Espécies

Hamster grávida: veja tudo o que precisa saber sobre o assunto

Publicado em 25 de julho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Se você tem uma hamster grávida, saiba que não há motivo para pânico. Apesar de ter a aparência fofa e delicada, esta espécie possui uma boa saúde e costuma passar por esse período sem complicações. 

hamster sorrindo

Entretanto, conhecer melhor o assunto é uma ótima maneira de estar preparado para auxiliar a futura mamãe. Para saber tudo sobre a gestação de hamster, continue lendo. Preparamos um guia com todas as informações necessárias para esse momento! 

Como é o cio de um hamster?

Primeiro, é importante compreender como é o cio de um hamster. Será que esses roedores engravidam facilmente? Na verdade, veterinários explicam que a gestação de um hamster é muito comum. A fêmea atinge a maturidade sexual aos dois meses. A partir disso, ela já está pronta para ter bebês! 

O estro, ou o cio, também facilita o processo. Isso porque a hamster fêmea fica pronta para a reprodução a cada 3 ou 4 dias. Esse período dura de 4 a 24 horas, mas é tempo mais que o suficiente para uma hamster ficar grávida. 

Com tantos fatores que estimulam a reprodução, podemos afirmar que quem possui um casal de roedores estará lidando com uma hamster grávida com bastante frequência, a não ser que cada pet viva em gaiolas separadas.

Como notar a gravidez de um hamster

Perceber a gravidez do pequeno roedor pode ser uma tarefa difícil. Isso porque a gestação do hamster é muito rápida, e os sinais só costumam aparecer no final do período. Por isso, fique de olho para perceber alguma mudança. Entre os principais sintomas, destacamos: 

  • tamanho: hamsters são pets pequenos, e, devido ao formato fofinho, pode ser difícil perceber uma alteração. Entretanto, esse não é o caso de uma hamster grávida. Especialmente na última semana de gravidez, a futura mamãe fica bem mais gordinha; 
  • comportamento: hamster grávida também dá sinais comportamentais mais aparentes. Geralmente, ela fica mais sensível, fugindo de possíveis toques. Além disso, a mascote fica com mais fome e sede durante essa fase; 
  • mamilos: como todo mamífero, o organismo da hamster grávida está preparado para alimentar os futuros bebês. Por isso, durante a gestação, os mamilos ficam bem mais aparentes.

Agora que você aprendeu como saber que a hamster está grávida, ao confirmar o quadro, é recomendado buscar o auxílio de um veterinário. O profissional poderá analisar a saúde de sua amiga, além de passar recomendações para essa fase.

É importante agir rápido! A gestação de hamster é bem curta, então você terá pouco tempo para se preparar. Confira informações sobre isso.

hamster parado

Quanto tempo dura a gestação de hamster? 

Muita gente não sabe quanto tempo dura a gestação de um hamster. Então, é válido mencionar que, assim como a maturidade sexual e o cio, a gravidez do roedor acontece em um piscar de olhos. Entretanto, devemos lembrar que há alguns tipos diferentes de roedores encontrados no Brasil. 

Caso a hamster seja do tipo sírio, um dos mais comuns, a gravidez deve durar duas semanas, entre 14 e 16 dias. Outra espécie comum é o anão russo. Nesse caso, a gestação é um pouco mais longa: em torno de 20 dias, sua amiga estará pronta para dar à luz. 

Com períodos tão curtos, tudo acontece muito rapidamente. Por esse motivo, é importante tomar as medidas necessárias assim que perceber que a hamster está grávida.

Quantos filhotes nascem?

Outra pergunta comum para quem está com uma hamster grávida em casa é quantos bebês vão chegar. Assim como o tempo de gestação, essa pergunta depende da espécie do roedor. 

Para o hamster sírio, esse número costuma variar entre 4 e 8. Entretanto, há casos de mamães que deram à luz até 18 filhotes de uma só vez! Para o anão russo, o total de filhotes é um pouco mais modesto. Geralmente, as ninhadas variam entre 4 e 6 bebês, podendo chegar a 8 ou 10, mas apenas em casos especiais. 

Cuidados com hamster grávida

Agora que você já tirou todas as dúvidas sobre hamster grávida, é hora de aprender como ajudar a amiga. Especialistas explicam que a fêmea gosta de privacidade e segurança durante o parto. Então, o melhor a fazer é deixar o pet tranquilo. Entretanto, alguns cuidados anteriores podem auxiliar. São eles: 

  • mantenha a gaiola sempre limpa: lembre-se de que hamsters são pets higiênicos. Para deixar sua amiga confortável, limpe a gaiola com frequência, especialmente nesse período;
  • ofereça comida e água: durante a gravidez, a futura mamãe vai precisar de mais energia. Para isso, não se esqueça de manter o pote de ração cheio e o bebedouro abastecido; 
  • separe o macho: esta é uma dica importante. Assim que perceber que a hamster está grávida, separe o macho em outra gaiola. As roedoras são muito protetoras com os filhotes, então podem encarar a presença do pai como uma ameaça. 

Fora os cuidados acima, a principal recomendação é colocar sua dentucinha em um espaço seguro, confortável e calmo. Após dar à luz, a hamster ainda estará muito sensível e estressada. Por isso, o recomendado é deixar a mamãe e os filhotes tranquilos por alguns dias antes de tentar qualquer interação. 

Por mais que você esteja animado para conhecer os novos membros da família, não pegue os bebês durante a primeira semana. Estudos mostram que as mamães identificam os filhos pelo cheiro, logo, a manipulação pode prejudicar essa relação. Aguarde alguns dias para dar todo o carinho do mundo a eles! 

hamster grávida

Depois de descobrir como ajudar hamster grávida, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog