Espécies

Periquito pode comer morango? Veja se a fruta pode ser incluída no cardápio da ave

Aprender sobre a dieta adequada ao seu pet é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar dele. Os periquitos amam frutas, mas algumas são contraindicadas para eles comerem. Então, será que o periquito pode comer morango?

Fontes naturais de vitaminas e minerais, as frutas devem ser incluídas na alimentação desta ave. Inclusive, algumas proporcionam grandes benefícios para a saúde da ave. Porém, é importante conhecer qual fruta periquito come e quais são indicadas para a espécie.

Os benefícios do morango para o periquito

Experimente oferecer um morango ao seu amigo de penas e veja a reação dele. Essa é uma das frutas preferidas da espécie. Os periquitos podem comer morango e mais do que isso: adoram e vão se deliciar com o sabor doce e levemente ácido da fruta.

Além de refrescante, a fruta é deliciosa e rica em vitamina A, C e potássio. Ela contém altas quantidades de betacaroteno e oferece diversos benefícios aos periquitos, tais como:

  • previne problemas cardiovasculares;
  • ajuda no combate das inflamações;
  • contribui para o aumento da inteligência.

Não só o morango faz bem e é adorado pelo animal. O periquito come frutas vermelhas, como mirtilo e cereja, por exemplo, que também são muito bem aceitas e podem ser incluídas na dieta do seu amigo de penas.

Como oferecer o morango?

Você pode dar morango ao periquito de várias formas: picado ou inteiro, deixado na gaiola do pet para ele mordiscar aos poucos. Os periquitos adoram ter algo para bicar de vez em quando.

Aliás, o periquito pode comer morango dia sim, dia não. Isso contribuirá para a nutrição do seu amigo de penas.

Demais frutas que o periquito pode comer

O periquito pode comer morango e mais uma série de frutas que trazem benefícios para ele. Entre as permitidas e preferidas, estão:

Banana

Uma excelente opção, a banana é um alimento completo e tem diversos nutrientes. No entanto, não abuse: o ideal é oferecer pequenas porções em até duas vezes por semana. Caso seu periquito tenha prisão de ventre, evite a fruta.

Pêssego

Os periquitos gostam de pêssego e, com propriedades antioxidantes e antitumorais, a fruta ajuda a prevenir o câncer de estômago. É uma ótima pedida, pois faz bem para a visão e a pele do seu amigo de penas.

Laranja

Se você está se perguntando o que periquito pode comer além de morango, saiba que a laranja é uma das opções. Fácil de encontrar em todas as épocas do ano, a laranja é rica em vitamina C, ajuda a prevenir resfriados e proteger o organismo.

Tangerina

Assim como a laranja, a tangerina tem bastante vitamina C e é antioxidante. Ela ainda possui fibra e baixo teor de frutose (o açúcar das frutas).

Melão

Além de refrescante, a fruta é rica em vitamina A e E, e ajuda a eliminar toxinas do organismo. Porém, preste atenção: não ofereça muito, pois o melão tem alto teor de água e pode provocar diarreia no seu pet.

Melancia

A melancia é outra fruta que é boa, mas precisa ser oferecida com moderação, por conta da quantidade de água. Ela é rica em antioxidantes, vitaminas A, C e B3.

Mamão-papaia

Tem bastante fibra e faz bem para a saúde do periquito. Além disso, o mamão tem vitamina C e A.

Dê preferência para as frutas frescas e, se for possível, orgânicas. Antes de oferecê-las, limpe-as bem e retire a casca, se houver, como na banana, por exemplo. Também tenha cuidado com as sementes.

É importante não deixar a fruta por muito tempo na gaiola, para ela não estragar e prejudicar a saúde do seu amigo de penas. Ao retirar o alimento, aproveite para fazer uma limpeza dos restos deixados pelo chão. Esses cuidados são essenciais, por isso se atente a eles. Seu amigo agradece!

Ração extrusada: Base alimentar

O periquito pode comer morango e mais uma série de alimentos, mas as frutas em geral, assim como as verduras e os legumes, devem ser oferecidas como um complemento na alimentação da ave. A base da dieta do animal deve ser a ração extrusada específica.

Esse alimento é desenvolvido por especialistas e contém todos os nutrientes necessários para o dia a dia da ave. Dessa forma, ele garante uma dieta equilibrada e balanceada ao pet, proporcionando uma qualidade de vida maior a ele.

Isso é importante, pois a falta de alguma vitamina por conta de uma alimentação inadequada pode trazer problemas de saúde ao pássaro, por exemplo, desde a obesidade até a hepatopatia.

Sempre que tiver dúvidas, consulte um veterinário especialista. O profissional vai orientar sobre as melhores opções para seu amigo de penas. Aproveite e acompanhe o blog da Petz! Assim como descobriu que periquito pode comer morango, aqui você acompanha mais uma série de informações sobre os animais!

Agora que já sabe que o morango pode ser incluído na dieta do periquito e que ele até ama a fruta, que tal conferir outros conteúdos sobre bem-estar e saúde do seu pet? Aqui no blog da Petz, temos diversos artigos, embasados por profissionais, sobre o reino animal. Explore!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Nutrição de aves: papagaio pode comer arroz cozido?

Saber se o papagaio pode comer arroz cozido e outros alimentos é muito relevante para…

18 horas ago

Não sabe como fazer muda de caladium? Aprenda agora!

As plantas são ótimas opções para decorar os ambientes externos e internos e proporcionam um…

19 horas ago

Conheça um pouco mais sobre os tipos de canário

Você sabia que existem vários tipos de canário? Essa ave pequena é muito conhecida pelo…

2 dias ago

Já se perguntou se passarinho faz xixi? Tire essa dúvida agora!

O organismo das aves é um pouco diferente do dos seres humanos e outros mamíferos,…

2 dias ago

Aprenda como fazer muda de hortênsia e embeleze ainda mais seu jardim!

Aprenda como fazer muda de hortênsia e transforme seu ambiente externo! Essa é uma planta…

3 dias ago

Cachorro com coceira e feridas: identificando as causas

Um cachorro com coceira e feridas requer atenção imediata dos tutores. Sintomas como esses indicam…

4 dias ago