Filhotes

Briga de gato – Seu felino e novos pets

Publicado em 26 de outubro de 2016

Tempo de leitura: 4min

Evitar briga de gato com novos pets – ou até com você! – é uma tarefa que demanda paciência, atenção e carinho. Sendo tutor ou tutora de um felino, você já deve saber que gatos não gostam de ser forçados ou apressados a fazerem qualquer coisa.

Donos de uma de uma personalidade extremamente independente, gatos precisam de tempo para avaliarem e se acostumarem com situações novas, especialmente se essa situação significa um novo animal ocupando o mesmo espaço que ele. Para evitar o estresse de uma briga de gato com um novo filhote, aqui vão algumas dicas!

Briga de gato

 

 

Como evitar briga de gato com cachorro

Enquanto gatos reagem a situações novas com desconfiança e exigem trabalhar sobre os seus próprios termos, cachorros são comumente o completo oposto disso. Provavelmente o que o seu gato entende como assustador ou irritante, o seu novo cachorro verá como uma ótima oportunidade para brincar e se divertir.

Com isso em mente, um cãozinho muito empolgado para brincar pode ser extremamente assustador e irritante ao seu bichano, e não é isso que nós queremos, certo? É necessário que a primeira impressão do gato em relação ao novo filhote seja positiva, evitando que ele associe o cãozinho a sensações e experiências desagradáveis.

Para que não haja a briga de gato com o novo filhote, você precisará agir com calma e bastante cuidado, respeitando os limites de todos os envolvidos. Separamos quatro truques básicos de como educar um gato para receber bem um novo pet, veja.

 

Para evitar briga de gato com outro filhote, tenha paciência

Como amansar um gato no seu primeiro contato com o novo filhote? Bem, seja o seu filhote um cachorro ou um segundo gato, você pode tentar, primeiro, um contato indireto entre os dois pets. Permita que o filhote explore a casa livremente enquanto o seu gato estiver preso em um local inacessível ao filhote, invertendo as posições depois – mantendo o filhote preso enquanto o seu gato explora o espaço. Isso permitirá que eles comecem a se habituar com o cheiro e a presença um do outro sem risco de brigas.

Cachorro em possível briga com gato

 

Gato agressivo? Apare as unhas dele antes de mais nada

Você não tem como saber como será a reação do seu gato ao novo pet até que apresente os dois. É possível que ele fique indiferente e também que ele seja agressivo. Para evitar que o gato machuque o filhote, corte as garrinhas dele antes de realizar a aproximação de ambos.

Aqui, é importante salientarmos duas coisas: 1) corte as unhas do seu gato com um profissional, pois só ele saberá a forma mais segura para fazer isso e 2) mesmo com as unhas curtas, é possível que seu gato machuque o novo filhote, por isso fique atento e sempre supervisione as interações!

 

Como acalmar um gato durante o primeiro encontro com o novo pet

Durante os primeiros encontros, permita que seu gato circule livremente enquanto o novo filhote estiver preso em uma caixa de transporte ou atrás de uma grade, para que os dois possam se ver e se cheirar de forma segura e controlada. Agrade o seu gato com petiscos ou carinhos durante o processo, fazendo com que ele relaxe durante a experiência. Também recompense o filhote caso ele se comporte corretamente com o gato.

Cachorro evitando briga com gato

 

Bom senso é fundamental para evitar gatos brigando com outros pets

Não espere que seu gato aceite incondicionalmente um novo animal logo de cara, especialmente se o filhote for um cachorro. Esta fase inicial pode durar dias, semanas ou meses, dependendo da personalidade dos dois pets; por isso, seja paciente e respeitoso com os limites dos seus bichinhos.

Para ter acesso aos melhores produtos para pets disponíveis no mercado, clique aqui e encontre a unidade Petz mais próxima a você!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog