Roedores

Tempo de vida do hamster-anão russo: descubra tudo sobre a espécie

Publicado em 10 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Há três espécies de hamster doméstico: hamster-sírio, hamster-chinês e hamster-anão russo. Apesar das muitas semelhanças, elas diferem em aspectos que vão desde o tamanho até o temperamento, passando pela expectativa de vida. Pensando nisso, você sabe qual é o tempo de vida do hamster-anão russo?

Tutor segurando um hamster-anão na mão.

Na hora de escolher um companheiro para ter em casa, é sempre interessante se informar sobre quais são essas diferenças a fim de escolher a espécie que mais combina com você. A seguir, conheça o tempo de vida do hamster-anão russo. 

Quantos anos vive um hamster-anão russo?

Mesmo sendo menores, os anões russos têm diversas características em comum com os hamsters-sírios, a espécie doméstica mais famosa. Entre elas, estão o comportamento territorialista com outros indivíduos da mesma espécie e a docilidade com os tutores, desde que estejam corretamente acostumados com o contato humano desde cedo.

Também no que diz respeito a quanto tempo vive um hamster, as duas variedades de hamster são muito parecidas, ficando em torno de três anos no caso do hamster-sírio e de dois a três anos no caso do hamster-anão russo. 

Vale lembrar que tanto a longevidade quanto a qualidade de vida do seu amigo vão depender dos seus cuidados com ele. Agora, você já sabe o tempo de vida de um hamster-anão russo.

Três cuidados com o anão russo para garantir a longevidade

Uma das razões pelas quais os roedores vêm ganhando espaço como pets é a criação deles, muitas vezes, ser mais fácil que a de um cachorro ou bichano. Afinal, ao contrário dessas duas espécies, o hamster russo não demanda tanta interação e fica confinado em um único espaço da casa. Além disso, ele dispensa certas despesas com cuidados médicos, como vacinas anuais. 

Dito isso, ele também é uma vida pela qual nos tornamos responsáveis ao levar para casa. Ele passa a depender de nós para ter acesso a necessidades básicas como alimentação, hidratação e cuidados de higiene. 

Além disso, uma tutoria responsável envolve muito mais que apenas atender às necessidades básicas do pet. É preciso fazer o possível para ele ter uma vida digna de ser vivida. A seguir, listamos alguns cuidados fundamentais com os pets dessa espécie.

Alimentação

Fornecer uma dieta balanceada é fundamental para a saúde dos pets. No caso do hamster-anão, uma das melhores maneiras de fazer isso é apostar em alimentos extrusados desenvolvidos para a espécie. Sempre respeite as quantidades indicadas na embalagem pelo fabricante ou recomendadas pelo médico-veterinário. 

Além deles, é importante oferecer verduras e alguns alimentos diferentes como agrados específicos por algumas vezes na semana. Nesse sentido, atente-se a alguns alimentos que podem ser prejudiciais para o pet, como produtos ultraprocessados de consumo humano, que tendem a ser muito gordurosos e ricos em carboidratos. 

Tutor segurando o hamster que come um pedaço de alface.

Higiene

Os hamsters são animais muito limpos, por isso é importante que vivam em um ambiente livre de sujeira. Para isso, realize a limpeza do alojamento com regularidade, removendo toda a forração suja e higienizando todos os recursos, incluindo brinquedos, comedouro e bebedouro. 

Estes dois últimos devem ser higienizados diariamente, para evitar contaminações. A limpeza deve ser feita apenas com água e sabão neutro, enxaguando bem para remover os resíduos. 

Em alguns casos, é possível ensinar o hamster-anão russo a usar um banheiro para hamster. É uma espécie de toca com substrato que o pet pode utilizar para fazer as necessidades. Ela deve ser limpa sempre que estiver suja. 

Enriquecimento ambiental

Já imaginou passar a vida toda confinado ou confinada em um espaço diminuto? Ao contrário do que muitos pensam, o problema não é o cativeiro em si, já que é possível para eles levarem uma vida digna mesmo no confinamento. Não à toa, a expectativa de vida do hamster é até maior que a dos pares que habitam a natureza. Porém, para isso, é fundamental assegurar a qualidade de vida deles, o que passa por alguns cuidados. 

Em primeiro lugar, é essencial que o alojamento do hamster seja suficientemente espaçoso para ele se movimentar e explorar diferentes espaços. Nesse sentido, lembre-se de que, além do próprio hamster, o alojamento deve comportar brinquedos e outros recursos. Quanto maior ele for, melhor será para o roedor!

Além do substrato que vai forrar o alojamento, outros elementos imprescindíveis são: roda de exercícios, uma vez que esses pets são muito ativos e gostam muito de correr; tocas e casinhas onde o pet possa se refugiar para se sentir seguro e descansar; escadas e rampas, já que a espécie adora escalar e túneis até para brincar. 

Ao escolher os brinquedos, atente-se ao tamanho, que deve ser adequado ao tamanho do anão russo. Tudo isso sem contar, é claro, a interação com o tutor, que é essencial para o bem-estar deles.

Mão segurando um hamster-anão.

Por fim, estar livre de dor e outros desconfortos também é importante para uma vida digna. Se acreditar que seu amigo pode ter algum problema, não deixe de levá-lo para uma consulta com um veterinário especialista. Veja mais conteúdos como este sobre o tempo de vida do hamster-anão russo aqui no blog da Petz!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog