Espécies

Tamanho do hamster sírio: conheça mais detalhes sobre a espécie

Publicado em 02 de janeiro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Conforme já mencionamos em nosso site, existem diversas espécies de hamster e, para os tutores desse simpático pet, é sempre bom saber mais informações para cuidar melhor dele. Uma curiosidade bastante comum é saber o tamanho do hamster sírio.

Para adiantar e sanar sua curiosidade, o hamster sírio é sociável, interativo e dócil. Hoje, você vai saber mais sobre as características desse encantador e pequeno roedor e entender melhor a diferença de tamanho de hamster de diferentes raças. Confira!

hamster pode comer goiaba

Espécies de hamster liberados pelo IBAMA

Existem cerca de 24 espécies de hamster, e alguns são criados em casa, como pets. No entanto, apenas duas dessas espécies são liberadas para comercialização pelo IBAMA no Brasil. Um deles é nosso querido hamster sírio, e o outro é o hamster anão russo.

Primeiro, você vai conhecer mais sobre as características do hamster sírio. Se você já tem esse pet, vai saber melhor sobre os cuidados que deve ter com ele. Caso ainda não tenha, vai saber se ele é o pet ideal para você.

Características do hamster sírio

O tamanho de um hamster sírio adulto é de 15 a 20 cm, e ele chega a pesar aproximadamente 150 g. Sua expectativa de vida é de até três anos, e ele tem hábitos noturnos.

Mais do que saber o tamanho do hamster sírio adulto, é bacana ter em mente que essa espécie é bastante comum no Brasil. Com seus tutores, eles são simpáticos, calmos e interativos, mas não gostam de dividir seu espaço com outros animais da sua espécie.

Assim, o ideal é ter apenas um hamster sírio na gaiola para que não ocorram brigas entre os pets. Eles são originários da Ásia Ocidental e não são vistos com muita frequência na vida selvagem.

De pelagem curta ou longa, sua cor original é dourada com tons mais claros na barriga. Em cativeiro, fruto de trabalho de seleção genética, eles podem ser encontrados em outras cores, como, por exemplo, cinzas, brancos, pretos, chocolate e avermelhado.

Assim como a maioria das espécies, o hamster sírio precisa de um espaço grande e alguns brinquedos em sua gaiola. Além disso, quanto mais o tutor estiver próximo do seu pet, mais ele vai interagir. Uma curiosidade é que eles aprendem seu próprio nome. Porém, lembre-se: para seu roedor aprender, você deve chamá-lo com frequência.

Hamster anão russo

Outro hamster liberado pelo IBAMA no Brasil é o anão russo. O tamanho de um hamster anão russo é bem menor do que o hamster sírio, tendo, no máximo, 10 cm. Sua pelagem é cinza e ele também interage com o tutor.

idade de hamster 2

Outra diferença é que essa espécie interage bem com outros de sua espécie na mesma gaiola. Entretanto, devido ao seu tamanho, é preciso ter mais atenção na hora das brincadeiras.

Agora que você já sabe o tamanho do hamster sírio e outras características desse pequeno roedor, saiba quais são as melhores alimentações para eles.

O que hamster sírio come?

O hamster sírio e os outros hamsters possuem o mesmo tipo de alimentação. Além disso, são pets onívoros. Em seu habitat natural, comem raízes, frutas, grãos e pequenos insetos. Em cativeiro, para que sua dieta seja balanceada, podemos inserir alguns alimentos, ração e feno.

Frutas

Os hamsters podem comer frutas — aliás, elas devem fazer parte da rotina de alimentação dos pequenos. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, pois as frutas podem ter grandes quantidades de açúcar (frutose) e causar obesidade.

Além disso, antes de oferecer qualquer fruta ao hamster sírio, retire os caroços e sementes. Caso a fruta não seja orgânica, retire a casca, pois ela pode conter agrotóxicos que fazem mal aos pets.

Ofereça frutas diversificadas e em pequenas quantidades; dia sim, dia não. Veja a lista das mais indicadas:

  • morango;
  • maçã;
  • pera;
  • banana;
  • ameixa;
  • verduras.

Folhas e verduras

Hamster adora folhas verdes, e as verduras são excelentes para a digestão dos roedores. Como seus dentes não param de crescer, as verduras auxiliam no seu desgaste. As verduras que hamster sírio pode comer são:

  • repolho;
  • espinafre;
  • brócolis;
  • acelga;
  • legumes.

Hamster também pode comer alguns legumes, mas em tamanhos pequenos e com moderação. Os principais legumes são:

  • nabo;
  • abóbora;
  • cenoura.

Tanto as verduras quanto os legumes precisam ser muito bem higienizados e, de preferência, orgânicos.

Qual é a melhor ração para hamster sírio

Agora que você sabe o tamanho do hamster sírio, é importante saber também sobre sua alimentação! Esse pequeno roedor é bem guloso e vai se deliciar com tudo o que for oferecido a ele. Tá aí mais um motivo para balancear sua dieta, afinal, não queremos o hamster sírio obeso, não é mesmo?

Atualmente, a ração é um dos melhores e mais completos alimentos, e deve ser a base de uma dieta saudável. A melhor ração no mercado para hamster sírio ou outra espécie é a extrusada.

Nesse tipo de ração, todos os alimentos que eles precisam passam por uma técnica, e cada grão acaba tendo um pouquinho de cada ingrediente. Assim, eles homogenizam a alimentação para que, assim, o pet possa usufruir de todas as vitaminas e proteínas presentes.

Também existe o mix de sementes que, aliás, eles adoram. Entretanto, nesse caso, eles acabam escolhendo os grãos que mais gostam e não aproveitam os nutrientes dos outros componentes. Você até pode oferecer o mix, mas ocasionalmente.

hamster pode comer berinjela final

Vale lembrar que os hamster hibernam e precisam estar muito bem alimentados para isso. Não se esqueça de manter a gaiola limpa e trocar a água diariamente. Seu hamster agradece!

Gostou de aprender sobre o tamanho do hamster sírio e de seu amiguinho anão russo? Para mais conteúdos como este, confira as publicações do blog da Petz e confira curiosidades sobre o Reino Animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog