Animais Silvestres

Quais são os tipos de canário-belga? Veja mais sobre a espécie

Publicado em 27 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 4min

O canário é uma ave originária das Ilhas Canárias, na costa africana. Acredita-se que o pássaro chegou ao Brasil junto dos portugueses, na época da colonização. Entre as espécies conhecidas, os tipos canário-belga são alguns exemplos das mais dóceis e ótimas companhias para a casa.

Canário belga em galho

Está pensando em adotar um canário-belga? Saiba que existem diferentes tipos, com características e plumagens de cores diversas. Vem com a gente que vamos apresentar alguns tipos de canário-belga que você pode encontrar por aí.

Quais são os tipos de canário-belga?

De maneira geral, uma das características mais marcantes dos canários é o canto suave. Foi isso que conquistou as famílias nobres europeias no passado, tornando-os conhecidos quando chegaram às terras brasileiras.

No entanto, a única espécie domesticada é o canário-belga (Serinus canaria), ave pertencente à família dos Fringilídeos. A melodia e o comportamento dócil rapidamente chamam a atenção dos apaixonados por pássaros.

De corpo pequeno e pernas compridas, esse tipo de canário pode ter plumagem de diferentes cores. Engana-se quem pensa que somente a ave de tonalidade amarela é o canário-belga. 

Existem diversas variedades com mais de 400 cores, como canário-belga branco, azul, amarelo, preto e muito mais. Falaremos das mais comuns a seguir.

Canário-belga amarelo

O canário-belga amarelo é o mais comum no Brasil. Do bico até a extremidade da cauda, a ave mede 15 cm. As penas amarelas são lisas e bem rentes ao pequeno corpo.

A ave é conhecida pelo belo timbre de canto. Adora cantar para o tutor, mas precisa de um ambiente calmo e tranquilo. Proporcione um espaço aconchegante ao amigo de penas para ser presenteado com uma bela melodia diariamente.

Canário-belga-salsa

Conhecido como canário-belga-salsa-imperador, a beleza desse tipo de canário está na plumagem bem colorida, com detalhes e cores vibrantes em tons de amarelo, verde e preto.

As asas e a cauda têm uma tonalidade cinza-oliva. As pernas são rosadas. O bico tem coloração marrom na parte superior e amarela na inferior. Esse mix de cores traz ainda mais alegria e charme à espécie. Quando adulto, o canário-do-império pode chegar a até 13,5 cm.

Canário-belga vermelho

O canário-belga vermelho tem esse nome por causa da plumagem vermelha. Ainda pode ser encontrado em tons intercalados de marrom-acobreado e laranja- avermelhado.

Além dessa beleza única, que lhe confere muito charme, a melodia destaca-se. O belga vermelho costuma cantar muito. Acredita-se que as características surgiram do cruzamento entre uma fêmea de canário e um pintassilgo-da-venezuela.

tipos de canario belga 3

Diferente dos outros tipos, o vermelho precisa de uma dieta muito rica em betacaroteno, proveniente de alimentos como cenoura, mamão, pimentão-vermelho, entre outros. Na falta do nutriente, a ave pode perder o brilho da coloração avermelhada.

Canário-belga azul

Um pouco mais difícil de ser encontrado, devido às peculiaridades das cores, esse tipo de canário-belga é resultado do cruzamento do azulão, pássaro de canto intenso e melódico, com o canário-da-terra. 

Como o nome sugere, o pássaro tem plumagem nos mais variados tons de azul. É um espetáculo da natureza que encanta com as cores. 

Canário-belga preto 

Assim como o azul, o canário-belga preto não é um pássaro muito visto por aí. O corpo ainda possui plumagem em alguns tons variados, que intercalam com amarelo, verde e até preto mais suave. 

Um excelente companheiro 

Independentemente da cor, os diferentes tipos de canário-belga são pássaros bastante sociáveis, que gostam de viver em comunidade com outras espécies. Além disso, eles têm um comportamento dócil, conforme já mencionamos, e são bem inteligentes. 

São ótimos pets para ter como companheiro e curtir momentos de cantoria.  A expectativa de vida é considerada longa, variando de 10 a 15 anos. Além de ser sociável, o canário-belga costuma se adaptar aos ambientes domésticos com facilidade, das gaiolas individuais até viveiros com outros pássaros. 

Canário belga ao lado de flores de planta

Gostou de conhecer um pouco sobre os tipos de canário-belga? Então, não deixe de conferir como cuidar do seu animalzinho em muitos outros conteúdos incríveis aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog