Aves

Quantos anos vive uma galinha: você sabe a resposta?

Publicado em 19 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Existem algumas perguntas que fazemos cuja resposta, muitas vezes, precisa ser pesquisada. Afinal, quantos anos vive uma galinha? E um galo? Eles são comuns em muitos lugares do Brasil e também são importantes para a alimentação do brasileiro. 

perfil de galinha.

Se você tem uma galinha de estimação ou somente quer saber quantos anos o anima vive, veio ao lugar certo. O blog da Petz trouxe a resposta para essa pergunta para você com detalhes. Confira!

Quantos anos elas vivem?

Vamos direto ao ponto: qual é o tempo de vida da galinha? Assim como para todos os bichos, a expectativa de vida varia conforme algumas condições de vida e sobrevivência. 

Se ela está sendo domesticada e bem-cuidada, a galinha pode viver tranquilamente entre cinco e dez anos. Esse não é um tempo longo e nem muito curto, não é mesmo?

E quanto tempo vive um galo?

O tempo de vida dos galos não difere muito do das galinhas. Em geral, também vivem cerca de cinco a dez anos. Todos os fatores que influenciam na expectativa de vida delas impactam na vida deles da mesma forma. 

Quais fatores influenciam na expectativa de vida?

Como dissemos, alguns fatores vão impactar no tempo médio de vida dos animais. Vamos explicar quais são eles. Confira!

Raça da galinha

As galinhas têm raça também, e isso é um fator que pode impactar no seu tempo de vida, já que algumas são mais bem preparadas fisicamente. A galinha d’Angola é um exemplo dessa ave que vive em torno de oito anos. 

galinha da angola andando em gramado.

Galinha mista ou tradicional

Assim como a raça influencia, o tipo dela interfere em quantos anos vive uma galinha. Isso porque, se a ave é de uma raça pura, ela tende a viver mais do que uma que é fruto de cruzamentos entre variações. 

Fatores genéticos

Para crescerem mais ou para produzirem mais ovos, as galinhas podem ser modificadas geneticamente. Isso pode alterar os genes do animal, diminuindo seu tempo de vida.

Doenças hereditárias

Assim como nós, humanos, as galinhas podem carregar genes de doenças. Ligado ao item anterior, esse fator de diminuição de expectativa de vida acontece quando doenças atravessam gerações. Assim, por falta de identificação ou tratamento, elas podem falecer precocemente. 

Alimentação errada

A comida da galinha precisa ser balanceada e nutritiva para ela. O milho, que já é tradicional para elas, é uma boa saída, mas, talvez, a ração também entre na dieta. O ideal é ter um veterinário especialista no assunto para cuidar da alimentação do bichinho. Caso contrário, ela pode ficar com baixas vitaminas e nutrientes.

Habitat prejudicado

Falta de limpeza e saneamento com condições de higiene precárias diminuem quantos anos vive uma galinha. Isso não é o ideal para elas, contribuindo para disseminação de doenças e contaminação dos alimentos. Além disso, o animal precisa ter as horas de sono respeitadas para não ficar estressado.

Como ajudá-las a ter mais anos de vida

Agora que você já sabe o que pode prejudicar a vida das galinhas, vai descobrir como ajudá-las a viver mais e melhor. 

Comida e água

Com a comidinha certa definida, implante a dieta da galinha diariamente para que ela se alimente direito. Deixar água fresca e limpa à disposição é fundamental para a hidratação do animal. Assim, ela ficará forte e saudável por mais tempo!

Cuidado com outros animais que oferecem perigo

Dependendo do local onde a galinha vive, ela pode correr risco de encontrar predadores. Por isso, garantir sua segurança é muito importante. Nas fazendas e sítios, podem aparecer gambás, lobos, urubus e outros bichos que vão querer atacá-la. Um cercado bem reforçado pode ser a melhor proteção nesses casos.

Higiene e limpeza no habitat

Qualquer ambiente que não é limpo com frequência é alvo fácil de bactérias e doenças, não é mesmo? Por isso, para que a galinha viva bem, o galinheiro precisa estar limpo. É um ponto importante também para nós, pois é ali que os ovos ficarão por um tempo.

Profissionais por perto para cuidar da galinha

Em especial, os bichos domesticados precisam ter o acompanhamento de um veterinário. Com visitas periódicas, é possível detectar doenças e fazer o tratamento rapidamente, além de preparar a dieta adequada para cada animal. Por isso, é fundamental ter um especialista sempre por perto!

É possível ter uma galinha fora de lugares abertos?

Sim, e isso também pode impactar em quantos anos vive uma galinha. Dentro de um local fechado, como um apartamento, ela precisa ter o contato na hora certa com a claridade, bem como com a escuridão da noite. 

Além disso, telas nas janelas são fundamentais para que ela não tente escapar e acabe se machucando. É raro, mas pode acontecer de alguém querer criar galinhas dentro de casa. Você já viu algum caso sobre isso?

galinhas juntas.

Viu como o blog da Petz tem assuntos variados sobre o mundo animal? Depois de saber quantos anos vive uma galinha, você pode procurar outras informações sobre as aves aqui conosco. Nossos conteúdos são completos, com tudo o que você precisa saber para cuidar bem do seu bichinho, com a ajuda profissional por perto!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog