Roedores

O que fazer para evitar as doenças de hamster?

Publicado em 11 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

As doenças de hamster são um pouco incomuns. Porém, isso não quer dizer que os tutores desse pequeno roedor não precisem conhecê-las ou ficar atentos aos mínimos sinais de incômodos.

Segundo a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, as doenças de hamster são raras, por isso, é comum que poucas pessoas saibam delas, ao contrário do que acontece com os cachorros e os gatos, por exemplo.

roupinhas para hamster 2

Por não ser tão comum, ter um hamster doente pode não ser tão fácil. Afinal, o que fazer? Para entender isso e muito mais, continue lendo o conteúdo a seguir!

Quais são as principais doenças de hamster?

Mesmo que o pequeno roedor não fique doente com frequência, as principais causas das idas ao veterinário são: resfriados, bronquites, pneumonia, diarreia, prisão de ventre, infecções e abscessos.

O abscesso em hamster, por exemplo, é um tipo de protuberância de pus debaixo da pele do animal, que costuma ficar avermelhada e um pouco elevada, causando dor ao roedor. Geralmente, isso acontece por conta de alguma infecção bacteriana que não foi bem cuidada. Se perceber essas características, peça a ajuda de um veterinário.

O que leva o hamster a ficar doente

O fato de eles serem muito resistentes, não significa que os hamsters não precisam de atenção. Na verdade, uma das principais causas das doenças de hamster é justamente o cuidado diário inadequado. Abaixo, confira os erros mais comuns cometidos pelos tutores.

Alimentação inadequada

Ao pensar em hamsters, logo vem a imagem de um roedor gordinho, e isso não é por acaso. Uma das doenças mais comuns entre eles é a obesidade. Segundo a Dra. Mariana, isso ocorre principalmente devido ao uso do mix de sementes como base da alimentação do pet, que, além de gorduroso, ainda é pobre em nutrientes.

A veterinária esclarece que o remédio para hamster e a opção mais saudável é o alimento extrusado, isto é, uma ração pronta, desenvolvida especialmente para as necessidades desse roedor.

Além disso, uma alimentação adequada, recomendada por um veterinário, ajuda a manter o trânsito intestinal do pet saudável, evitando problemas, como diarreia e prisão de ventre.

Caso esses problemas ocorram mesmo assim, procure um veterinário para saber quais medicamentos para hamster devem ser oferecidos e qual é a forma de tratamento ideal. A opinião de um especialista sempre é mais recomendada nesse caso.

xixi de hamster 2

Gaiola muito pequena

Principalmente com o objetivo de economizar, muitos tutores optam por gaiolas pequenas para o pet. A verdade é que, independentemente do tamanho do hamster, quanto maior for a gaiola, melhor é para a sua saúde. Afinal, ele passará a maior parte do tempo lá.

Sendo assim, a falta de espaço na gaiola é responsável por gerar estresse no hamster, o que reduz a imunidade dele, deixando-o mais suscetíveis a doenças. Além disso, sem ter muito espaço para se movimentar, o roedor também se torna mais sedentário, contribuindo para o surgimento de outras doenças, como a obesidade.

Não respeitar o fotoperíodo do pet

Ao adquirir um hamster, é importante ter em mente que se trata de um pet com hábitos noturnos. Isso significa que ele passa a maior parte do dia dormindo, tornando-se mais ativo durante a noite.

Por conta da vontade de interagir com o peludo, alguns tutores não respeitam esse hábito. O resultado é que o hamster fica estressado e mais suscetível a doenças.

Assim, se você é o tutor de um hamster, lembre-se que os hábitos dele são importantes. Mesmo que você o ame e o trate como parte da família, ele é um animal com comportamentos individuais.

Não promover o enriquecimento ambiental

De nada adianta ter uma gaiola espaçosa se não houver nada para fazer nela. É importante lembrar que o hamster é territorialista e tem hábitos solitários.

Por isso, garantir brinquedos de tamanho adequado, como rodas, escadinhas, tocas e túneis, é fundamental, não só para mantê-lo mentalmente saudável, mas também para assegurar a dose diária de exercícios, evitando a obesidade e as doenças decorrentes dela.

Também é muito importante assegurar que o hamster tenha sempre o que roer para promover o desgaste dos dentes. Do contrário, eles poderão crescer demais, causando feridas na boca e na mandíbula.

Falta de higiene

Assim como os gatos, os hamsters se encarregam da própria limpeza ao lamber-se. Já a higienização da gaiola fica a cargo do tutor, devendo ser feita com regularidade.

É importante usar um bom substrato, como os granulados higiênicos próprios para hamsters. Isso porque, ao absorver melhor a urina, eles evitam a proliferação de fungos, bactérias e outros parasitas que possam afetar o pet e causar até abscesso.

xixi de hamster 1

Além de tomar esses cuidados, não esqueça de levar o seu amigo a um veterinário especialista em roedores ao menos uma vez por ano. Se tiver mais dúvidas, não deixe de conferir os outros conteúdos no blog.

Agora, se estiver precisando de alguns brinquedos e acessórios para o seu roedor, o que acha de conferir o site da Petz? Lá, você encontra tudo o que pode imaginar para o seu hamster. Venha conferir.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog