Curiosidades

Roedores de estimação: conheça 5 espécies para se apaixonar

Publicado em 03 de junho de 2019

Tempo de leitura: 5min

Quando você pensa em um pet, qual a primeira imagem que vem a sua cabeça: um divertido cachorro? Um elegante felino? Por que não um porquinho-da-índia? Apesar de a ideia parecer estranha para alguns, a verdade é que os roedores de estimação podem ser excelentes companhias!

O melhor, é que podemos escolher entre diferentes espécies para ter em casa! Então, caso esteja pensando em criar um dentuço, mas está na dúvida sobre qual roedor escolher? Confira essas dicas que separamos para te ajudar!

filhote de hamster

1. Hamster

  • Tamanho: 9 cm
  • Peso: 100 g
  • Expectativa de vida: 2 anos

Talvez os mais populares entre os diversos tipos de roedores de estimação, os hamsters saíram da Síria e conquistaram o mundo com sua fofura. Pequenos e adoráveis, costumam atingir entre 5 cm e 15 cm de altura.

Quanto a alimentação, é indicado sempre oferecer rações especiais para a espécie. E, apesar de comerem bastante, são muito leves, e pesam, em média, 100g. Seguindo uma rotina saudável e com alimentação adequada, um hamster pode viver até 2 anos.

Além de fofíssimos, os hamster são divertidos! Adoram atividades, por isso, para deixar um hamster feliz, não se esqueça de disponibilizar rodinhas de exercício, labirintos e brinquedos.

Apesar de boas companhias, são territorialistas e preferem viver sozinhos. Tome cuidado com os móveis! Esses bichinhos são distraídos e, se caírem de uma altura grande, podem se machucar. Na dúvida, deixe a gaiola no nível do chão.

2. Twister

  • Tamanho: 30 cm
  • Peso: 500 g
  • Expectativa de vida: 2,5 anos

O twister, também conhecido como mercol, é um rato doméstico extremamente divertido. Acredita-se que durante o século XIX, na Inglaterra, alguns aristocratas passaram a domesticar e criar ratos. Daí surgiu o twister, ou fancy rat. É recomendado para crianças e famílias que desejam um pet divertido, mas que demanda pouco espaço.

Os twisters são sociáveis e vivem bem em grupo e, hoje, há variações com pelagens coloridas e distintas. Mas cuidado ao ter casais, que podem se reproduzir com rapidez e gerar dezenas de filhotes em pouco tempo!

São dóceis e amigáveis, e podem aprender truques simples! Na hora de alimentá-los, prefira as rações específicas para twisters, e não se esqueça de disponibilizar diversos brinquedos.

roedores de estimacao pet

3. Porquinho-da-índia

  • Tamanho: 25 cm
  • Peso: 800 g
  • Expectativa de vida: 5 anos

Outro campeão de popularidade, os porquinhos-da-índia são uma ótima companhia! Apesar de seu nome, estes mamíferos não são porquinhos e nem indianos! Esses roedores de estimação nasceram aqui na América do Sul, e logo conquistram o mundo. Porém, em algumas regiões os chamam de preás ou cuys: uma onomatopéia para o barulho que eles fazem.

Diferente dos hamsters, os porquinhos-da-índia adoram conviver com amigos de sua espécie, e é recomendado ter mais de um em casa. São fofinhos e robustos, com cerca de 25 cm e pesando até 1 kg.

Além disso, esses roedores domésticos exóticos também gostam de se exercitar, mas preferem passar boa parte do dia dormindo. Para alimentação, escolha rações especializadas. Se bem tratado, o porquinho da Índia pode viver por até 5 anos!

Para quem gosta de diversidade, há porquinhos de diferentes estilos: desde roedores de estimação com pelo longo até os de pelo curtinho e muitas cores.

4. Gerbil

  • Tamanho: 15 cm
  • Peso: 100 g
  • Expectativa de vida: 3,5 anos

O gerbil de estimação, também conhecido como esquilo da mongólia, é um verdadeiro mar de fofura! Pequeno e esperto, é dócil e divertido. E, por isso, pode brincar por vários minutos com seu tutor, sendo excelente companhia.

No entanto, cuidado ao interagir com o roedor. Seu longo rabo chama atenção, mas é muito delicado e, um movimento mal calculado pode machucar o ratinho.

O gerbil é originário da Ásia, de regiões desérticas. Em relação a comida, nem sempre encontramos rações específicas para gerbil, mas ele adora os alimentos para hamster. É muito ativo, por isso, não se esqueça de providenciar rodas de exercício e brinquedos em sua gaiola.

roedores de estimacao

5. Chinchila

  • Tamanho: 25 cm
  • Peso: 400 g
  • Expectativa de vida: 20 anos

Se os hamsters e porquinhos-da-índia ganham na popularidade, as chinchilas também ficam páreo a páreo! Este adorável pet também é originário da América do Sul e possui um dos pelos mais fofos do mundo.

Por esse motivo, durante muitos anos, a chinchila foi vítima da caça ilegal e do comércio de sua pele. Hoje, dificilmente se encontra o animal na natureza. Já como pet, ela está cada vez mais popular.

A chinchila gosta de companhia, mas precisa de muito espaço. Por isso, o ideal é ter gaiolas grandes e espaçosas para uma boa qualidade de vida. Não é difícil encontrar rações para elas em lojas especializadas. Mas cuidado com a água!

Por ser tão peluda, a chinchila não pode se molhar. O tempo para secar pode ser muito longo e causar doenças no animal. Mas, então, como higienizar a chinchila? Fácil! Com um pó de banho seco especial, feito de carbonato de cálcio, ele é responsável por retirar as impurezas e oleosidade dos pelos.

E aí, já decidiu qual vai ser seu novo amigo? Agora é só ir até Petz mais próxima e encontrar diferentes produtos para seu amigão!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog