Espécies

Aprenda quais são os cuidados com chinchilas

Publicado em 30 de março de 2020

Tempo de leitura: 3min

Está na dúvida de qual pet adotar por possuir uma rotina agitada? Um roedor como a chinchila pode ser uma ótima escolha! Um bichinho amável e tranquilo, não dá muito trabalho e seus custos são baixos. Mas, afinal, quais são os cuidados com chinchilas? Aprenda a seguir!

chinchila clara

Características da chinchila

A chinchila é um roedor pequeno, chega no máximo a 30 cm e pesa entre 450 g e 900 g. Sua fisionomia parece ser uma mistura de coelho e hamster. Possui pelagem fofa e macia, indo do branco ao cinza. Possui duas raças: Brevicauda (selvagem) e Lanígera (domesticável).

Esse roedor é herbívoro e vive em média por 9 anos. Sua longevidade depende da sua qualidade de vida. É um pet que não gosta muito de colo, mas sim de explorar seus arredores. É ótimo para crianças e quem possui pouco espaço para animais.

Escolhendo a chinchila

Você pode tanto comprar quanto adotar o roedor chinchila, mas é preciso ter certeza de que ele está saudável. Assim, é importante notar se sua pelagem está sem falhas, sedosa e brilhante. Seus olhos não devem estar esbugalhados, pois isso pode representar alguma doença. Além disso, seus ouvidos devem estar limpos.

Examine o bichinho pegando-o na mão. Se ele te atacar com mordida ou arranhão, é melhor escolher outro. Outro ponto importante é avaliar o tamanho do animal, pois a fêmea adulta chega a ser maior que o macho. Além disso, o tutor deve se atentar: muitas pessoas vendem hamsters como chinchila, sendo ela maior.

chinchila cinza

Principais cuidados da chinchila

É preciso se atentar quanto aos cuidados com a chinchila. Mesmo que o animalzinho dentuço não dê muito trabalho, possui necessidades básicas para serem supridas. Precisa estar em um lugar arejado, mas sem corrente de ar e calor excessivos. Confira outros cuidados abaixo:

Gaiola

É importante que sua gaiola seja especifica para os cuidados com chinchilas. Casas de hamsters, coelhos e de outros roedores não são adequadas. Essas dentuças precisam de espaço para se movimentar. O piso da gaiola deve ser preenchido por feno e a limpeza deve ser feita diariamente. Necessita de toca e roda para queimar energia.

Alimentação

Sua ração deve ser própria, sem grãos à vista (milho, ervilha, amendoim, etc), pois são ricos em gorduras. A alfafa em cubo ou rama e algumas frutas desidratadas, como banana, uva e maçã, são ótimas alternativas. Ainda assim, tome cuidado com a sobrealimentação. Assim, você evita a obesidade e problemas intestinais do dentuço!

Banho

A atenção deve ser redobrada para a chinchila e cuidados de limpeza. Ela já é naturalmente limpa e suas fezes não cheiram. Por ter pelagem densa, parasitas como pulgas não sobrevivem. Sendo assim, não dê banho com água na sua chinchila. Coloque carbonato de cálcio no fundo da gaiola, onde a dentuça irá rolar para se limpar!

Brincadeiras

É muito importante que a chinchila tenha vários brinquedinhos mastigáveis para gastar seus dentes. Além disso, rodas são ideais para gastar suas energias e evitar o stress, maior motivo de óbito desse animalzinho. Outro ponto é soltar a dentuça pela casa. Isso é super saudável, contanto que não tenha nada perigoso para ela.

chinchila roendo
Agora que você sabe quais são os cuidados com chinchilas, não deixe de conferir outros conteúdos sobre o animalzinho aqui, no blog da Petz! Veja nossas dicas para que seu amigo peludo tenha bem-estar garantido.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog