Hamster pode comer tomate?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 26, 2021

Hamsters
Hamster pode comer tomate?
Tempo de leitura: 3 minutos

Quem tem um roedor em casa sabe como ele adora a hora da refeição! E já que nossos amigos gostam tanto de um petisco, muitas vezes queremos variar no cardápio, não é mesmo? É nessa hora que vem a dúvida: o que será que eles podem comer? Será que hamster pode comer tomate? 

hamster na mão do tutor

Se você tem um peludinho comilão em casa, continue lendo! Além de explicarmos se pode dar tomate  para hamster, também falaremos sobre os petiscos saudáveis e indicados para o seu pet.

Tomate: um alimento complicado

O tomate é o tipo de alimento que está sempre presente em nossa alimentação! Além disso, como outros vegetais, costuma ser associado a uma dieta saudável. Mas será que os pets também podem desfrutar deste alimento? Afinal, hamster pode comer tomate? 

A resposta para essa pergunta pode ser um tanto complicada. Isso porque especialistas ainda estão divididos, pois hamster gosta de tomate, mas o alimento pode apresentar diversos riscos. Como um vegetal, ele contém vitaminas e minerais que são essenciais para uma boa alimentação. 

Entretanto, esse saboroso vegetal também possui uma substância chamada tomatina, que age como um pesticida natural. Em nosso organismo, o composto não tem efeito algum. Porém, como nossos amigos são tão pequenininhos, a tomatina pode apresentar um risco. 

Por isso, a recomendação é evitar oferecer o legume. Assim, se você está se perguntando se hamster pode comer tomate, o melhor é buscar outro petisco para seu amiguinho!

Meu hamster comeu tomate! E agora?

Como vimos, o tomate faz mal para hamster, pois possui uma substância que pode apresentar riscos para os roedores. Entretanto, alguns pets são um tanto travessos e costumam roubar alimentos da fruteira! 

Se, por acidente, seu hamster comeu tomate, saiba que não há motivos para pânico. Muitas vezes, em porções pequenas, esse vegetal não costuma trazer prejuízos para a saúde do peludo.

O importante é ficar de olho em seu amigo, observando suas reações. Se notar vômitos, diarreia, apatia ou dificuldade para respirar, procure um veterinário imediatamente! 

Intoxicação alimentar é um problema sério e apenas um especialista poderá receitar o tratamento necessário. Lembre-se que tratamentos caseiros, muitas vezes, podem prejudicar ainda mais a saúde do peludo. Procure um profissional de sua confiança e siga suas recomendações! 

Elaborando uma dieta saudável

Todo tutor busca oferecer o melhor para seu filho de quatro patas. Para isso, oferecer uma dieta saudável é essencial! Então, se está perguntando se hamster come tomate e se essa é a melhor opção, saiba que está muito longe disso! Na verdade, o ideal é buscar uma ração de qualidade específica para a espécie. 

As rações para hamster também são chamadas de alimentos extrusados. Esses produtos são elaborados por especialistas e passam por um delicado processo de preparação para conter todos os nutrientes que os roedores precisam! 

hamster comendo

Outro item muito importante para a alimentação dos hamsters é o feno. Essa espécie de capim seco não contém quase nenhum valor nutricional. Entretanto, é importante para auxiliar os pets em sua digestão. 

Além disso, como os dentes dos hamsters crescem constantemente, eles precisam de feno para desgastá-los e, assim, manter uma dieta saudável!

Petiscos permitidos

Há uma grande lista de petiscos seguros e saudáveis que podem ser oferecidos para os peludinhos. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra petiscos para hamsters elaborados por especialistas. 

Além de saudáveis, esses biscoitinhos ainda são muito saborosos e fazem sucesso entre os dentuços! Agora, se você preferir alimentos naturais, também há diversas opções. Banana e cenoura, por exemplo, são seguros para hamsters

Lembre-se apenas que os petiscos não devem ultrapassar 10% da dieta total do pet. Com tantas alternativas saudáveis, não há porque você oferecer tomate para  hamster, não é mesmo? 

hamster branquinho

Conhecendo mais sobre a dieta do seu pet, você poderá oferecer uma rotina mais segura e saudável! E agora que sabe se hamster pode comer tomate, confira no blog da Petz outros artigos que garantem o bem-estar desses pequenos seres.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *