Porquinho-da-índia pode comer beterraba?

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 23, 2021

Espécies
Porquinho-da-índia pode comer beterraba?
Tempo de leitura: 4 minutos

Com uma cor bonita e chamativa, a beterraba costuma chamar a atenção até mesmo de crianças que não se interessam por vegetais. Saborosa e levemente adocicada, ela ainda é rica em vitaminas e minerais importantes. Mas e quanto aos pequenos roedores, será que o porquinho-da-índia pode comer beterraba?

porquinho da india pode comer beterraba

Como citado, a beterraba pode fornecer uma série de nutrientes para o corpo, como ferro, magnésio e potássio, sendo reconhecidos seus benefícios para o controle da pressão arterial, fortalecimento do sistema imunológico, controle de peso e até na prevenção de doenças degenerativas em humanos.

Oferecer frutas e verduras para porquinho-da-índia? Diversas dúvidas como essa podem surgir, por isso, preparamos este artigo para responder a essa pergunta e trazer algumas informações específicas sobre a beterraba e os benefícios que ela pode trazer para os bichinhos.

Faz mal dar beterraba para porquinho-da-índia?

De acordo com especialistas da área técnica de animais silvestres e exóticos da Petz, o porquinho-da-índia pode comer beterraba. O alimento não só não faz mal ao roedor como também é benéfico para a saúde deles, pois, além de ser rica em nutrientes, é altamente palatável.

Para que seja realmente segura, no entanto, é importante seguir algumas orientações referentes a preparo, quantidade e higienização, para oferecer a melhor qualidade do alimento para o roedor.

Preparo do alimento

Dentre os alimentos para porquinho-da-índia, os especialistas recomendam oferecer a beterraba sempre crua e descascada, o que não dispensa a necessidade de higienização com água corrente a fim de evitar possíveis contaminações por micro-organismo. 

Lembrando que em caso de uso de produtos limpantes, como o hipoclorito de sódio, é imprescindível enxaguar bem o alimento para não correr o risco de intoxicar o pet. É importante sempre manter os alimentos que o porquinho-da-índia come sempre limpos para garantir o bem-estar.

Quanto de beterraba posso oferecer ao porquinho-da-índia?

Além de saber que o porquinho-da-índia pode comer beterraba, é necessário se atentar às quantidades. A equipe técnica diz que a beterraba pode ser oferecida diariamente, desde que em pequenas porções fracionadas ao longo do dia, com até dois pedaços por refeição.

Sempre vale ressaltar que alimentar os pets de maneira adequada é a melhor forma de garantir que os bichinhos sejam saudáveis e evitar diversas complicações que coloquem a saúde deles em risco. Por isso, sempre esteja atento para não oferecer quantidades exageradas para os porquinhos-da-índia.

Outros alimentos para porquinho-da-índia

Muitos tutores devem se perguntar quais alimentos porquinho-da-índia pode comer. É importante destacar que os vegetais devem ser servidos sempre frescos. Além disso, é importante remover qualquer sobra na gaiola ao fim do dia, a fim de que o pet não ingira nenhum alimento estragado e também para não atrair insetos.

porquinho da india pode comer beterraba

Para quem costuma adquirir alimentos orgânicos e que vêm com folhas e tudo, saiba que elas também podem fazer parte da dieta do seu porquinho-da-índia! Na verdade, por serem ricas em fibras e pobres em açúcares, as folhas da beterraba podem ser oferecidas em quantidade maior, desde que bem higienizadas.

Riscos e benefícios da beterraba para porquinho-da-índia

Um dos principais benefícios da beterraba para o roedor é que ela é rica em micronutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo da espécie, com destaque para o ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C. É uma ótima opção entre as comidas para porquinho-da-índia.

Essencial para a manutenção da saúde do pet, a substância evita o desenvolvimento de escorbuto. Relativamente comum em porquinhos-da-índia, a doença pode provocar falta de apetite, perda de peso, fraqueza, inflamação nas gengivas e hemorragia. 

Outra vantagem da beterraba é que, em geral, ela é altamente palatável para a espécie, podendo ser usada como petisco durante suas interações com o pet, de modo a fortalecer seu vínculo com ele ou mesmo para ensinar truques por meio do reforço positivo.

Por outro lado, é importante respeitar a recomendação de servir pequenas porções do alimento. Isso porque, em excesso, os carboidratos presentes na beterraba podem causar gases e cólicas, além de contribuírem para o ganho de peso. 

Como ensinar o porquinho-da-índia a ir até você com a ajuda da beterraba

Como citado, os porquinhos-da-índia costumam gostar muito do sabor da beterraba, o que significa que se trata de um bom alimento para usar como petisco na hora de ensinar alguns truques ao pet, como ir até a você quando é chamado pelo nome. 

A técnica utilizada é a do reforço positivo, que consiste em mostrar ao pet o que você espera dele, recompensando-o por seus acertos. Para ensinar o porquinho-da-índia a ir até você, basta chamá-lo pelo nome, atraindo-o com um pedacinho de beterraba, que você deverá dar a ele assim que ele se aproximar. 

Faça isso diariamente, ao menos uma vez por dia. Aos poucos, você vai ver como ele começará a ir até você quando for chamado pelo nome, mesmo sem ganhar petisco. Assim, seu relacionamento com o pet será melhorado com o tempo.

porquinho da india pode comer beterraba
Agora que você já sabe que o porquinho-da-índia pode comer beterraba, os benefícios que ela oferece ao bichinho e a maneira correta de oferecer o alimento, que tal conferir os outros conteúdos da Petz? Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *