Hamster pode comer cenoura? Descubra se o petisco está permitido

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 22, 2021

Dicas
Hamster pode comer cenoura? Descubra se o petisco está permitido
Tempo de leitura: 3 minutos

Não é à toa que a cenoura é um dos preferidos entre os amantes de uma dieta saudável! Seus benefícios e valores nutricionais já são bem conhecidos. Entretanto, será que os pets também podem aproveitar essa delícia? Afinal, hamster pode comer cenoura

hamster comendo legumes

Se você está procurando petiscos saborosos e saudáveis para seu peludo, continue lendo. Descubra aqui se hamster come cenoura e outras curiosidades sobre os roedores! 

Hamster pode comer cenoura?

Os roedores adoram legumes e outros petiscos não convencionais. Por isso, muitos tutores se perguntam se o hamster pode comer cenoura. Se esse é seu caso, ficará feliz em saber que esse vegetal está permitido para os pets! 

Quando oferecida de forma segura, a cenoura para hamster é um petisco seguro e saudável para os peludinhos. E o melhor é que além de saborosa, ela ainda possui importantes nutrientes, cheios de benefícios para a saúde! Quer variar na dieta do seu pet? Continue lendo para aprender o passo a passo!

Como oferecer cenoura da forma segura

É verdade que pode dar cenoura para hamster. Porém, isso não significa que não é necessário tomar cuidados na hora de oferecer esse vegetal. Assim como outros petiscos, devemos seguir algumas recomendações para oferecer o legume para nossos amiguinhos. São elas:

  • Prefira alimentos orgânicos: os benefícios dos alimentos orgânicos são amplamente conhecidos. Esses produtos, além de mais frescos e saborosos, não possuem agrotóxicos, que podem ser prejudiciais para o organismo. E seu pet também merece uma dieta mais segura! 
  • Remova a casca: se você não encontrar alimentos orgânicos, mas ainda assim quiser oferecer uma cenourinha para seu  pet, também está permitido. No entanto, nesse caso é recomendado remover a casca; 

Apesar de ser segura, essa é a parte dos alimentos que concentra a maior parte dos agrotóxicos. Assim, a cenoura estará ainda mais saudável para seu peludinho. 

  • Ofereça porções pequenas: sabe aquela história sobre ter o olho maior que a barriga? Nossos amigos roedores sofrem desse problema e o hamster comendo cenoura em excesso deve ser uma preocupação! Por isso, é importante controlar o acesso dos peludinhos aos petiscos; 
  • Esse legume, mesmo ricos em nutrientes, também possui uma quantidade considerável de açúcar. Para garantir que a cenoura faz bem para o hamster, o ideal é oferecer porções pequenas,
  • De acordo com especialistas, os petiscos não devem ultrapassar 10% da alimentação total dos pets. No caso da cenoura, a porção deve ter o tamanho aproximado a meia colher de chá.

cenoura plantada

Ou seja, um hamster pode comer cenoura! Os passos acima garantem que seu peludo se alimente de forma segura! E o melhor é que ele ainda poderá aproveitar os benefícios desse delicioso vegetal.

Benefícios da cenoura

Deliciosa e cheia de nutrientes, a cenoura pode ser um ótimo petiscos para os pets! Esse saboroso legume possui vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. São eles:

  • Ferro: componente importante para o sangue e circulação de nutrientes; 
  • Cálcio: importante componente para o crescimento ósseo e bom funcionamento do organismo;
  • Vitamina A: nutriente essencial para o crescimento, além de auxiliar a visão;
  • Vitamina B6: importante para o funcionamento do sistema nervoso, 
  • Fibras: essenciais para regular o sistema digestivo. 

Com tantos benefícios, ficamos ainda mais felizes ao saber que hamster pode comer cenoura, não é mesmo? Lembre-se apenas de seguir as orientações citadas para que seu pet possa se alimentar com segurança. 

A dieta ideal

Como podemos observar, o hamster pode comer cenoura, pois é um alimento seguro e saudável para ele, mas deve ser oferecido apenas como um petisco. Para que seu peludo se alimente de forma saudável, é importante oferecer uma boa ração, que contenha todos os nutrientes necessários para seu bem-estar. 

Veterinários reforçam que o uso de alimentos extrusados é o mais indicado para os roedores. Preparados por especialistas, esses produtos possuem tudo que seu pet precisa na medida certa! 

hamster comendo no comedouro

Ah, não se esqueça de oferecer também feno em abundância. Além de regular o intestino, esse matinho ainda ajuda a desgastar os dentes dos hamsters, que crescem durante toda a vida. 

Está precisando de itens para cuidar do seu peludinho? Procure a Petz mais próxima! Em nossas lojas você encontra rações, acessórios e tudo que seu amigo adora! Venha nos visitar! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *