Cães Filhotes

Como treinar um cachorro com sucesso

Publicado em 28 de abril de 2017

Tempo de leitura: 3min

O adestramento é uma opção muito comum dos tutores de cães. Cachorros são animais espertos que podem aprender uma gama de truques, além do fato que o treinamento os auxilia a ter bons modos. Lembre-se: cães não sabem que determinadas ações são consideradas má educadas para humanos, por isso aqui vão algumas dicas de como treinar um cachorro.

Você deve estar se questionando qual é a melhor opção de treinamento, se deve fazer isso em casa ou profissionais serão um bom investimento quando o assunto é como treinar um cachorro. O mais importante é que o treinamento do seu pet é um fator essencial para a boa convivência entre vocês.

como-treinar-seu-cachorro

Como treinar um cachorro pelo método “faça você mesmo”

Algumas dicas para um adestramento bem-sucedido são:

  • Motivação: seu cãozinho gosta de brincadeiras e também sempre espera ganhar boas doses de afeto e atenção de seu dono, de forma que ele fará o possível para te agradar. Tendo isso em mente, não tenha tanta rigidez durante o treinamento, o processo de aprendizagem não deve sobrecarregar o seu pet. A regra de ouro no adestramento de cães é simplesmente trata-los como os seres que eles são: cachorros e não humanos.
  • Recompensa: ganhar recompensas faz com que o pet se mantenha motivado e facilita o processo de aprendizagem. Afagos e uma voz calorosa deve ser empregado toda vez que seu cão faz algo desejado e petiscos também podem ser importantes aliados.
  • Linguagem: comandos simples, curtos e repetidos com frequência são a melhor forma de aprendizado para cães. O tom de voz deve variar de acordo com a intenção do tutor: repreensão, recompensa ou comando, assim o pet irá entender qual é a intenção por trás do que é dito. Gestos também são bem-vindos no processo de treinamento.

Como tutor, outras coisas importantes que você deve ensinar o seu cão são: o nome, onde fazer as necessidades, “não” e seu significado, entre outros detalhes da sua preferência.

Como treinar um cachorro com o auxílio de adestramento profissional

Se você se sente mais à vontade com a ideia de ter um adestrador especializado para o treinamento do filhote, saiba que as aulas vão desde o nível mais simples (atender aos comandos básicos) até os mais avançados, dependendo da sua escolha.

O seu filhote ainda é muito jovem para treinamentos ou ainda não está pronto para ir para casa? Comece desde já a pesquisar sobre o assunto, os melhores profissionais e o que seu cão pode aprender.

Como treinar um cachorro

Filhotes

Cãezinhos com menos de 5 meses são capazes de aprender comandos básicos como “senta”, “fica” e “junto”. Além disso, podem aprender a aceitar carinhos sem se empolgarem demais – muitos filhotes ficam muito animados quando recebem carinho e podem morder ou arranhar. O treinamento canino nessa fase consiste em aprender a socializar e obedecer a comandos.

Iniciante

Caso seu pet tenha mais de 5 meses e não aprendeu o básico ou você não sabe por onde começar, esse tipo de aula deve bastar. Além dos comandos, seu cachorro irá aprender a andar na coleira e onde fazer necessidades, por exemplo.

Os níveis seguintes aprimoram os ensinamentos do seu cão, tornando-o mais comportado e capaz de cumprir tarefas apesar de distrações. O adestramento deve ensinar seu pet a não ter problemas de comportamento e obedecer ao tutor no dia-a-dia.

Aqui na Petz você encontra muito mais informações sobre como treinar seu cachorro, além de deliciosos petiscos! Encontre a unidade mais próxima a você.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog