Cachorros

Cortar orelha de cachorro: entenda por que a prática é considerada um crime

Publicado em 17 de maio de 2020

Tempo de leitura: 4min

Como você descreveria a orelha de um Doberman? Para muitos, a primeira imagem que vem à mente é a de um animal com orelhas bem pontudas e erguidas. O que muita gente não sabe é que essa característica não é natural da raça, mas, sim, resultado da prática de cortar orelha de cachorro.

cachorro parado

Também conhecido como conchectomia, esse procedimento foi considerado ilegal pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2008. Porém, mesmo com a restrição, ainda há quem opte por submeter o seu bichinho a esse trauma. 

Saiba mais sobre o procedimento e por que fazer um corte na orelha do cachorro não é recomendado em hipótese alguma. Acompanhe!

O que é a conchectomia?

Conchectomia é um procedimento cirúrgico em que é feito um corte nas orelhas do animal, com o objetivo de mudar a sua aparência. Embora seja considerado crime atualmente, além de passível de pena com multa e detenção, essa cirúrgia estética mantém certa popularidade. Veja algumas raças em que o corte se tornou comum:

  • Doberman;
  • Dogue Alemão;
  • Boxer,
  • American Bully.

Com o objetivo de “adequar” a anatomia dos pets aos antigos padrões de raça estabelecidos por clubes de cinofilia, o corte de orelha de cachorro ainda ocorre nos dias atuais, como lamenta a médica-veterinária da Petz, Dra. Mayara de Souza.

A respeito da participação de profissionais da área no procedimento, ela alerta que os veterinários envolvidos correm o risco de ter seu registro do Conselho Federal de Medicina Veterinária suspenso e são impedidos de atuar na profissão.

Para te ajudar a entender os riscos de cortar orelha de cachorro, a equipe da Petz separou algumas consequências que podem ocorrer ao optar pela conchectomia. Confira a seguir os perigos:

Riscos

A questão da anestesia é muito discutida pelos profissionais que escolhem infligir a lei e praticar o corte na orelha de Pitbull, por exemplo. Este é um procedimento geralmente realizado nos dois primeiros meses da vida do cachorro.

Muitos acreditam que a conchectomia não causa dor no animal, porém estudos já comprovaram que isso é mentira e que já foi causa de morte. Além desse motivo, existem outros riscos de optar por cortar a orelha do cachorro, como:

  • Infecções cirúrgicas;
  • Sangramentos por problemas de coagulação não detectados;
  • Reações alérgicas da anestesia aplicada,
  • Mortes nos casos mais graves.

cachorro filhote deitado

Lei de crimes ambientais

Além da conchectomia, outros procedimentos como o corte de rabo e a remoção das garras de gatos também se enquadram na lei de crimes ambientais. Eles são procedimentos cirúrgicos que mutilam os animais para atender a uma exigência do tutor.

O corte de rabo, por exemplo, é o mesmo que cortar a medula do pet. Essa é uma amputação de membro desnecessária e que os veterinários classificam como  puramente estético. Além disso, é feita para evitar comportamentos indesejados, como o arranhar de móveis pelos gatos.

“Além de ser um procedimento doloroso e traumático, o cachorro com a orelha cortada perde uma das formas de se comunicar com os seus donos”, destaca a Dra. Mayara. 

Existe alguma vantagem na conchectomia em cães?

Ao optar pela conchectomia, muitos tutores argumentam que, ao “levantar” as orelhas do cachorro, o procedimento ajuda a evitar problemas no canal auditivo. Porém a Dra. Mayara, critica e coloca abaixo o argumento, pois esse procedimento não traz nenhum benefício e que esse tipo de complicação é comum de todas as raças. 

Nesse sentido, ela ressalta que é muito mais eficaz tomar os cuidados necessários para evitar infecções. Um bom exemplo é fazer a limpeza regular da região e não deixar que as orelhas fiquem molhadas após o banho.

Cortar orelha de cachorro é crime e coloca em risco a saúde do seu amigo!

Como dissemos acima, não se pode cortar a orelha de cachorro. Porém, vários veterinários ainda realizam a conchectomia, mesmo com o risco de terem seu registro suspenso.

pitbull dócil com a cara fofa deitado

Apesar dos argumentos de que de cortar a orelhas de cachorro traz benefícios, saiba que você não precisa recorrer a esses procedimentos. Na Petz, os donos de cães e outros animais podem encontrar ajuda de profissionais habilitados para diagnosticar e cuidar do seu companheiro. Visite a unidade mais próxima!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog