Alimentos para porquinho-da-índia: quais são as melhores opções?

Postado por PETZ, em 28/07/2021

Espécies
Alimentos para porquinho-da-índia: quais são as melhores opções?

Fonte de energia e nutrientes, a alimentação balanceada é uma das bases para uma vida mais saudável. No caso dos roedores, isso significa uma dieta variada, composta não apenas de ração específica para a espécie. Então quais são os melhores alimentos para porquinho-da-índia?

porquinho da índia comendo uma folha

Além de ricos em vitaminas e minerais, frutas, legumes e verduras contribuem para o funcionamento adequado do intestino desses pequenos roedores. Eles devem receber pequenas porções de comida várias vezes ao dia. A seguir, vamos apresentar quais alimentos porquinho-da-índia pode comer!

Ração para porquinho-da-índia: a base da alimentação

Cada espécie de animal possui uma fisiologia própria, com diferentes necessidades, adaptada à ingestão de certos alimentos. Por exemplo, enquanto os cachorros são capazes de sintetizar o ácido ascórbico (vitamina C), os porquinhos-da-índia precisam obter o nutriente a partir da alimentação correta. 

Para atender às necessidades específicas desses roedores, já existem rações premium próprias para porquinhos-da-índia. Ricas em vitamina C, elas também possuem quantidades adequadas de minerais, como cálcio e fósforo, que, além de ajudarem no funcionamento do organismo, contribuem para evitar os problemas renais.

Portanto, uma a duas colheres de ração deve ser oferecida diariamente para esses roedores. Lembrando que, mesmo com a comida para porquinho-da-índia, é preciso complementar a dieta com outros alimentos essenciais, como o feno de capim.

Pode dar ração de cachorro para porquinho-da-índia?

Ainda que ambos pertençam à classe dos mamíferos, as necessidades de cães e porquinhos-da-índia são muito diferentes. Como visto, o organismo dos cachorros sintetiza a vitamina C a partir do fígado. 

Por isso, o ácido ascórbico não costuma estar entre os nutrientes das rações caninas. Já os porquinhos-da-índia dependem do nutriente para evitar doenças, como o escorbuto, mas precisam obtê-lo a partir da alimentação. 

Graças aos e-commerces, como a loja on-line da Petz, é possível adquirir alimentos para porquinho-da-índia sem sair de casa, com entrega em qualquer lugar do Brasil. 

porquinho da índia

Frutas, legumes, feno e outros alimentos essenciais

Para oferecer uma alimentação completa, a ração própria para esses roedores é essencial. Porém, é muito importante complementá-la com outras opções para uma dieta mais variada e saudável. A seguir, conheça uma lista de alimentos para porquinho-da-índia.

Feno 

Mistura de plantas secas, o feno fresco para porquinho-da-índia é uma ótima opção. Ele passa por um processo que retira a água, mantendo o valor nutritivo. Como consequência, pode ser armazenado por longos períodos e é fundamental para o fornecimento de fibras, necessárias para o bom funcionamento intestinal do pet.

Além do valor nutritivo, o feno auxilia no desgaste dos dentes. Isso porque, uma vez que crescem continuamente, é importante que sejam desgastados, a fim de evitar problemas graves, como má oclusão. Portanto,  esse alimento deve estar sempre disponível na gaiola, servindo como parte da recreação.

Frutas

Ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais, as frutas para porquinho-da-índia podem ser oferecidas em pequena quantidade, uma ou duas vezes por semana. Na hora de servi-las, é essencial que estejam limpas e frescas. 

Caso não sejam consumidas em um curto prazo, devem ser retiradas da gaiola e descartadas, para evitar contaminações. Entre as frutas recomendadas para porquinhos-da-índia, estão: banana, laranja, maçã, pera, caqui, melão, melancia e morango. 

Legumes e verduras

Ao contrário do que acontece conosco, o organismo dos porquinhos-da-índia consegue digerir a celulose. Especialmente, é importante que as verduras sejam oferecidas diariamente. Isso ajuda a evitar o quadro conhecido como estase ou peristaltismo, caracterizado pela parada dos movimentos intestinais. 

Sendo assim, é comum questionar se porquinho-da-índia pode comer alface. No entanto, esse alimento está associado a quadros de diarreia. Entre os legumes e as verduras recomendados, estão: abobrinha, pimentão, cenoura, beterraba com folhas, pepino, jiló, chuchu, espinafre, rúcula, agrião, couve-flor e chicória.

Alfafa pode ser dada ao porquinho-da-índia?

Semelhante ao feno de capim, o feno de alfafa também é boa fonte de fibras e auxilia no desgaste dos dentes. Contudo, ao contrário do capim, a alfafa é muito rica em cálcio, mineral associado à formação de cálculos renais. 

Sendo assim, a oferta deve ser limitada. Em geral, para manter a saúde do pet, recomenda-se oferecer o alimento uma vez por semana, em pequenas quantidades.

Além de conhecer os alimentos para porquinho-da-índia, é interessante estar ciente de quais são proibidos para o pet. Entre eles, podemos citar: feijão, batata, alface, leite e derivados, carnes, ovos e comidas processadas para humanos, como doces e frituras. 

porquinho da índia comendo cenoura

Depois de conferir os alimentos para porquinho-da-índia, acesse o blog da Petz e veja outras dicas sobre saúde e alimentação dos bichinhos. 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *