Você sabe como alimentar um filhote de passarinho? Aprenda!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 2, 2019

Aves
Você sabe como alimentar um filhote de passarinho? Aprenda!
Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe como alimentar um filhote de passarinho? Em situações normais, saber não é algo com que um tutor de aves domésticas costuma se preocupar.

Isso porque, embora muitas aves sejam adquiridas antes que atinjam a maturidade sexual, em geral, elas começam a ser vendidas a partir dos dois meses de vida, fase em que, normalmente, já é recomendado alimentá-las com ração específica para a espécie delas.

Mas e quando as aves que temos em casa se reproduzem ou encontramos um filhote na rua, precisando de ajuda? Descubra como proceder nessas situações!

Ave nascida em casa: o que fazer para alimentá-la

Antes de mais nada, não custa nada lembrar que estimular a reprodução de pássaros em casa não é uma prática recomendada. Principalmente quando os tutores são leigos, ela pode colocar em risco tanto a vida da mãe quanto do filhote. Por isso, melhor deixar a tarefa a cargo de criadores especializados!

Mas se, por algum descuido, suas aves tiveram um filhote, a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, explica que, nesses casos, os próprios pais se encarregam da alimentação dele. De acordo com a especialista, ao deglutir e regurgitar o alimento na boca do recém-nascido, eles garantem não só as quantidades adequadas, como também proporcionam a temperatura ideal do alimento.

Mesmo assim, é importante procurar um veterinário especializado em animais silvestres para verificar a necessidade de suplementos na alimentação dos pais. Em muitos casos, ele poderá recomendar farinhadas e outros complementos ricos em nutrientes necessários às aves na fase reprodutiva.

No entanto, só o veterinário saberá determinar as quantidades de acordo com a necessidade individual de cada pet. Para adquirir os melhores alimentos ou casinhas para o seu passarinho, confira os preços imperdíveis no Pet Shop on-line da Petz.

Resgatei um filhote de passarinho, como dar comida para ele?

Outra situação comum para querer saber como alimentar um filhote de passarinho é quando encontramos um filhote na rua. Caso isso aconteça, a primeira coisa a ser feita é certificar-se de que ele está realmente abandonado, isto é, se o ninho não está nas proximidades.

Descartada essa possibilidade, o ideal é levar o bichinho ao veterinário, que poderá não só recomendar a papinha para filhote de passarinho mais adequada, como também orientar quanto ao jeito certo de oferecê-la à ave.

Tenha em mente que a administração equivocada de água e de alimento estão entre as principais causas de morte de filhotes de passarinho criados por tutores. A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar:

  • Utilize uma seringa para oferecer o alimento e espere até que o que foi colocado tenha sido ingerido antes de dar mais;
  • Nunca ofereça misturas caseiras à base de fubá, que são muito pobres em nutrientes. Em vez disso, prefira papinhas prontas indicadas para a espécie do filhote;
  • Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho. Por ser misturada à água, a papinha possui toda a hidratação que ele necessita;
  • Devido ao metabolismo rápido, os filhotes de aves são propensos a quadros de hipoglicemia, por isso, o ideal é alimentá-los diversas vezes ao dia. Converse com um veterinário sobre a frequência adequada;
  • Embora a temperatura ideal varie de espécie para espécie, a papinha normalmente deve ser oferecida morna. Muito quente, ela provoca queimaduras no inglúvio. Muito fria, ela pode não ser digerida, causando o chamado papo estagnado,
  • A transição para a ração deve ser feita de maneira gradual, misturando aos poucos os dois tipos de alimento.

As dicas sobre cuidados com filhote de passarinho são válidas também para quando o pet nasce no viveiro, mas os pais não podem ou se recusam a alimentá-lo.

Seja como for, é importante levar o filhote, assim como o passarinho jovem, para uma primeira consulta no veterinário e também uma vez por ano a fim de garantir sua saúde e bem-estar.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *