de aquário: todos os cuidados ao escolher as espécies ideais

Publicado em 10 de abril de 2019

Tempo de leitura: 3min

O aumento do número de adeptos ao aquarismo no Brasil fez com que o mercado de peixes ornamentais crescesse nos últimos anos. Mas, você sabe como funciona a posse de peixes de aquário, como escolher a espécie certa para o seu ambiente e como cuidar do recipiente?

peixe de aquario

Por mais que pareça simples, os cuidados com o aquário vão além de alimentar os peixes e trocar a água de vez em quando.

É preciso controlar o pH, os níveis de amônia, a temperatura da água, iluminação e uma série de outros fatores muito importantes para garantir o bem-estar dos animais que ali habitarem.

Peixe-leão: uma espécie exótica e problemática

De água salgada e expectativa média de vida de 15 anos, as cores vibrantes do peixe-leão atraíram milhares de apaixonados por aquarismo ao redor do mundo.

No entanto, quando a espécie foi vista se alimentando de outros peixes de aquário e, crescendo mais do que o esperado, aquaristas passaram a abandonar o peixe-leão de forma irresponsável em rios, lagos e mares.

Assim, rapidamente, ele se tornou uma praga em alguns oceanos. Para se ter ideia, nos últimos dez anos não foram poucas as campanhas de caça ao peixe-leão com a finalidade de restaurar o equilíbrio em diversas regiões do planeta.

Por ser original dos oceanos Pacífico e Índico, o peixe não possui predadores naturais nos países banhados pelo Atlântico e tem ameaçado dizimar várias espécies que habitam na costa americana próxima ao Caribe e partes do Golfo do México.

Esse é apenas um dos resultados do descarte inadequado, que parece inofensivo, quando encarado como uma “devolução” da espécie à natureza.

Cuidados com peixes de aquário: o contraponto

Enquanto o peixe-leão retorna ao oceano, alguns peixes ornamentais chegaram a ficar ameaçados de extinção por conta da posse irresponsável.

É o caso do peixe-palhaço, que se tornou muito popular após o lançamento da animação “Procurando Nemo”, em 2003.

À época, a espécie caiu no gosto das crianças e não demorou para perceberem que o peixe-palhaço exige cuidados minuciosos. E, não é um simples peixe de aquário!

peixes de aquario

Com o tempo, os cuidados inadequados, além da captura para comercialização, geraram uma redução considerável na população geral da espécie.

Felizmente, nos dias atuais, já quase não há captura dessa espécie nos oceanos. Eles são reproduzidos em cativeiro, protegendo as comunidades de vida livre e garantindo os cuidados com peixes de aquário.

Espécies de peixes: o que é preciso saber antes de escolher

Para garantir boas práticas da posse responsável das espécies de peixinhos, tenha em mente a checklist a seguir.

  • Quero peixes de água salgada ou água doce?
  • Qual é o espaço disponível para o aquário?
  • Até que tamanho os peixes que eu escolhi podem chegar?
  • Os peixes que escolhi têm as mesmas necessidades quanto à alimentação, pH e temperatura?
  • As espécies convivem bem com outros peixes?
  • Possuo os recursos necessários para cuidar deste aquário?
  • Terei tempo para me dedicar aos meus peixes?
  • Toda a família está de acordo e consciente do compromisso?

Por fim, faça muita pesquisa antes de começar a criar os seus peixinhos e escolha o aquário ideal.

peixes de aquario pet

Caso continue com dúvidas sobre espécies de peixes de aquário, procure a unidade mais próxima da Petz a você. Também visite o nosso Pet Shop on-line para aproveitar as melhores ofertas sobre acessórios para aquarismo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog