Espécies de hamster: como escolher a ideal para você

Postado por PETZ, em Atualizado em May 21, 2019

Roedores
Espécies de hamster: como escolher a ideal para você
Tempo de leitura: 2 minutos

Se você chegou a esta matéria, provavelmente, é porque gosta de roedores, certo? Sendo assim, já deve ter notado que, diferente do que muitos acreditam, existem diferentes espécies de hamster.

Na verdade, enquanto cachorros e gatos são divididos em raças, os hamsters são divididos em espécies. Para quem está em dúvida, conheça abaixo os tipos de hamster existentes no Brasil e  saiba como escolher o seu

Principais espécies de hamster disponíveis no Brasil

Ao procurar por espécies de hamster na internet, você vai se deparar com algumas, como Roborovski, Sírio, Chinês ou Winter White. No entanto, somente duas delas são comercializadas no Brasil.

  • Hamster Sírio: essa espécie apresenta uma grande variedade de pelagem — tanto em sua cor quanto no tipo de pelo, que pode ser curto, longo, liso ou mesmo ondulado. Outra característica bastante reconhecível dessa espécie é o seu tamanho “avantajado” em relação a outros hamsters, alcançando, em média, 15 centímetros de comprimento.
  • Hamster Chinês: este pet possui uma variedade menor de coloração, sendo comum encontrá-lo na cor cinza ou marrom. Normalmente, o hamster Chinês tem pelo mais curto e é bem menor que o hamster Sírio, com aproximadamente 9 centímetros de comprimento.

O que levar em conta na hora de escolher a espécie

Segundo a veterinária especialista em aves, peixes e roedores da Petz, Dra. Mariana Pestelli, a escolha passa muito mais pela aparência dos roedores do que por qualquer outro fator.

Isso porque, diferente do que ocorre com outras espécies de animais, todos os hamsters apresentam comportamento e costumes muito parecidos, como o fato de serem territorialistas e de possuírem hábitos noturnos. Por essa razão, não é possível escolher entre uma espécie e outra, apenas com base nesses aspectos.

Levando em conta o tamanho dos peludos, há quem diga que um fator decisivo pode ser o tamanho da gaiola a ser adquirida. No entanto, para a Dra. Mariana, isso também não deve ter um peso tão grande na decisão. “O que a gente tem que pensar é que os hamsters passam a vida toda na gaiola. Por isso, quanto maior for o acessório que você puder proporcionar, independentemente da espécie, melhor”.

Em outras palavras, fique à vontade para escolher o hamster com o qual mais simpatizar!

Hamsters Sírios: é verdade que são mais dóceis?

hamster

De acordo com a especialista, a questão do hamster Sírio ser mais dócil é um mito muito popular, que, para ela, não tem tanto sentido assim: “Na minha visão, o que ocorre é que, por eles serem maiores, as pessoas ficam mais à vontade para brincar e para manuseá-los desde cedo, tornando-o mais dócil. Entretanto, todo hamster que seja acostumado com esse contato se tornará manso”, afirma.

Viu como a escolher qual hamster você se identifica é bem mais simples do que parecia? O que pode ser uma missão mais complicada é a escolha e a montagem da gaiola do pet — que deve ser espaçosa, ter um substrato de qualidade e diversas opções de tocas e brinquedos.

Gostou? Então encontre uma unidade Petz mais próxima de você, ou entre no site, e garanta já o que precisa para deixar as espécies de hamster mais felizes!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *