Como cuidar de hamster: confira as principais dicas

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 3, 2020

Roedores
Como cuidar de hamster: confira as principais dicas
Tempo de leitura: 4 minutos

Saber cuidar de um pequeno roedor é fundamental para que ele tenha uma vida longa e de qualidade, por isso é importante se atentar para alguns pontos

Se você está pensando em ser tutor de roedor, veio ao lugar certo! É comum ficarmos cheios de dúvidas sobre como cuidar de hamster, o que oferecer para comer, qual a melhor casinha e milhares de outros questionamentos.

Aqui você vai entender tudo isso, e ainda vai ver que cuidar de um roedor é super tranquilo e pouco trabalhoso. Mas é claro que é sempre importante manter outros cuidados especiais para com eles, a fim de que tenham uma vida longínqua e sadia. Acompanhe nosso mini manual de como cuidar de um hamster e fique super craque no assunto!

Cuidados com um hamster

Assim como os outros pets, hamsters também precisam se acostumar com o novo lar, e essa transição de local deve ser bem leve e tranquila, para que o bichinho não sinta tantos impactos nesse período.

Para isso, antes de levar seu novo companheiro para casa, é importante deixar a casinha dele pronta, com todos os acessórios necessários — como comedouro, bebedouro, brinquedos, entre outros.

Um dos principais cuidados com um hamster é fique atento ao adquirir itens para que não fiquem faltando nada quando o seu bichinho ter as boas vindas no novo lar!

  • Analise o tamanho do seu hamster e a partir disso compre uma casinha que seja espaçosa e bem ventilada; assim ele pode passear, dormir, comer e brincar à vontade;
  • Instale o comedouro e bebedouro na casinha. Opte por comprá-los em um material que não seja tóxico para o seu bichinho, como os  de madeira, plástico
  • Os roedores costumam ter bastante energia, e para gastar todas elas de uma forma saudável, ele vai precisar de uma rodinha para exercícios diários. Ele vai adorar ter outros brinquedos para desgaste dos dentes, além de uma bolinha que ele possa sair andando pela casa;
  • Seu pet vai precisar de um lugar para dormir! Um lugar tranquilo e confortável onde ele possa descansar, como uma casinha ou túnel, algo que seja mais escurinho para ele dormir tranquilo;
  • Você vai precisar forrar o chão da gaiola, para que fique mais confortável do seu bichinho passear, então opte por substratos, feno, folhas secas ou outros materiais atóxicos.

Alimentação para hamster: dicas e cuidados

Outra coisa muito importante além da escolha da casinha é a alimentação para hamster. É por meio de uma refeição balanceada e rica em nutrientes que ajudamos nossos bichinhos a ficarem mais fortes, evitando doenças e também a ficarem mais sadios.

Procure fornecer uma alimentação rica em rações com muitas vitaminas e nutrientes, legumes e verduras. Essas são três coisas mais importantes para o seu pet ficar forte e sadio; mas cuidado: as porções devem ser diferentes.

Para as principais refeições opte sempre por ração própria para hamster, pois elas são as maiores fontes de nutrientes, pois seus grãos são selecionados previamente, contendo apenas o essencial para uma alimentação balanceada.

Os vegetais e legumes devem servir como um complemento à alimentação deles. Frutas e vegetais podem ser ótimos petiscos para o seu pet também.

Mas lembre-se: é sempre importante oferecer a comida em porções certas, para que ele coma apenas o necessário diariamente e realize exercícios físicos. Os excessos podem acabam por causando problemas nutricionais no seu bichinho, acarretando problemas de saúde.

E claro, não se esqueça de disponibilizar no bebedouro dele sempre água fresquinha, para que ele se mantenha hidratado.

Casinhas de hamster: qual é a ideal?

Para os tutores de primeira viagem ou até mesmo para aqueles já possuem seus companheiros roedores há um tempo, saiba que seus pets possuem uma audição e olfato bem apurados, isso tudo porque sua visão não é muito boa.

Por isso, é fundamental escolher casinhas de hamster adequadas, assim eles podem viver seus dias tranquilos, seguros e também se divertindo muito!

Na hora de escolher uma casinha para o seu pet, procure por uma gaiola espaçosa, que seja adequada ao tamanho do seu hamster e também que permita um bom manuseio para você.

Outro ponto importante é saber onde colocar cada item dentro da gaiola. O potinho de comida, por exemplo, não deve ficar dentro da casinha onde ele irá dormir, para que ele não acabe confundindo as coisas e comece a roê-la, achando que é comida.

O bebedouro deve estar sempre com água fresca e filtrada, para que ele possa se manter sempre hidratado, e a gaiola deve dispor de muitos brinquedos e túneis para que ele possa brincar e se exercitar ao longo dos dias, e se divertir muito!

Lembre-se de colocar a gaiola em um local que não bata muito sol, pois eles não ficam muito confortáveis em locais onde a luz do sol é maior e mais forte.

Ficou interessado em adquirir alguns objetos para o seu hamster? Procure um Pet Shop da Petz mais perto de você e aproveite nossos preços especiais!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!